Stephan Lucas, autor de “A Arte de Falar em Público”
(Bookman Editora) ensina como vencer o nervosismo e se destacar tanto em
entrevistas de emprego como em palestras e apresentações
Especialista mostra como se destacar tanto em
entrevistas de emprego como em palestras e apresentações
Falar
em público é um momento de tensão para muita gente. Mas é também uma
oportunidade de se posicionar e defender suas ideias e de treinar a
argumentação, que é uma habilidade útil no mercado de trabalho. É o que defende
Stephan Lucas, autor de “A Arte de Falar em Público” (Bookman Editora). “Quem
fala bem, de forma articulada e sensata, consegue defender melhor suas ideias,
produtos ou serviços e influenciar positivamente as pessoas”, afirma Lucas, que
é professor de comunicação da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA. No
livro, o autor dá dicas sobre como vencer o nervosismo e melhorar a habilidade
de falar em público. Veja algumas delas:
1 – Use o nervosismo a seu favor
Lembre-se
que você não é o único que fica nervoso durante entrevistas de emprego,
reuniões e apresentações: a maioria dos empresários e oradores experientes
também sentem frio na barriga. O segredo, diz Stephan Lucas, é saber usar a
tensão a seu favor — é o que os psicólogos chamam de nervosismo positivo. “Para
cada pensamento negativo, é preciso criar cinco positivos”, diz o especialista.
Outra coisa importante é lembrar que poucas pessoas da plateia vão perceber o
seu nervosismo: você certamente vai notá-lo muito mais do que os outros.
2 – Aprenda a escutar
Quem
sabe ouvir bem melhora a sua capacidade de falar em público. Isso porque, ao
prestar atenção quando os outros falam, é possível notar problemas e evitá-los
na sua própria fala. Para escutar de forma eficiente e não deixar a mente é
divagar é preciso foco. “O foco é outro item essencial a um bom ouvinte. Como
pensamos mais rápido do que ouvimos, é fácil deixarmos nossa atenção escapar”,
afirma o especialista.
3 – Desenvolva o pensamento crítico
Stephan
Lucas ressalta que falar bem exige aprender a pensar bem, para ter a capacidade
de organizar e enxergar com clareza as relações entre as ideias. Atividades
como leitura, exercícios de raciocínio crítico e interpretação de textos e
palestras ajudam a desenvolver o pensamento crítico. “Assim, é possível
aprender a identificar pontos fracos no argumento do outro para evitá-los em
seus próprios argumentos”, diz o autor.
4 – Use exemplos
Seja
em uma entrevista ou em uma palestra, tente sempre dar exemplos. Os exemplos
transformam as ideias abstratas em concretas e fazem com que o discurso seja
compreendido mais facilmente. Oradores que sabem dar bons exemplos — e, mais do
que isso, contá-los como histórias — têm mais chances de prender a atenção do
interlocutor. “As pessoas em geral são mais influenciadas por exemplos claros e
pessoais. Mas exemplos que trazem dados estatísticos também podem ser úteis em
determinados momentos”, comenta Lucas.
5 – Não seja etnocêntrico
Tenha
em mente que você não sabe a origem de quem está te ouvindo. Isso exige cuidado
para que ninguém saia ofendido — claro que esse é um cuidado que deve ser
tomado sempre, mas vale prestar atenção especial nisso quando for falar em
público. “Nesse sentido, devem ser evitadas comparações que identificam um grupo
como melhor do que outros. Para ser um comunicador persuasivo em um mundo
multicultural, você̂ precisa ter em mente que as pessoas têm crenças e costumes
diferentes”, alerta o autor.
6 – Planeje
Sempre
que puder, evite o improviso. Isso vale tanto para uma entrevista de emprego
como para uma grande apresentação. Mesmo que, durante a sua fala, surja algo de
improviso, você vai se sair muito melhor se tiver feito um roteiro dos pontos
que pretende abordar. Em situações de negociação, vale imaginar o questionamento
dos interlocutores e se preparar para respondê-los. “Também é importante
definir as etapas da sua fala; começo, meio e fim devem estar bem divididos”.
Aquele palestrante que fala demais e ultrapassa o horário estabelecido tem
grandes chances de ser malvisto.
7 – Seja ético
Essa
dica é parecida com a do etnocentrismo. “Quando expomos uma ideia, assumimos a
responsabilidade por ela. Por isso, é importante avaliar se os seus argumentos
são eticamente fundamentados. Você acredita no que fala? Suas frases são
coerentes com o bem estar dos demais? Em entrevistas de emprego ou negociações,
por exemplo, é importante encontrar o equilíbrio para vender bem seu trabalho
ou produto/serviço de forma verdadeira”, afirma o autor.
8 – Preste atenção à linguagem
Ensaiar
o discurso em voz alta pode ajudar você a perceber se as palavras que está
usando estão corretas, se não há repetição de termos e redundância. Elaborar
frases curtas também colabora para facilitar a compreensão.
Fonte
O Globo Online