Mentira: aprenda a detectar se uma pessoa está
mentindo para você numa conversa de negócios
Confiar
em seus clientes, sócios e funcionários é fundamental para o bom funcionamento
de um negócio. Porém, e se essas pessoas estiverem mentindo para você?
A
falta com a verdade pode acontecer porque seu funcionário não quer te contar
sobre um problema ocorrido no setor dele. Ou ainda pode ser que um parceiro de
negócios queira tirar vantagem da sua confiança, e levar mais do que o
combinado entre vocês.
Seja
qual for a motivação, conseguir identificar quando se está sendo enganado é uma
boa arma para se defender de possíveis frustrações, ou pior, de grandes
prejuízos financeiros.
Foi
pensando nisso que a psicóloga Jennifer Jordan, professora da escola de
negócios suíça IMD, uma das mais prestigiadas do mundo, elencou algumas pistas
para que os empreendedores fiquem atentos.
Em
artigo publicado pela escola, a professora afirma que muitos executivos a
procuram querendo saber como identificar mentiras em conversas virtuais, seja
por telefone, e-mail ou mesmo via Whatsapp.
“Como
um executivo de negócios, algumas das mentiras que as pessoas contam podem
levar a más decisões, perda de lucros, ou pior”, escreve a psicóloga.
Veja
a seguir seis pistas elencadas por Jennifer Jordan para detectar mentiras em
conversas virtuais de negócios.
1- A pessoa com quem você está se comunicando não
responde às perguntas diretamente
“Um
colega ou cliente que se recusa a responder questões diretamente pode estar
tentando não revelar toda a verdade”, alerta a professora. Segundo ela, as
mentiras por omissão são mais comuns do que aquelas em que a pessoa de fato
inventa uma informação.
“Normalmente,
essas são mais fáceis de se livrar, de justificar que ‘eu na verdade não
menti’, e não exigem a invenção de histórias complicadas. Uma forma de não
entregar informação que se quer esconder é respondendo indiretamente às
perguntas”, completa a pesquisadora.
2 - A pessoa fornece poucos detalhes do que importa
Uma
boa forma de não ser flagrado numa mentira é dar informações vagas e genéricas
para questões importantes.
“Como
no primeiro item, quando a pessoa mente ao ocultar informações importantes, ela
também irá responder de forma ampla, não descritiva, com o objetivo de não
revelar certas informações para evitar ser pega dizendo uma mentira”, explica
Jennifer.
3 - Detalhes irrelevantes onde não há necessidade
“O
objetivo de um mentiroso é fazer com que a outra pessoa acredite no que ele
está dizendo. Uma forma de fazer isso é fornecer excesso de detalhes em
questões que são irrelevantes para a situação”, afirma a professora.
Mas
por que eles fazem isso? Segundo a pesquisadora, o mentiroso pensa que, ao
fornecer detalhes em pontos irrelevantes para uma discussão, ele irá desviar
sua atenção da questão principal. Além disso, a riqueza de detalhes gera a
ilusão de que a pessoa está dizendo a verdade, alerta.
4 - Eles seguem uma ordem cronológica rigorosa quando
recontam os eventos
Inventar
uma mentira não é fácil. Contá-la de forma convincente tampouco. Segundo a
professora da IMD, a forma como os mentirosos contam uma história é diferente
daquela usada por quem está falando a verdade.
“A
recordação de eventos que nós realmente vivenciamos não é usualmente clara e
ordenada. Porém, quando mente sobre uma cadeia de eventos ou um período, um
mentiroso irá se esforçar consideravelmente em inventar uma história e, em
seguida, ensaiar aquele período da história em sua cabeça repetidas vezes até
que cada detalhe seja bem lembrado”, compara a especialista.
5 - Eles evitam se encontrar pessoalmente, mesmo que
seja às suas custas
“Se
alguma das dicas acima o faz suspeitar de que você seja o alvo de alguma
mentira, peça para se encontrar cara a cara com a outra pessoa, assim você
poderá tirar vantagem das diversas pistas não-verbais que possam indicar se
alguém está mentindo: expressões faciais, movimentos das mãos e pés, sinais de
ansiedade”, aconselha a professora.
Se
você fizer a proposta de um encontro pessoal, mas pessoa resistir – é hora de
ligar o alerta vermelho. “Para mim, há sempre uma bandeira vermelha se, após
contatos virtuais, a pessoa se recusa (ou expressa relutância considerável) em
se encontrar pessoalmente”, conclui Jennifer.
A
dica dela é que você se ofereça para pagar os custos de uma reunião cara a
cara, e, mesmo que não possa de fato encontrar com a pessoa, faça o convite a
fim de estudar a reação dela.
6 - Eles fazem muitas pausas ao responder questões
Se
você está numa conversa de negócios por telefone ou teleconferência, uma dica é
ficar atento ao tempo de resposta do seu interlocutor.
“Quando
responde a perguntas, principalmente aquelas que podem fornecer ‘evidências
criminais’, um mentiroso costuma usar pausas, tomando tempo para buscar algo
para dizer ou editar aquilo que está prestes a falar, a fim de ter certeza de
não revelar nenhuma informação crucial, enquanto uma pessoa que diz a verdade
irá fornecer respostas espontâneas e relaxadas”, explica Jennifer.
A
professora conclui ressaltando que é importante buscar mais de um dos sinais
destacados acima, antes de acreditar que se está sendo enganado.
“Por
último, a sua intuição é uma ferramenta importante. Se algo está lhe dizendo
que a situação não é boa, pode ser a hora de você ir embora e procurar outra
alternativa.”
Por
Mariana Desidério
Fonte
Exame.com