segunda-feira, 19 de junho de 2023

LINKEDIN: 5 DICAS PARA OBTER RESPOSTA ÀS SUAS MENSAGENS

O LinkedIn é um forte aliado na procura de emprego, networking ou para promover empresas e negócios. Quer saber como ter resposta às mensagens no Linkedin?

Quer esteja à procura de emprego ou a tentar encontrar novos contatos, basta enviar um convite e o  LinkedIn escreve a mensagem por si, certo? Mas isso não basta para construir uma ligação.
Imagine que está numa festa e que acabou de conhecer alguém, a ideia será apresentar-se e mostrar interesse em conhecer essa pessoa. Só desta forma será possível criar realmente uma conexão, mesmo que seja online e virtual.

1. Use o seu nome
Se pretende saber mais sobre uma empresa para decidir enviar ou não o seu currículo, as pessoas que lá trabalham são a conexão ideal para o ajudar nesse propósito.
Ao enviar uma mensagem não se vai esquecer de cumprimentar e de a endereçar, pois não? No entanto, também é importante para uma primeira impressão positiva apresentar-se e identificar a razão do seu contacto. Esta poderá ser a diferença entre obter ou não resposta às suas mensagens no LinkedIn.

2. Determine a sua abordagem
Não seja demasiado invasivo. Pergunte se essa pessoa tem tempo para responder a algumas questões sobre a empresa e falar sobre a sua experiência profissional. Se concordarem, não se alongue nas perguntas. Prepare apenas três ou quatro mais específicas, use esta oportunidade sabiamente e sem fazer ninguém perder tempo.

3. Verifique se tem algo em comum
Preste realmente atenção ao perfil do LinkedIn de quem está a contactar. Se possível, encontre algo em comum e mencione-o na sua mensagem para personalizá-la, mas seja verdadeiro. Esta atitude não só criará empatia, como também o vai destacar das solicitações genéricas de conexão.

4. Pergunte como pode ser útil
Não pense só no que pode receber, as relações profissionais também se constroem dando. Por exemplo, se conhece alguém que seria importante para essa pessoa conhecer, ofereça-se para os apresentar ou se leu um artigo interessante, porque não enviar? Há muitas formas de ser útil, não tenha medo de o fazer só porque alguém pode estar profissionalmente acima de si.

5. Acompanhamento
Se não lhe responderem à mensagem, uma ou duas semanas depois, não há nenhum problema em voltar a insistir. Faça-o de maneira educada, pergunte se estão muito ocupados e garanta que não volta a incomodar. Seja direto e dê a oportunidade de lhe dizerem que não.
É natural que nem todos lhe respondam e que até alguns vão responder que não têm disponibilidade para o ajudar nas dúvidas. Mas o LinkedIn é uma ferramenta poderosa que deve ser usada para criar contactos. Com um bocadinho de tempo e cuidado na abordagem, as possibilidades são infinitas.
Por Inês Silva
Fonte E-konomista