domingo, 26 de junho de 2022

COMO AS CORES MEXEM COM NOSSAS EMOÇÕES

Quando você pensa em paz, que cor vem a sua mente? Pode ser que você tenha pensado em outras cores, mas, provavelmente, a primeira que surgiu foi o branco, certo?

Se você refletir sobre as emoções primárias como raiva, medo, nojo, alegria, tristeza ou surpresa, vai atribuir uma cor para cada uma delas. Não é interessante perceber como estão conectadas diretamente com as nossas emoções?

Para entender como o cérebro humano identifica as cores e atribui uma sensação ou emoção a elas, contamos com a PSICOLOGIA DAS CORES.

O estudo analisa o comportamento humano em relação às cores e também ajuda a compreender a influência delas em nosso estado emocional.

Por isso, elas são muito usadas por empresas em embalagens para vender produtos; pela publicidade para comunicar ideias e conceitos; ou ainda na ambientação de hospitais, casas e escritórios.

Para ter uma ideia do impacto delas até em nossas decisões, Neil Patel (referência em marketing digital e responsável pelo sucesso de algumas empresas na internet como a Amazon e General Motors) afirmou que a “cor representa até 85% da razão pela você comprou um produto específico”.

Em termos práticos, essa informação compartilhada por Patel reforça que a cor é um elemento fundamental para qualquer projeto, desde a criação de uma identidade visual de uma marca até a escolha de um look para uma entrevista de emprego. O que deve ser considerado é objetivo, ou seja, qual emoção queremos despertar no outro e que reação esperamos como resultado.

Como PENSADORES VISUAIS, podemos (e devemos) usar também as cores para expressar sentimentos, comunicar ideias e criar experiências para aqueles que entram em contato com os materiais que produzimos.

 Quando quiser expressar emoções, as cores são aliadas criativas e poderosas! Algumas dicas para ajudar nesse processo.

🔵AZUL: serenidade, honestidade, inteligência.

🟢VERDE: esperança, equilíbrio, crescimento.

🟡AMARELO: confiança, alegria, criatividade.

🟠LARANJA: energia, jovialidade, amigável.

🔴VERMELHO: raiva, paixão, desejo.

🟣LILÁS: espiritualidade, calma, lealdade.

As cores podem mudar de significado de acordo com cada cultura. Fique atento em relação ao seu objetivo e para quem você irá usar a cor como forma de expressão.

Agora, aproveite esse recurso incrível para se comunicar com mais clareza e emoção!