sexta-feira, 4 de setembro de 2015

SAIBA COMO COBRAR A COBERTURA DOS PLANOS DE SAÚDE

Plano de saúde que negar procedimento solicitado por médico terá que enviar uma justificativa em até 48 horas

Os planos de saúde em todo país terão 48 horas para prestar justificativa por escrito aos pacientes quando houver recusa no atendimento. A regra está valendo e as empresas que negarem autorização a algum procedimento solicitado pelo médico ou cirurgião-dentista devem apresentar a justificativa por escrito ao paciente. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), após o pedido do segurado, a operadora terá 48 horas para apresentar a justificativa da negativa, por correspondência ou meio eletrônico. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar a até R$ 30 mil.
Caso o consumidor não consiga seus direitos, pode denunciar o problema de algumas formas. Uma alternativa é denunciar o problema pela internet, no link “Espaço do consumidor” do site www.ans.gov.br, ou pelo telefone 0800–701–9656, das 8h às 20h. No Rio de Janeiro, também é possível registrar a queixa pessoalmente na Avenida Augusto Severo 84, na Glória, das 8h30m às 16h30m.
De acordo com a ANS, as principais negativas dos planos são:
- Argumento de que a doença ou lesão existia antes da contratação do plano
-Alegação de que o cliente está em período de carência e não pode usufruir do atendimento
- Falta de especialista ou unidade capacitada para fazer o atendimento
- Reembolso não feito da forma como é descrito no contrato
- Alegação de que o procedimento solicitado não faz parte dos que estão na cobertura obrigatória

Fonte Extra – O Globo Online