Falta de pontualidade, roupas inadequadas e erros de
português são erros comuns
Alguns
errinhos e umas falhas mais graves podem prejudicar a reputação de um bom
profissional. Para evitar que as pessoas caiam nessas armadilhas, o site
especializado em carreiras “Business Insider” elaborou uma lista com sete
comportamentos que precisam ser evitados por quem deseja sucesso na profissão. Confira
a lista de erros:
1 - Negatividade
Às
vezes, é normal fazer comentários e até fofocas com os colegas, e claro que a
maioria dos boatos envolve algo negativo sobre uma pessoa ou sobre a empresa.
Mesmo assim, se tudo que você fala é sobre aspectos ruins e negativos, sua
reputação será abalada.
2 - Ler os e-mails durante uma reunião
A
maioria dos profissionais tem esse hábito, mas é bem deselegante para a pessoa
que está falando durante a reunião. Por isso, é necessário um equilíbrio.
3 - Não prestar atenção nas apresentações
Quando
um colega te apresenta uma pessoa, você deve prestar atenção no nome e cargo.
Outra dica é ser organizado, então se você ficou de enviar um e-mail no dia
seguinte, respeite as datas e o combinado.
4 - Erros de ortografia e de gramática
Apesar
da correria, sempre releia e confira a ortografia após escrever um e-mail ou
relatório, principalmente se o documento for enviado para o chefe.
5 - Mentir
Isso
é bastante óbvio, mas muitos profissionais costumam mentir no dia a dia
profissional, esquecendo que é muito fácil detectar uma mentira.
6 - Desleixo
Na
maioria das empresas, o uso de roupas formais deixou de ser uma exigência.
Ainda assim, o profissional não será levado a sério se for trabalhar com um
traje que parece mais adequado para ir à academia ou para um passeio informal.
Mais uma vez, o equilíbrio é fundamental.
7 - Chegar atrasado
Com
a grande quantidade de atribuições, compromissos e uma rotina atribulada, os
atrasos viraram um hábito dos profissionais. Apesar disso, é preciso se
programar e planejar para poder chegar ao trabalho e às reuniões na hora
marcada.
Fonte
Extra – O Globo Online