O jeito como você encara
as primeiras horas do dia pode influenciar seus níveis de stress e
produtividade no trabalho; veja como lidar com isso
O sucesso do seu
expediente começa muito antes da hora que você bate o ponto ou passa o crachá no
escritório
A maneira como você encara o período que se
estende entre o primeiro abrir de olhos até o momento em que chega ao trabalho
pode ser determinante para a toada que o resto do seu dia seguirá.
Não é por acaso que Chieko Aoki, CEO da Blue
Tree Hotels, e Ernesto Haberkorn, fundador da TOTVS, dedicam uma atenção
especial às manhãs.
Para ambos, as primeiras horas do dia se
revelaram como momentos preciosos para que eles conseguissem fazer a rotina
caber na agenda, como revelaram recentemente para EXAME.com.
Este é o mote do livro “What the most
successful people do before breakfast” (O que as pessoas mais bem sucedidas
fazem antes do café da manhã, em uma tradução livre), lançado em 2012.
Nele, a autora Laura Vanderkan elenca
argumentos que provam que a chave para conseguir o que quer está na maneira
como você lida com as primeiras horas do dia. "Este é o tempo que você pode
ter para você mesmo, antes da prioridade das outras pessoas”, disse para o
Business Insider.
Com isso em mente, elaboramos um guia para
seguir todas as manhãs e que pode garantir produtividade, além de leveza, nas
horas que estão por vir. Confira.
1 Tire o peso
Antes qualquer coisa, calibre seus primeiros
pensamentos. Em outros termos, pare de encarar o início de um novo dia com
tanta ansiedade, medo e frustração. “Acordar cedo é acordar cedo, não é melhor,
nem pior. É só acordar”, afirma Eduardo Shinyashiki, consultor de carreira.
Esforce-se, portanto, para apreciar o que
está a sua volta – do sol que entra pela janela até a água que escorre pelo
corpo durante o banho.
“Em vez de alimentar a rotina de levantar
com pressa, dedique 15 minutos para sentar e olhar as pessoas que dividem a
vida com você”, sugere o especialista. E, como ele aconselha, faça de cada manhã
uma celebração.
2 Faça uma atividade
física
Uma medida para começar o expediente já prevenido
contra o stress é investir em atividade física. “Você deixa o stress na
academia, na pista ou na praia”, diz Fernando Camilo, sócio da Kaminarh
Consulting, que mora no Rio de Janeiro.
“O exercício aeróbico oxigena o cérebro e
diminui o cortisol no sangue”, descreve Luis Fernando Garcia, autor do livro “O
cérebro de alta performance” (Editora Gente).
Quando combinada com uma boa noite de sono,
a prática de exercícios faz toda a diferença na produtividade, segundo o
especialista.
3 Alimente-se
Para encarar o dia, é preciso de energia. Ou
seja, café da manhã é indispensável. Afinal, como já diziam sua avó ou mãe, “saco
vazio não para em pé”, brinca Garcia. Um cardápio rico em frutas e cereais pode
ser uma boa pedida.
4 Coloque
coordenadas no dia
Aclamada por especialistas de gestão do
tempo, a “ingênua” lista de tarefas do dia é uma "poderosa" ferramenta
da neurociência para que seu cérebro não surte no meio do expediente.
“O ser humano não funciona se não visualizar
uma saída”, afirma Garcia. “Quando você materializa no papel tudo o que precisa
fazer, em vez de circuitos desencontrados, você reduz a ansiedade”.
Em outros termos, a lista de tarefas cumpre
o mesmo papel de um mapa recheado de coordenadas para que seu cérebro encontre
foco para as horas que estão por vir.
“Quando você sistematiza o dia, o cérebro
cria um caminho para como o dia vai funcionar”, diz o especialista.
Não é preciso muito para traçar este roteiro.
Liste as atividades que devem ser feitas no dia usando verbos de ação no
infinitivo e coloque um parâmetro de tempo para cada atividade. Por exemplo,
fazer 10 ligações em 45 minutos.
Depois, eleja uma ou duas tarefas que “farão
seu dia” caso as concretize. “Quando a gente conclui uma coisa importante,
temos uma leve sensação de satisfação”, afirma Garcia.
Cuidado para não enumerar tudo - ou cair na
tentação de fazer de todas as tarefas uma prioridade. Do contrário, seu mapa do
dia pode desembocar em mais ansiedade e frustração.
5 Adiante os
ponteiros
Agora, se você, de fato, quer começar a
labuta com o pé direito, trate de rumar para o trabalho alguns minutos mais
cedo. “Deus ajuda quem cedo madruga”, brinca Fernando. “Se você sai com antecedência,
já sai tranquilo”.
Lembre-se: “Trabalho não deve ser agonia. Deve
ser satisfação, um local de realizações”, diz o especialista.
Por Talita Abrantes
Fonte Exame.com