sábado, 7 de agosto de 2021

OS BENEFÍCIOS DOS PETS PARA AS CRIANÇAS

Os animais nos aceitam como somos. Esta é mais uma das inúmeras vantagens desta convivência

Ter um animal de estimação na infância pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Esta amizade pode aprimorar o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social. Crianças que convivem com animais em casa têm maior facilidade de desenvolver aspectos como a autoestima e um senso de responsabilidade. Assumir responsabilidades nos cuidados diários do bicho, por exemplo, ajuda a construir a autoconfiança. Pequenos afazeres, sempre acompanhados e sob a supervisão de um adulto, vão ensinando sobre responsabilidade e afeto.
Dependendo da idade, as crianças podem ter um interesse maior em uma espécie e uma raça específica. Ao incentivar a criança a ler sobre o seu animal favorito ou participar das aulas de obediência com um dos pais e o animal de estimação podem ajudar no desenvolvimento cognitivo e no desejo de aprender.
Levá-la junto a uma consulta com o veterinário lhe dará a chance de fazer perguntas sobre o cuidado adequado e a saúde do seu bichinho.
Os benefícios físicos são amplos uma vez que tanto o animal quanto a criança estimularão um ao outro na prática e na rotina de atividade física e consequente desenvolvimento de habilidades motoras, afastando o temido fantasma do sedentarismo.
No campo social, os pets podem ser maravilhosos facilitadores sociais. As crianças são mais propensas a se aproximar e interagir com outra criança que está com um animalzinho. Além disso, os animais nos aceitam como somos e esta é mais uma das inúmeras vantagens desta convivência. 
Mas antes de adotar um bichinho, a família deve avaliar não somente as preferências da criança, mas também a rotina e as possibilidades da família para que o ato seja realmente o melhor para todos.
Os pets não são brinquedos, são vidas que merecem respeito, cuidados e atenção por toda a vida. Por isso, não aja por impulso e junto com seu filho pesquise bastante e reflita antes de tomar sua decisão.
Diversos abrigos promovem feiras de adoção de cães e gatos e precisam constantemente de ajuda, trabalho voluntário e doações para continuarem cuidando de animais abandonados. Se a vontade de sua família for ter um animal de raça, existem inúmeras opções boas para crianças também. Seja qual for a sua escolha, desfrute ao máximo de todos os benefícios que este novo membro da família pode proporcionar a vocês e retribua da melhor maneira.

Por Fernanda Fragata
Fonte Exame.com