quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

VEJA COMO COMEÇAR 2016 NO AZUL

Especialistas recomendam organizar planejamento financeiro para controlar gastos e sair de dívidas. Segure os impulsos nas compras de Natal e use parte do 13º para despesas de janeiro

Para entrar 2016 no azul, o brasileiro vai ter que recorrer muito mais do que às velhas simpatias de fim de ano. No auge da crise econômica, com níveis de inflação e desemprego altos, a principal arma para sair do vermelho na virada do ano, segundo especialistas, é o planejamento financeiro para controlar gastos.

Para não comprometer o orçamento, especialistas recomendam controlar impulsos nas compras
Sem manter o pé no freio, o período natalino pode ser um perigoso atalho para sujar o nome. Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com 601 consumidores nas 27 capitais brasileiras revelou que dívidas assumidas no Natal do ano passado deixaram 17% deles com restrição de crédito.
Para não comprometer o orçamento, especialistas recomendam controlar impulsos nas compras. E, em vez de torrar o 13º salário, destinar parte para quitar dívidas vencidas e também reservar para arcar com os impostos de janeiro, como IPTU e IPVA. As famílias devem levar em conta ainda os gastos com material escolar, que deve ficar, em média, até 10% mais caro em 2016, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório.
Vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel Oliveira diz que é o momento de o consumidor apertar o cinto.
“Com a inflação chegando a 10,48% e juros altos, tem que ser conservador nos gastos. Usar o 13º para pagar dívidas vencidas, os impostos de janeiro e material escolar. Se sobrar, aplique em fundo de renda fixa ou poupança”, recomenda Oliveira. “O consumidor deve trocar presentes por lembranças e pagar à vista.
O uso do cartão de crédito deve ser evitado. E se for, não faça o excesso de parcelamento”, acrescenta o executivo.
O educador financeiro Reinaldo Domingos faz outro alerta: “Não adianta pagar dívidas e continuar com o mesmo comportamento. É preciso planejar o orçamento do ano, reduzir o custo de vida, pesquisar preços e trocar marcas”, pontua.

Consumidor pode levar vantagem com desconto em compras à vista
Além de comprometer as finanças do consumidor, que acaba acumulando dívidas, o parcelamento das compras pode sair mais caro. Isso porque os pagamentos à vista costumam ter descontos, aumentando a possibilidade de economizar.
No caso dos moradores do Município do Rio, o desconto para quitação do IPTU em uma única parcela é de 7%. Em relação ao IPVA 2016, quem pagar o valor integral terá 3% de desconto. O calendário de pagamento do imposto começa no dia 19 de janeiro para veículos com 0 no final da placa.
Apesar das vantagens do pagamento à vista, o levantamento feito pelo SPC Brasil e CNDL mostra que, para os brasileiros, o parcelamento ainda é a primeira opção.
De acordo com a pesquisa, mais da metade (52,4%) dos 601 entrevistados dividem as compras de Natal em várias prestações, sendo que a maior parte (35,7%) faz isso para presentear a todos que deseja. Mas a medida pode acabar se tornando arapuca para os consumidores.
Segundo a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o hábito pode ser mais prejudicial para o consumidor do que ele imagina. Quem dividir o pagamento de uma compra este mês em cinco vezes, por exemplo, só terminará de pagar a última parcela na época do Dia das Mães, em maio do próximo ano.
“O cartão deve ser bem utilizado, sob o risco de pagar juros altos se o consumidor não pagar integralmente a fatura. Se a pessoa gastar com compras em valores acima de sua capacidade de pagamento, pode acabar ficando inadimplente”, alertou a especialista.
Marcela ressalta ainda a organização que os consumidores devem ter, já que a pesquisa constata a falta de controle com os gastos natalinos. Dos 17,2% dos entrevistados que ficaram com nome sujo devido às dívidas com compras natalinas, a maioria sequer saber o valor dos débitos.

DICAS:
CARTÃO DE CRÉDITO
- Se tiver apenas um salário, tenha só um cartão.
- Tenha um limite de crédito de até 50% do valor do seu salário.
- Pague a fatura em dia para não entrar no rotativo.
- No caso de dívida superior à capacidade de pagar, renegocie. Se não conseguir, procure o credor após ser negativado, pois há chance de acordo com desconto da empresa de recuperação de crédito.

COMPRAS DE NATAL
- Faça um levantamento do que pode gastar. Liste as pessoas que vai presentear e fixe um valor para cada gasto.
= Troque presentes por lembranças. Pesquise preços e pague somente à vista. Peça descontos. Evite muitos parcelamentos.
- Não banque toda a ceia. Cada participante pode levar um prato ou bebida.

13º SALÁRIO
- Use para pagar dívidas. Priorize as que implicam no corte de fornecimento de serviços, como água e luz, e que cobram juros elevados.
- Destine para pagar impostos em janeiro, matrícula e material escolar. Se sobrar, aplique em fundo de renda fixa ou poupança.

ECONOMIA DO LAR
- Antes de ir ao mercado, liste itens e quantidade necessária. Veja ofertas e troque marcas caras por acessíveis.
- Troque lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que consomem até 75% menos energia.
- Reduza o tempo no banho e reaproveite a água para limpeza da casa.

Por Paloma Savedra
Fonte O Dia Online