Com certeza uma das principais reclamações do
ser humano nos dias de hoje é a falta de tempo para fazer tudo que gostaríamos.
Temos a sensação de que a vida está passando rápido demais e que acabamos por
muitas vezes deixando de fazer coisas importantes na vida.
Administrar o tempo na época em que vivemos
se tornou algo totalmente indispensável e necessário. É fato que não existe
fórmulas mágicas que irão resolver o problema da falta de tempo do dia para a
noite, porém tornar habituais algumas pequenas atitudes pode ajudar a ter uma
vida com mais equilíbrio e mais foco em atividades importantes.
1 - Use uma
ferramenta para gerenciar seu tempo: um
dos grandes vilões da improdutividade humana é a mania que as pessoas têm de
guardar o que deve ser feito na cabeça, pois isso gera esquecimentos e urgências.
É necessário que você escolha uma ferramenta para anotar suas prioridades e
liberar sua mente para pensar e não para se preocupar com o que deve ser feito.
Um caderno, agenda, celular, uma planilha ou um software, enfim, algo que
formalize.
2 – Delegue: quanto mais você delegar, mais tempo livre
você terá. Se a tarefa é repetida constantemente, escreva um processo, imprima
e treine as pessoas para segui-lo.
3 - Coloque momentos
importantes em sua semana: não
deixe que os dias sejam apenas para resolver urgências e “apagar incêndios”. Comece
a colocar pequenos momentos importantes em seus dias, como por exemplo, um
almoço em família, pegar seus filhos na escola, praticar um esporte ou um hobby.
4 - Aprenda com suas
urgências: a maioria das
urgências ocorridas poderia ser evitada! Da próxima vez que algo urgente
acontecer, pare e pense de que forma esta situação poderia ter sido evitada, para
que ela não se repita.
5 - Seja rigoroso: Uma olhada nas redes sociais, um lanchinho
mais demorado, ou uma conversa mais animada com os colegas podem atrapalhar um
dia inteiro de trabalho. Se atrasar por causa de algumas dessas distrações, pode
fazer com que você tenha que correr para entregar algo dentro do prazo ou não
se prepare tão bem quanto poderia para uma apresentação, por exemplo. Ser
rigoroso com os cálculos de tempo que você estimou vai te ajudar a ter mais
tranquilidade para produzir com qualidade e dentro dos prazos, além de garantir
um melhor jogo de cintura se surgir qualquer imprevisto.
6 - Finais de semana
são pessoais: sua família e sua
vida precisam de você! Evite ao máximo utilizar seu final de semana para
trabalhar. Desligue seu notebook, celular, esqueça a empresa. Faça passeios com
a família, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua vida.
7 - Mantenha seu
ambiente organizado e limpo: organize
seu local de trabalho e também seus pertences em casa. Estima- -se que uma
pessoa gasta 40 minutos por dia localizando informações, e isso é muito tempo
perdido.
8 - Controle seus e-mails: não fique com o e-mail aberto a todo o
momento. É importante estipular horários e nesses períodos limpe sua caixa de
entrada, movendo informações para pastas e transformando e-mails em tarefas ou
reuniões.
Certamente existem inúmeros outros hábitos a
serem colocados em prática para que os dias sejam mais produtivos e que a falta
de tempo não seja algo corriqueiro. Como cada um tem suas particularidades nas
atividades profissionais e pessoais, cabe fazer uma autoanálise e encaixar
algumas ações para encontrar o equilíbrio desejado.
Por Eduardo Sehnem Ferr
Fonte Portal Administradores