quarta-feira, 7 de novembro de 2018

SUCESSO NOS CONCURSOS: COMO ADMINISTRAR HORAS PARA ESTUDAR?

Saber administrar o tempo para o estudo é fundamental para o concurseiro

Saber administrar o tempo para o estudo é fundamental para o concurseiro. Claro que problemas acontecem, mas ao colocar obstáculos e não começar a estudar será difícil passar nas provas de algum concurso público.
Não existe varinha de condão capaz de fazer a mágica da aprovação. Ou estuda ou estuda. E, para isso, é preciso ter de tempo. Logo, encontre-o. Reveja suas atividades e prioridades. Esse é o caminho que você precisa para alcançar o seu objetivo. Caso contrário, continuará à mercê do mercado de trabalho da iniciativa privada, geralmente mal remunerado.
Para tanto, substitua o tempo que perde vendo TV ou dormindo demais, e deixe o livro sempre perto de você para usar nessas situações. Veja mais dicas de como aproveitar o seu tempo.

PERGUNTA E RESPOSTA
“Já fiz alguns concursos como o do MP, da DPE,do MPE. Mas durante minha preparação, acabei ficando assoberbada de coisas para fazer e não estudei como deveria e, com isso, claro, não passei em nenhum deles. Tenho muita vontade de estudar, mas sempre aparece alguma coisa que toma meu tempo. Vocês acham que existe um caminho para me sair melhor nas provas?
Você não é a primeira nem será a última pessoa a falar sobre o quanto o tempo é relativo. E o engraçado é que essa sua dúvida cruel vem ao encontro de uma situação que tenho vivido nesses últimos dias. Muitos candidatos têm me procurado em busca de informações sobre concursos, mas percebi que, boa parte, desistiu de se inscrever em um curso e começar os estudos sob a alegação de falta de tempo.
Ora a desculpa é a faculdade, ora o trabalho, os filhos, a família. Claro, todos nós temos outros afazeres, que não se limitam à vida de concursando. No entanto, é preciso estabelecer prioridades em tudo o que se faz. Com a meta de passar em uma seleção público não é diferente.
Já imaginou se tivesse levado a sério os estudos durante a sua primeira preparação para os concursos que prestou? Talvez tivesse chegado ao objetivo já no primeiro. Ou não, mas com certeza, teria sido aprovado no último que fez. Sabe por quê? Porque já teria acumulado uma gama de conhecimentos que a levaria ao sucesso, sem dúvida alguma.
É preciso se preparar para conquistar a tão sonhada vaga e achar o tão falado tempo. Temos feriados, fins de semana, algumas horas em que vemos TV e nem sempre assistindo a algo interessante. Esses pequenos períodos, se somados, farão uma grande diferença. E isso tudo, sem abrir mão de coisa alguma.
O mercado público tem oferecido tantas vagas e uma delas pode ser a sua. Busque orientação com seus professores e amigos que já passaram por essa etapa. Isso vai ampliar seus horizontes e você perceberá que tudo é uma questão de disciplina, organização e dedicação.
Por Cláudia Jones
Fonte O Dia Online