Veja como escapar das "armadilhas" das redes
e não colocar no carrinho itens que não pretendia comprar
Além
de paciência com as longas filas, ir ao supermercado exige muito jogo de
cintura, afinal, não é nada fácil escapar das armadilhas das redes para
promover seus produtos e levar o consumidor a gastar mais que o planejado.
A
organização das prateleiras é um dos principais truques de sedução. À entrada
das lojas, por exemplo, normalmente são colocadas bancas temáticas,
relacionadas com a época do ano (verão, início do ano escolar, Natal etc.).
Como o carrinho ainda está vazio, o consumidor pode acabar levando produtos que
não pretendia comprar.
Outra
tática bastante comum é a de expor produtos logo nas cabeceiras dos corredores
- longe, portanto, dos seus similares - trazendo etiquetas vermelhas ou algo
que sinalize preço promocional. Só que essa "promoção" refere-se
apenas ao preço normal daquele produto, o que não significa que ele seja o mais
barato de sua categoria.
Os
bens de primeira necessidade, como o pão e a carne, costumam ficar no fundo da
loja, de modo que o cliente tem de passar por dezenas de prateleiras com
artigos cuidadosamente dispostos para chamar a sua atenção. Em algumas redes,
os produtos com preços mais em conta são dispostos nas prateleiras mais altas
ou mais baixas, reservando ao centro, na altura dos olhos do consumidor, os
artigos que oferecem mais lucros à empresa.
Na
hora de pagar, mais tentações: pequenas bancas ao lado da caixa, com revistas,
doces, entre outros artigos, fazem as últimas tentativas de entrar no carrinho.
Como escapar
Com
tantos apelos pelo caminho, fica difícil para o consumidor resistir ao impulso
de levar mais que o necessário para abastecer a despensa. Confira, então,
algumas dicas para escapar das armadilhas:
-
Não abra mão da boa e velha lista: ela é fundamental para norteá-lo a comprar o
que realmente precisa. Leve em conta os folhetos promocionais dos supermercados
da sua região;
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procure fazer as compras do mês de uma só vez ou então só vá ao supermercado
uma vez por semana. Quanto mais você for, maiores são as chances de levar
artigos por impulso;
-
comparar preços é uma das melhores formas de poupar, mas requer tempo e
disposição. Por isso, evite ir com pressa ou cansado;
-
leve uma calculadora. Ela é muito útil para saber o preço unitário dos produtos
(lembre-se que nem sempre o maior é o mais econômico);
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seja crítico com as promoções: questione-se se o preço compensa e se você está
realmente precisando daquilo;
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evite levar crianças. Está comprovado que elas influenciam na decisão de compra
dos pais;
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informe-se com um funcionário do supermercado sobre os períodos de promoções.
Fonte
Idec