Prestar atenção ao tom de voz e evitar atender
ligações durante reuniões são atitudes apreciadas no meio corporativo
Não
pega bem gritar ao celular em pleno expediente de trabalho, tirando a concentração
de todos ao seu redor. A situação, apesar de estranha e rude, é muito comum no
mundo corporativo.
Em
artigo ao site Business Insider, a colunista Vivian Giang listou oito regras
básicas de comportamento com o seu celular no ambiente de trabalho, inspiradas
no livro "The Essentials Of Business Etiquette", de Barbara Pachter.
Confira:
1. Diga seu nome ao atender o telefone
Ao
atender o celular, utilize uma saudação apropriada e anuncie seu nome todo,
recomenda Pachter. Usar só seu primeiro nome pode soar informal demais para
qualquer ligação profissional e usar só o sobrenome pode ser muito abrupto. O
melhor é "Aqui é Brittany Jones falando" ou "Aqui é Jake
Jones."
2. Tenho consciência do volume de sua voz
Algumas
pessoas não têm noção da altura de suas próprias vozes, especialmente quando
sua atenção está focada na pessoa do outro lado da linha. "As pessoas
devem ser lembradas de falar em um tom baixo", diz Patcher. "Se as
pessoas ao seu redor olharem para você, você precisa baixar o volume da
voz".
3. Não atenda o celular durante reuniões
Ao
longo de uma reunião ou refeição, se você atende o telefone, está basicamente
dizendo à pessoa do encontro que outra pessoa merece mais sua atenção do que
ela. Se você espera uma importante ligação e não pode remarcar o encontro,
avise a pessoa que ligaria para você antes da reunião. Em última hipótese, você
pode dizer "tenho que atender esta ligação" e explique brevemente o
motivo.
4. Não deixe o celular sobre a mesa ao encontrar
outras pessoas
Fazer
isso é outra maneira de mostrar à pessoa que ela não vale o seu tempo. Parece
que os fanáticos por celulares estão tão ansiosos para se conectar com mais
alguém. "Mesmo se você não atender o telefone, pode ser uma fonte de
distração".
5. Respeite áreas de silêncio
Se
você está no meio de uma reunião ou conferência, é rude desligá-lo com um som e
incomodar as outras pessoas, diz a autora. A melhor forma é deixar o celular no
modo vibratório.
6. Escolha um toque de chamada normal
Você
realmente quer que seus colegas ouçam o último hit de Kanye West enquanto você
tenta silenciar o aparelho? Com certeza não. Você precisa considerar quais tons
musicais escolher e considerar como as outras pessoas podem reagir a ele,
recomenda Patcher.
7. Deixe os outros saberem quando você está no viva
voz
Deixe
a pessoa do outro lado da linha saber quando você está no viva voz. Se você
precisa colocar o aparelho neste módulo, se certifique se informá-la
imediatamente se quem está junto de você.
8. Não deixe mensagens de voz muito longas
"Economizar
tempo é uma das maiores razões para as pessoas não ouvirem suas
mensagens", diz Patcher. Então, ao fazer isso, seja breve. Envie uma
mensagem rápida e objetiva, como faria em um email. "Se deixar seu número,
diga devagar. As pessoas ficam malucas quando precisam ouvir a mensagem
novamente para pegar o número certo.
Fonte
iG Carreiras