segunda-feira, 24 de junho de 2024

VEJA COMO FAZER O SEU PERFIL NO LINKEDIN


Linkedin é o melhor lugar para mostrar o seu potencial profissional no mercado de trabalho. Com um perfil completo e com as suas informações de contato atualizadas, os candidatos terão mais possibilidades de conseguir trabalhar nas empresas que mais gostam. 
Por erro, muitas pessoas que têm criado um perfil no Linkedin limitam-se apenas a colocar a sua formação acadêmica e experiência profissional, quando existem outros passos importantes que lhe ajudam a criar um perfil e destacar-se em relação aos outros competidores. 

1. Como quer ser visto
Como um líder, profissional e que trabalha em equipe. Certifique-se que o título e o resumo a seguir descrevem-no como você realmente é, e que se relacione com o resto da informação que colocou no seu perfil de Linkedin. Não faz sentido querer posicionar-se como "profissional em marketing online" se a sua trajetória e atividade não correspondem às informações que deu.

2. Foto de perfil 
Sua foto de perfil pode transmitir confiança com o olhar e com um bom sorriso. É por isso que é importante que invista numa foto de qualidade e que transmita esses valores. 

3. Conte a sua história 
É importante acumular títulos acadêmicos, experiências profissionais, mas também pode ser chato ter apenas esta informação no seu perfil. É muito mais interessante para o empregador saber como conseguiu a sua experiência profissional, como se fosse uma história. Dessa forma, mostrará a possíveis recrutadores que fez a sua carreira profissional de forma estratégica. 

4. Escreva um slogan pessoal 
É o primeiro elemento que se vê no seu perfil. 

5. Evitar frases da moda 
Existem algumas palavras que temos de evitar ao usar no nosso perfil, apesar de estarem "na moda". Segundo a própria rede social, as palavras são: criatividade, organização, eficaz, experiência ampla, trajetória, motivado, inovador, resolve problemas, habilidades de comunicação e dinâmico. 
6. Use palavras-chave 
O SEO também é um elemento importante dentro do Linkedin. O uso de palavras-chave destaca as suas habilidades e ajuda que os empregadores encontrem você mais facilmente. Selecione a palavra-chave ou um conjunto delas que lhe definam e use no seu perfil de Linkedin.

7. Personalize a URL do seu perfil 
Debaixo da sua foto do perfil aparece um hyperlink, que se trata da sua URL pública para que vejam o seu perfil de Linkedin. Por defeito, contém símbolos estranhos que não são nada atrativos quando precisar compartilhar. No entanto, existe a opção de personalizar a sua URL do seu perfil público do Linkedin.

8. Siga as empresas no Linkedin
Tem mais de 2.6 milhões de empresas no Linkedin. Quando se segue uma empresa se obtêm atualizações sobre suas novas incorporações, ofertas de emprego e outros dados que podem ser interessantes.

9. Reforçe as suas habilidades 
Junte as habilidades que são relevantes ao seu perfil e junte-se aos grupos do Linkedin relacionados com a sua área de interesse. Se as suas habilidades ou grupos não estão no seu perfil, você poderá ser excluído das pesquisas avançadas relacionadas com esses temas. 

10. Recomendações 
Obtenha recomendações dos seus companheiros, clientes e empregadores que possam falar com credibilidade sobre as suas capacidades ou sobre o seu rendimento. Peça para que escrevam sobre uma habilidade específica ou em alguma característica da sua personalidade que o caracterize bem. Faça comentários quando recomendar alguém. 

11. Crie a sua própria rede de contatos 
Não aceite por aceitar. Tenha atenção aos contatos que agrega. Ter um bom número de contatos dará a você visibilidade. Porém, para não saturar e enviar mensagens sem sentido, numa primeira fase, envie pedidos às pessoas que você conhece (colegas de trabalho, conhecidos que trabalhem na área etc.). E pouco a pouco vá ampliando a sua rede de contatos. 

12. Publique artigos e compartilhe 
As publicações são a primeira que vemos ao entrar no Linkedin. É a melhor forma de mostrar-se ativo, sobretudo por causa dos contatos que já tem na sua rede. Tanto que nas últimas atualizações foram incorporando a possibilidade de você publicar os seus próprios artigos em formato post na plataforma. 

Fique conectado
Linkedin é uma rede social que abre muitas oportunidades. Explorá-la, permite que você potencialize a sua marca pessoal para que outros profissionais do setor encontrem você.

Fonte MSN Dinheiro