terça-feira, 28 de dezembro de 2021

DICAS PARA QUEM TENTA CONQUISTAR UM EMPREGO EFETIVO NO FIM DO ANO

Embora esta seja uma época em que as empresas não estão propensas a criar novas vagas, especialistas recomendam que as buscas não parem

Especialistas recomendam que as buscas por uma colocação no mercado de trabalho não parem no fim de ano

O fim de ano é considerado um período ruim para quem busca uma oportunidade efetiva de emprego: em pleno fim de ano fiscal no Brasil e com a aproximação do recesso, as empresas costumam colocar um freio nas contratações. Mas nada de desanimar: os especialistas em recrutamento e carreira recomendam que as buscas não parem, já que as organizações podem não estar criando novas vagas neste momento, mas estão focadas em preencher os postos já em aberto.
Giovani Falcão, gestor de projetos e comunicação da Top Quality, lembra que o momento é analítico para as empresas: é hora de organizar a casa. Mas ele ressalta que esta é a época em que as oportunidades temporárias aumentam, possibilitando que os empregadores conheçam novos talentos e os cogitem para um quadro futuro.
— Com o aumento das cargas tributárias e a desaceleração da economia, as empresas aproveitam para reestruturarem seus objetivos e estratégias dentro de um mercado volátil. Toda contratação está alinhada ao financeiro da empresa e aproveitar o impulso das festas de final de ano para contratar pode descontrolar todo efetivo e principalmente as estratégias do ano seguinte. Mas, por outro lado, os empregos temporários são uma porta de entrada bem eficaz.
Ylana Miller, sócia-diretora da Yluminarh e professora do Ibmec, também considera que, nesta época do ano, o trabalho temporário deve ser uma opção considerada por aqueles que buscam um emprego efetivo:
— A proatividade na busca de novas oportunidades e o relacionamento com profissionais do mercado são essenciais neste momento de transição de carreira.
De acordo com o coach Silvio Celestino, é importante que o profissional avalie o mercado e como ele irá se comportar no próximo ano, e fique atento se não há alguma mudança grande e que possa impactá-lo para o bem ou para o mal:
— Veja o exemplo: a queda de vendas de computadores desktop afeta carreiras relacionadas a esse tipo de produto. Mas, por outro lado, o aumento na venda de tablets e smartphones abre enormes mercados para a comercialização e desenvolvimento de aplicativos para ambos. Saiba transformar sua carreira nesse período, olhe as oportunidades em novas áreas. Não descanse apenas, reserve um tempo para rever seus horizontes.
De acordo com os especialistas, algumas estratégias são importantes para aumentar as chances de conquistar uma vaga neste período e ter um início de ano promissor. Cadastrar o currículo em sites de relacionamento profissional e em bancos de talentos de empresas e consultorias de recrutamento e seleção, além de ampliar a rede de relacionamento, são ações de extrema importância, afirma Ylana.
— O fim de ano é uma época excelente para se fazer networking. Lembre-se que o período de celebrações é um ótimo momento para entrar em contato com pessoas que possam ser relevantes para sua carreira — completa Celestino.

Confira as dicas dos especialistas e comece a agir:
— Cadastra-se em sites e consultorias de recrutamento
Atualize seu currículo e pesquise ofertas de emprego em seu setor de atuação. Aproveite para se cadastrar em sites de recrutamento e considere procurar a ajuda de um headhunter.

— Aproveite a época de comemorações e confraternizações para ativar seu networking
Este é um período de lembrar e de ser lembrado, de receber mensagens de amigos, colegas e ex-colegas de trabalho. Não deixe de responder às mensagens recebidas e de enviar votos para seus conhecidos, independentemente de posição hierárquica ou da possibilidade de eles ajudarem-no neste momento profissional complicado. Tente participar do maior número possível de eventos. São formas de ampliar sua rede de relacionamentos.

— Aposte em projetos e trabalhos temporários
Não descarte a possibilidade de conseguir uma vaga temporária, pois esta pode ser a porta de entrada no mercado e a chance de conseguir uma oportunidade efetiva. Lembre-se que esta é uma época em que muitas pessoas saem de férias e as empresas buscam profissionais para atuar nestes postos. Quem sabe, passando o período temporário, você não consegue ser efetivado? Para profissionais mais experientes, uma boa dica é investir em projetos de consultoria.

— Avalie bem o mercado, busque oportunidades na sua e em outras áreas de atuação
Veja como o segmento em que atua está se comportando agora e a previsão para o próximo ano. Procure também saber como estão as perspectivas em outras áreas de seu interesse, quem sabe a oportunidade de emprego não está aí? E lembre-se: todo profissional tem que estar constantemente se renovando.
Por Ione Luques
Fonte Extra – O Globo Online