quinta-feira, 26 de maio de 2022

COPYWRITING: A ESTRATÉGIA UTILIZADA NAS MELHORES AÇÕES DE MARKETING JURÍDICO

Aprenda essa poderosa uma estratégia de produção de conteúdo focada para despertar interesse do seu público alvo
  
O Copywriting consiste na técnica de redação persuasiva e ela se encaixa perfeitamente o Marketing Jurídico, segue uma linha totalmente oposta à prática de “fazer propaganda“.
O advogado que quiser se destacar por meio da produção de conteúdo, deve dominá-la, de forma a mostrar ao seu público-alvo que ele é o profissional certo para resolver o seu problema.
A técnica de Copywriting vai lhe permitir se apresentar ao seu público alvo sem imprimir um caráter de propaganda e mercantilização.
A grande verdade é: que o ser humano se conecta entre si por emoção, tendo como base o prazer ou a dor, ou seja, para que você consiga escrever o texto de uma forma persuasiva é que vai conseguir gerar um relacionamento de confiança com o seu potencial cliente.
Você deve sempre explorar no seu texto os problemas, aflições, dores que eles estão passando ou qual será o prazer que ele pode obter por meio do deu trabalho.
Para que você possa compreender melhor a aplicação prática do Copywriting, alguns exemplos para colocar em prática nas suas ações de Marketing Jurídico:
- No caso de um advogado na área trabalhista com enfoque em empregados, para traçar as dores e angustias da sua persona, você deve se perguntar quais são os “medos ou sensações de prazer” por trás de um empregado em relação ao seu emprego. Abaixo alguns “MEDOS” que muitos empregados podem ter com relação aos assuntos trabalhistas durante o Convid-19:
• Poderei ser demitido?
• Vou receber o meu salário integralmente?
• O meu contrato de trabalho será suspenso?
• Se eu for demitido, como ficarão as verbas rescisórias?

É óbvio que cada pessoa pode se conectar por um medo diferente, sendo que para que você consiga traçar quais são os possíveis medos, o ideal é sempre dialogar com o próprio público-alvo. Para isso você pode fazer enquetes nas redes sociais, pesquisar no buscador do Google as dúvidas mais frequentes ou utilizar o Google Trends.

DICAS DE COPY PARA APLICAR NA SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO:
Quando você identificar quais são os piores medos, você poderá produzir conteúdo que gerará uma conexão com aquele público e, existem algumas “palavras mágicas” na técnica de Copywriting ajudam a tornar o seu conteúdo mais atrativo ao seu público:
• Como funciona… (como é uma das mais utilizadas);
• Como fazer…
• Como seria…
• Como acelerar…
• O que mudou em…
• O que mudou para…
• E se…
• E agora…
• Imagine…
• Afinal…
• Este pequeno erro pode…
• Descubra como…
• Vamos supor que você…
• Não espere para...
• Você pode estar e nem sabe…

Além disso, trago as seguintes dicas que são importantes e devem ser aplicadas na sua produção de conteúdo:
1. Ao escrever um artigo, direcione o seu conteúdo para a pessoa, então, utilize sempre “vocês”, pois isso gera mais pessoalidade na frase e conectará com mais rapidez ao seu leitor.
2. Produza o conteúdo como se estivesse dialogando com uma pessoa muito querida (uma prima, um amigo, um tio...), ou seja, escreva de forma amigável e com uma linguagem simples, sem juridiquês.
3. Utilize dados específicos, pois eles ajudam a sedimentar a veracidade da informação, ou seja, ao invés de falar “estamos há muitos dias em isolamento social”, escreva “estamos ha 41 dias em isolamento social”. Ou, então, o “O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou a empresa área ao pagamento de 10 mil reais por desvio de bagagem”
4. Em qualquer tipo de produção de conteúdo, tenha em mente que a sua Copy deve despertar a curiosidade, pois, assim, sempre mais fácil de impactar aí seu público alvo.
5. Produza conteúdo sem caráter de mercantilização, ou seja, nunca deixe transparecer no seu texto que o seu interesse é persuadi-lo a lhe contratar ou que o seu intuito é a venda dos seus serviços. Para acertar na sua Copy, entregue valor, não segure conteúdo e o retorno positivo do público-alvo será uma consequência.

IMPORTANTE: Sempre preste atenção no título do seu conteúdo, pois ele tem que que ser algo que chame atenção, que segue criativo e faça uma conexão imediata para que as pessoas leiam o restante do seu conteúdo.
Ao utilizar essas técnicas de Copywriting na elaboração dos seus artigos, passará a despertar a atenção do seu público alvo e persuadi-lo a interagir com o seu conteúdo. E, com isso, estabelecerá uma relação de confiança que é imprescindível para a atração e fidelização de clientes na advocacia.
Por Blog Eliza Novaes
Fonte JusBrasil Notícias