OBSERVAÇÃO
É ESSENCIAL NOS PRIMEIROS DIAS, MAS NÃO É TUDO, AFIRMAM
ESPECIALISTAS
O
primeiro dia de trabalho dura, quase sempre, apenas 8 horas. Mas, em
alguns casos, pode se revelar como uma eternidade para quem tem a
dura missão de se adaptar ao novo contexto. Ou um tempo muito curto
para assimilar todas as informações. Pensando nisso, conversamos
com especialistas de carreira para montar um passo a passo do que
você deve fazer ao estrear no novo emprego. Confira:
1
FAÇA A LIÇÃO DE CASA
Antes
de estrear no novo emprego, é essencial buscar informações sobre o
novo contexto de trabalho. Vale saber desde qual o dress code do
local até algumas questões básicas sobre valores e cultura
corporativa. E, a partir deste conhecimento prévio, “demonstre no
comportamento que já conhece esta cultura”, diz Fátima Motta, da
F&M Consultores.
2
SEJA PONTUAL
Não
vale culpar o trânsito, nem o despertador que não cumpriu a função:
no primeiro dia de emprego, “nem pense em chegar atrasado”,
afirma Fátima. A primeira impressão que as pessoas terão sobre
você pode dar o tom das relações por muito tempo no trabalho.
3
DESENVOLVA UM OLHAR ATENTO
A
estratégia mais eficaz para este período de adaptação ao novo
emprego é observar, observar e observar. Você até pode chegar com
alguma ideia da cultura da companhia e informações prévias sobre
este ou aquele novo colega de trabalho, mas nem sempre estes fatos
podem ser verdadeiros. “Este conhecimento é dado por uma outra
pessoa que olha a empresa com os próprios olhos. Por isso, é bom
conferir”, diz Mariá Giuliese, da Lens & Minarelli.
4
NÃO CHEGUE CHEGANDO
Neste
primeiro momento, tire o pé do acelerador e conheça primeiro o
terreno antes de começar a fazer pequenas ou grandes revoluções.
“Antes de fazer a mudança encomendada, veja bem porque estão te
pedindo isso, o que está acontecendo na empresa e se há condições
reais de fazê-la”, diz Mariá. Senão, você corre o risco de
“pisar no pé de quem não deveria”, afirma a especialista.
5
MOSTRE-SE INTERESSADO
Alguns
programas de integração de empresas podem, realmente, ser puro
tédio. Mas, mesmo assim, esforce-se para se interessar por tudo o
que está sendo dito – apesar do contexto nem sempre favorável, as
informações passadas podem ser úteis para o bom andamento da sua
carreira na companhia. “Desenvolva a capacidade de ser humilde com
relação a tudo que será falado”, afirma Fátima.
6
NÃO COMPARE
Não
fale da empresa antiga nem para tecer elogios, nem para reclamar. “É
o mesmo que falar do namorado velho para o novo”, diz a
especialista. “Não fique preso ao passado”.
7
ALINHE EXPECTATIVAS
A
descrição do seu novo cargo de trabalho não existe por acaso. Ele
está ali exatamente para dar as coordenadas (e os limites) da sua
atuação. Converse sobre eles com seu chefe e tente, já de cara,
esclarecer quais as expectativas em relação ao seu trabalho.
8
PERGUNTE (COM MODERAÇÃO)
Não
tema fazer perguntas, mas cuidado para não exagerar. “Tem gente
que pergunta tanto que não deixa os outros trabalharem”, observa
Fátima. Se forem muitas, reserve um horário na agenda do seu chefe
ou colega de trabalho responsável pela integração para tirá-las.
9
AINDA NÃO É HORA PARA FALAR SOBRE VIDA PESSOAL
“Às
vezes, para ser agradável, a pessoa começa a contar detalhes da
vida pessoal”, diz Fátima. E o objetivo de se conectar pode acabar
desaguando em julgamentos alheios precipitados. “Não abra
informações particulares no primeiro dia. Não é ficar distante,
mas sim mais próximo ao trabalho”, afirma a especialista. Aos
poucos, depois que já estiver com os detalhes do terreno na palma da
mão, será mais seguro abrir-se.
10
CONFIE EM VOCÊ
Por
fim, e mais essencial, confie no fato de que a sua contratação não
foi por acaso. Se você está ali é porque, realmente, tem condições
para encarar o tamanho do abacaxi ou pepino, como queira. Não se
deixe paralisar, muito menos se subestimar.
“Você
tem que se conhecer muito bem, saber dos seus limites. Quanto mais
você sabe de você, mais depressa consegue entender a empresa”,
diz Mariá. “Quando me conheço bem, mais sensível sou a perceber
o outro”.
Por
Talita Abrantes
Fonte
Exame Online