sexta-feira, 11 de abril de 2014

COMO INVESTIR NA POUPANÇA DO JEITO CERTO

A caderneta pode não render nada dependendo do momento em que o valor for resgatado; entenda como funciona o aniversário da poupança e evite perder rendimentos

Para não resgatar o dinheiro sem ter rendimento, o investidor deve saber a data de aniversário da sua poupança

Por ser um dos investimentos mais simples do mercado, a poupança é a aplicação preferida de muitos brasileiros. Mas, mesmo ao investir na caderneta o investidor precisa entender basicamente seu funcionamento para não deixar de ganhar dinheiro. Apesar de não gerar rendimentos negativos, a poupança pode não render nada, tendo o mesmo efeito de deixar o dinheiro embaixo do colchão.
A poupança pode ter um rendimento nulo porque os juros são pagos apenas depois de um mês que o dinheiro foi investido, na chamada data de aniversário.
Isso significa que, se você investiu 1.000 reais na poupança no dia 1º de dezembro, o crédito do rendimento será depositado a cada dia 1º dos meses subsequentes, ou no dia útil posterior mais próximo, caso o dia 1º não seja um dia útil. Se o valor for resgatado antes disso, o investidor não ganha nada pelos dias em que o dinheiro ficou aplicado.
Segundo a Lei nº 12.703, de 2012, que dispõe sobre as regras de remuneração da poupança, a data de aniversário das contas abertas nos dias 29, 30 e 31 é fixada necessariamente no dia 1º do mês seguinte.
O investidor deve tomar cuidado, portanto, para não resgatar o valor antes da data de aniversário ou antes do dia útil posterior à data de aniversário que não cair em um dia útil.
Para saber o aniversário de sua poupança, é preciso verificar no extrato da sua conta poupança a data em que os recursos foram depositados. Caso o investimento seja feito em diferentes dias, a poupança terá diferentes datas de aniversário e será corrigida separadamente.
Normalmente os bancos permitem que os aportes na poupança se concentrem em uma conta, com datas diferentes. Mas, em alguns casos, o cliente pode precisar criar contas novas a cada aporte.
Também é importante evitar o resgate antes da data de aniversário porque o cálculo do rendimento da poupança é sempre feito em cima do menor saldo do período. Se o investidor aplicar 1.000 reais, por exemplo, e resgatar 500 reais antes da data de aniversário, o rendimento será calculado sobre os 500 reais e não sobre os 1.000 reais aplicados inicialmente.
Para não deixar de receber seus rendimentos, o melhor a fazer é concentrar as aplicações sempre no mesmo dia do mês.  Alguns bancos, inclusive, permitem a programação automática do investimento. Nesse caso, o dinheiro passa a ser debitado da conta corrente e transferido automaticamente à conta poupança na data em que o cliente definir.

Resgate
Como é possível ter uma poupança com diferentes datas de aniversário, em um eventual resgate o valor pode não ser debitado sobre o montante aplicado em uma única data.
Pela regra, os valores serão retirados sempre do primeiro do saldo dos depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012 (remunerados pela regra nova da poupança) e, em seguida, do saldo de depósitos antigos, efetuados até 3 de maio de 2012 (rentabilizados segundo a regra antiga).
E dentre os resgates de valores remunerados pela nova regra, os débitos vão sendo feitos primeiramente sobre as parcelas que já fizeram aniversário. O sistema desconta, portanto, o valor sobre as datas base anteriores mais próximas, preservando a rentabilidade das datas base que não fizeram aniversário.
Se uma pessoa investir na poupança três parcelas de 500 reais nos dias 10, 11 e 16, por exemplo, ao regatar 1.000 reais no dia 12 do mês seguinte, os débitos são feitos sobre os dias 10 e 11, datas base mais próximas ao dia do resgate. Dessa forma, são resgatadas as parcelas que já fizeram aniversário e permanece investido o montante que ainda não completou um mês de investimento.

Por Priscila Yazbek
Fonte Exame.com