Linkedin
é o melhor lugar para mostrar o seu potencial profissional no mercado de
trabalho. Com um perfil completo e com as suas informações de contato
atualizadas, os candidatos terão mais possibilidades de conseguir trabalhar nas
empresas que mais gostam.
Por
erro, muitas pessoas que têm criado um perfil no Linkedin limitam-se apenas a
colocar a sua formação acadêmica e experiência profissional, quando existem
outros passos importantes que lhe ajudam a criar um perfil e destacar-se em
relação aos outros competidores.
1. Como quer ser visto
Como
um líder, profissional e que trabalha em equipe. Certifique-se que o título e o
resumo a seguir descrevem-no como você realmente é, e que se relacione com o
resto da informação que colocou no seu perfil de Linkedin. Não faz sentido
querer posicionar-se como "profissional em marketing online" se a sua
trajetória e atividade não correspondem às informações que deu.
2. Foto de perfil
Sua
foto de perfil pode transmitir confiança com o olhar e com um bom sorriso. É por
isso que é importante que invista numa foto de qualidade e que transmita esses
valores.
3. Conte a sua história
É
importante acumular títulos acadêmicos, experiências profissionais, mas também
pode ser chato ter apenas esta informação no seu perfil. É muito mais
interessante para o empregador saber como conseguiu a sua experiência
profissional, como se fosse uma história. Dessa forma, mostrará a possíveis
recrutadores que fez a sua carreira profissional de forma estratégica.
4. Escreva um slogan pessoal
É
o primeiro elemento que se vê no seu perfil.
5. Evitar frases da moda
Existem
algumas palavras que temos de evitar ao usar no nosso perfil, apesar de estarem
"na moda". Segundo a própria rede social, as palavras são:
criatividade, organização, eficaz, experiência ampla, trajetória, motivado,
inovador, resolve problemas, habilidades de comunicação e dinâmico.
6. Use palavras-chave
O
SEO também é um elemento importante dentro do Linkedin. O uso de
palavras-chave destaca as suas habilidades e ajuda que os empregadores
encontrem você mais facilmente. Selecione a palavra-chave ou um conjunto delas
que lhe definam e use no seu perfil de Linkedin.
7. Personalize a URL do seu perfil
Debaixo
da sua foto do perfil aparece um hyperlink, que se trata da sua URL pública
para que vejam o seu perfil de Linkedin. Por defeito, contém símbolos
estranhos que não são nada atrativos quando precisar compartilhar. No entanto,
existe a opção de personalizar a sua URL do seu perfil público do Linkedin.
8. Siga as empresas no Linkedin
Tem
mais de 2.6 milhões de empresas no Linkedin. Quando se segue uma empresa
se obtêm atualizações sobre suas novas incorporações, ofertas de emprego e
outros dados que podem ser interessantes.
9. Reforçe as suas habilidades
Junte
as habilidades que são relevantes ao seu perfil e junte-se aos grupos do
Linkedin relacionados com a sua área de interesse. Se as suas habilidades
ou grupos não estão no seu perfil, você poderá ser excluído das pesquisas
avançadas relacionadas com esses temas.
10. Recomendações
Obtenha
recomendações dos seus companheiros, clientes e empregadores que possam falar
com credibilidade sobre as suas capacidades ou sobre o seu rendimento. Peça
para que escrevam sobre uma habilidade específica ou em alguma característica
da sua personalidade que o caracterize bem. Faça comentários quando recomendar
alguém.
11. Crie a sua própria rede de contatos
Não
aceite por aceitar. Tenha atenção aos contatos que agrega. Ter um bom número de
contatos dará a você visibilidade. Porém, para não saturar e enviar mensagens
sem sentido, numa primeira fase, envie pedidos às pessoas que você conhece
(colegas de trabalho, conhecidos que trabalhem na área etc.). E pouco a pouco
vá ampliando a sua rede de contatos.
12. Publique artigos e compartilhe
As
publicações são a primeira que vemos ao entrar no Linkedin. É a melhor
forma de mostrar-se ativo, sobretudo por causa dos contatos que já tem na sua
rede. Tanto que nas últimas atualizações foram incorporando a possibilidade de
você publicar os seus próprios artigos em formato post na plataforma.
Fique conectado
Linkedin é
uma rede social que abre muitas oportunidades. Explorá-la, permite que você
potencialize a sua marca pessoal para que outros profissionais do setor
encontrem você.
Fonte
MSN Dinheiro