Que
tal dar usar a tecnologia para alcançar aquele emprego novo que pode mudar a
sua vida? O UOL Tecnologia conversou com Fernanda Brunsizian, gerente de
Comunicação do Linkedin na América Latina, que elencou 10 dicas que podem
auxiliar você a ter mais visibilidade na rede social voltada para negócios.
A plataforma conecta os profissionais ao
mundo corporativo e tem sido usado pelas empresas como um canal de contratação,
segmentação e vendas.
1. Inclua uma foto
Nunca
deixe seu perfil sem foto. Aqueles com imagem são 14 vezes mais vistos do que
os sem. Essa visibilidade, segundo Fernanda, está diretamente relacionada à
credibilidade. É preciso, portanto, tomar cuidado com a foto escolhida. Tenha
bom senso e pergunte-se: qual é a imagem que quero passar para os outros
profissionais?
2. Explore suas habilidades
Listar
suas habilidades no perfil faz você ter 13 vezes mais chances de ser visto no
LinkedIn. Suas habilidades são uma visão geral de sua marca profissional - uma
maneira fácil e digerível de mostrar o que você pode fazer. Faça um mix de suas
habilidades gerais e específicas para garantir que você apareça nos resultados
de pesquisa e mostre sua gama de talentos.
3. Redobre a atenção ao seu resumo
Assim
como a foto e a descrição de suas habilidades, o seu resumo profissional está
entre o primeiro contato dos recrutadores com você. Como aponta Fernanda, eles
só vão continuar lendo o seu perfil, caso você tenha conseguido despertar o seu
interesse nesses três itens.
4. Evite criar um perfil genérico
Aproveite
o máximo a plataforma e quanto mais campos você preencher mais chances terá de
se tornar visível. Evite os perfis genéricos. Para os recrutadores, a
ferramenta funciona como um sistema de busca por palavra-chave, como explica
Juliana. Portanto, ela recomenda que você seja preciso e opte as palavras que
mais corriqueiras em sua área de trabalha, tais como as ferramentas usadas, os
tipos de conhecimentos exigidos ou mesmo as competências pessoais mais
valorizadas. Crie um perfil com conteúdo
relevante.
5. Explore seu lado bom
O
campo de Voluntariado e Causas, ainda pouco explorado no Brasil, é uma forma de
mostrar um pouco mais o indivíduo além de suas qualificações. "Uma
contratação não é feita apenas baseada em qualificações, mas também na
adequação entre cultura empresarial e valores dos funcionários",
acrescenta Juliana.
6. Nada de mentiras
Cuidado
com as mentiras! Se não tiver nada a dizer em campus como "trabalhos
voluntários", "reconhecimentos e prêmios", "causas
apoias" o melhor é deixa-los em branco do que inventar informações.
"Mentira tem perna curta, ainda mais no mundo conectado. As pessoas se
conhecem e facilmente você poderá ser descoberto", aponta a gerente de
Likendin, que acrescenta que as mentiras desqualificam os profissionais e até o
que era verdadeiro passa a não ter mais valor.
Priorize ser autêntico e mostre o profissional que é.
7. Use a plataforma com frequência
Procure
ser ativo e consultar com frequência a ferramenta para se manter informado.
Segundo Juliana, não há uma regra padrão nesse quesito. "Se você postar
muita coisa, as pessoas tende a não prestar atenção no que publica." Mas é
preciso se fazer presente e para isso é recomendado o bom senso. Poste coisas
pertinentes e lembre-se que se trata de uma rede social voltada para negócios.
Artigos sobre sua área, sobre tecnologias ligadas à ela ou mesmo conteúdos
ligados à desenvolvimento profissional são bem-vindos.
8. Fuja dos termos habituais
Pelo
segundo ano consecutivo, a palavra mais utilizada pelos brasileiros na
plataforma foi "responsável", seguida de "estratégico",
"criativo", "sólida experiência" e "extensa
experiência". No top dez, também aparecem "experiência
internacional", "especializado", "planejamento estratégico",
"apaixonado" e "motivado". Juliana recomenda que você fuja
dessas palavras para se destacar na ferramenta e, ao invés de apenas explicar
suas funções nos trabalhos exercidos, ressalte os resultados alcançados nessas
experiências.
9. Priorize a qualidade dos contatos, não a quantidade
Não
é o número de contatos que o torna mais visível. Opte por criar uma rede mais
qualificada, com pessoas que conheça ou que tenha referências. Juliana explica
que a prática habitual de aceitar pedidos de amizade sem critério algum tende a
poluir a sua rede e fazer com que você perca o controle do que é postado. Ou
seja, conteúdos importantes podem passar despercebidos diante de publicações
sem sentido.
10. Fortaleça sua rede
Para
fortalecer sua rede, adicione empresas e acompanhe "influenciadores".
A grande diferença entre o currículo convencional e a plataforma, como cita
Juliana, é essa interação.
Por
Larissa Leiros Baroni
Fonte
UOL Tecnologia