terça-feira, 10 de março de 2020

LISTA REVELA NOVE SINAIS DE QUE O PROFISSIONAL FOI BEM NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Muitos profissionais saem confusos das entrevistas de emprego, mas dicas mostram a opinião do entrevistador

A entrevista de emprego é um processo que gera muita ansiedade e nervosismo. Quando essa conversa acaba, muitos profissionais se sentem confusos sobre como se saíram e passam horas revisando cada resposta dada. Porém, nem sempre a opinião do recrutador ou futuro chefe fica tão misteriosa. Segundo os especialistas em carreira, há alguns sinais que demonstram que o empregador gostou do que ouviu.
De acordo com o site “Business Insider”, existem nove sinais bastante promissores, apesar de não garantirem a contratação. Confira a lista:

1 - O entrevistador parece gostar da conversa
O entrevistador que ouve atentamente e parece realmente interessado é uma boa indicação de que o candidato está no caminho certo. A linguagem corporal diz muito nesse momento. São bons indícios: sorrisos, contato visual e inclinação em direção ao candidato.

2 - O entrevistador mostra o escritório
Se o responsável pela contratação mostra o escritório e apresenta o candidato aos funcionários, isso pode significar que pensa em oferecer o cargo a esse candidato.

3 - A entrevista extrapola o tempo determinado
Se a entrevista excede o tempo estipulado, o empregador claramente quer conhecer esse profissional um pouco melhor.

4 - O entrevistador exalta as qualidades da empresa
Geralmente, o candidato tenta convencer a empresa de suas qualidades. Quando o contrário acontece, e o recrutador passa um bom tempo falando sobre as qualidades da empresa, é um sinal de que está impressionado com o currículo do candidato e quer convencê-lo a ficar com essa oportunidade.

5 - O entrevistador usa seu nome frequentemente durante a entrevista
O fato do futuro chefe repetir o nome do candidato várias vezes pode ser um sinal sutil de que já o visualiza como parte da equipe.

6 - A empresa destaca os benefícios, políticas e remuneração
Se um gestor começa a debater as políticas e benefícios da empresa, sem que o candidato tenha perguntado, há uma boa chance de que faça a oferta de emprego a seguir.

7 - O processo de contratação é discutido
No fim da entrevista, é um bom indicador se o gestor explica quais são os passos para a contratação e explica os próximos passos para a negociação. No entanto, isso não vale para frases genéricas como “Entramos em contato em breve”.

8 - O entrevistador pede uma lista de referências
Pedidos como lista de referências, portfólio e outros exemplos de trabalhos anteriores também revelam um interesse sério no profissional.

9 - A conversa permanece até na despedida
Algumas vezes, os recrutadores continuam conversando, fazendo perguntas e elogiando a empresa mesmo quando já encerraram a entrevista. De acordo com o site, provavelmente o profissional deixou uma boa impressão nesses casos.

Fonte Extra – O Globo