domingo, 11 de dezembro de 2022

DEIXANDO A CIDADE DO ARREPENDIMENTO

"Eu não havia realmente planejado fazer uma viagem naquela época do ano, mas me vi fazendo as malas com muita pressa. Essa viagem seria desagradável e eu sabia antecipadamente que nenhum bem real viria dali. Estou falando da minha “Viagem da Culpa” anual.

Comprei bilhetes para voar nas linhas aéreas AH SE EU TIVESSE. Era um voo extremamente curto. Peguei minha bagagem, que não pude embarcar. Preferi levá-la comigo o tempo todo. Ela estava pesada com mil lembranças do que poderia ter sido. Ninguém me cumprimentou quando entrei no terminal do Aeroporto Internacional da Cidade do Arrependimento. Digo internacional porque pessoas de todo mundo visitam esta pequena cidade.

Quando fiz o check-in no Hotel Último Recurso, percebi que eles estariam patrocinando o evento mais importante do ano,  a Festa Anual da Autopiedade. Eu não iria perder aquela grande ocasião social. Muitos dos principais cidadãos do lugar estariam lá.

Primeiramente, haveria a Família FEITO – você sabe, Eu Devia Ter Feito, Eu Teria Feito, e Eu Poderia Ter Feito. Depois viria a Família SE EU TIVESSE: você provavelmente conhece o velho SE EU TIVESSE e seu clã. Naturalmente, as Oportunidades estariam presentes, as Evitadas e as Perdidas.

A maior família seria a do Ontem. Existem muitos membros desta família a serem contados, mas cada um deles teria uma história muito triste para compartilhar.

Então, os Sonhos Desfeitos certamente apareceriam por lá. E a Culpa é Deles nos recrearia com histórias (desculpas) sobre como as coisas haviam fracassado em sua vida.  Cada história seria aplaudida de forma sonora por Não Me Culpe e por Não Pude Evitar.

Bem, para encurtar a história, fui para essa festa deprimente sabendo que não haveria nenhum benefício real em fazer isso. E, como sempre, fiquei muito deprimido. Mas quando pensei em todas as histórias de fracassos trazidas do passado, ocorreu-me que o restante desta viagem e as subsequentes “festas de autopiedade” poderiam ser canceladas por MIM! Comecei a entender realmente que eu não tinha de estar ali. Eu não tinha de estar deprimido. Uma coisas ficava passando pela minha mente: NÃO POSSO MUDAR O ONTEM, MAS TENHO PODER PARA FAZER DO HOJE UM DIA MARAVILHOSO. Posso ser feliz, alegre, realizado, animado, assim como animador. Sabendo disso, saí da Cidade do Arrependimento imediatamente e não deixei meu endereço para correspondência. Lamento os erros que cometi no passado? Sim! Mas não existe uma maneira física de desfazê-los.

Então, se você está planejando fazer uma viagem de volta à Cidade do Arrependimento, por favor, cancelo todas as suas reservas agora. Em vez disso, faça uma viagem para Começar de Novo. Gostei tanto dali que agora fixei residência permanente no local. Meus vizinhos, Em Me Perdoo e Novo Começo, são muito úteis. Por falar nisso, você não preciso ficar levando bagagem pesada, porque o peso é erguido dos seus ombros assim que você chega. Deus o abençoe fazendo-o descobrir esta cidade maravilhosa. Se você conseguir encontrá-la – ela fica no seu coração – por favor, procure por mim. Moro na rua EU POSSO”.  

Por Lary Harp