A
grande maioria das bancas que atendem as empresas globalmente em suas demandas
diárias, comumente oferecem um leque obrigatório de áreas do direito comuns às
atividades empresariais. Áreas como tributário, trabalhista, societário e
contencioso são lugar comum para escritórios “full service” que atendem
clientes corporativos.
Contudo,
com a especificidade dos mercados em que atuam esses clientes, o aumento da
concorrência e principalmente devido ao surgimento das agências regulatórias
governamentais, que a cada dia editam legislações e normas específicas para
setores da economia, surgiu a necessidade cada vez mais comum aos escritórios
de oferecer um outro tipo de serviço: a especialidade por área de negócio do
cliente.
Os
clientes passaram a buscar o profissional que além de ser especialista em uma
área corporativa do direito, também seja capaz de identificar problemas e
entender profundamente o seu setor de atuação, seus concorrentes e as
especificidades legais desse mercado. Assim, o operador de planos de saúde por
exemplo, passa a selecionar as bancas que defenderão seus interesses não
somente pela sua especialização em direito do consumidor, por exemplo, mas que
também entenda sobre a questão regulatória dos planos de saúde no Brasil.
Estamos
diante de um novo momento da advocacia: a super especialização do advogado, que
além de sua área original de atuação, será um verdadeiro consultor do cliente
em seu setor, estando ao par não somente de toda legislação e regulamentação
ligadas ao mercado onde o mesmo atua, mas também ciente de toda a movimentação
e de todas as implicações que possas afetar o dia a dia da empresa.
As
empresas atualmente, tendem a procurar um profissional com uma visão macro do
universo corporativo em que está inserido, que consiga relacionar diversos
elementos que integram a empresa, desde seus recursos humanos até os aspectos
de logística, oferecendo soluções viáveis e profiláticas ao seu cliente.
Assim
ao invés do tradicional cardápio de áreas de atuação que encontramos nos materiais
de divulgação dos escritórios, teremos cada vez mais a presença dos setores de
mercado em que aquela banca atua com destaque.
Por
DCMS ESTRATÉGIA JURÍDICA