Vídeoconferência: profissional deve seguir algumas
regras de etiqueta na hora do bate-papo virtual
Entre
as muitas facilidades proporcionadas pela tecnologia no mundo corporativo está
a videoconferência. E são muitas as empresas que adotam a reunião virtual no
seu dia a dia, fazendo com que seus funcionários economizem tempo e,
consequentemente, produzam mais. Embora fique mais à vontade, o profissional
precisa lembrar que o contato virtual é tão “ao vivo” quanto aquele em que
estamos cara a cara com o interlocutor. Por isso, o cuidado com a aparência é
fundamental, e o profissional deve preparar uma pauta e o material a ser usado
durante a reunião.
Segundo
Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa e membro da Associação
Internacional de Consultoria de Imagem (AICI), apesar de não ser uma obrigação
usar o vídeo, a comunicação virtual é uma ferramenta que deixa a relação
igualmente próxima e eficiente. Por isso, é tão recomendado que o profissional
esteja preparado para participar das discussões e ter uma boa aparência.
Se
você não está acostumado a participar de conferências virtuais e não sabe a
melhor forma de agir frente às câmeras, preste atenção nas dicas preparadas
pela consultora de imagem:
Prepare o material a ser usado na reunião com
antecedência
Para
facilitar a compreensão e o acompanhamento das ideias, prepare e envie antes do
encontro uma pauta a ser seguida. Caso seja necessário apresentar relatórios,
arquivos ou fotos, é indicado mandar antes e confirmar o recebimento, para
otimizar o tempo da reunião.
Organize o ambiente
O
fundo que vai aparecer na câmera deve ser neutro ou corporativo. Ou seja, pode
conter livros, deixar a cortina fechada ou somente a parede. Se o formato é
home-office e o computador fica na sala ou no quarto, vale a pena reorganizar o
espaço para colocar o aparelho em um cenário melhor.
Atenção ao vestuário
Coloque
uma blusa ou camisa de acordo e arrume os cabelos. As mulheres podem fazer uma
maquiagem suave, já que o impacto causado pela imagem não deixa de existir pelo
fato de a reunião ser virtual.
Seja pontual
Esteja
on-line e disponível para ser chamado cinco minutos antes do horário combinado,
para garantir que a reunião comece pontualmente.
Cuidado com a distração
Nunca
fique olhando sites, e-mails ou arquivos não relacionados à reunião para não
perder o foco. Para fugir da tentação, a dica é deixar tudo fechado.
Home-office
Se
trabalha de casa e a tendência é ter muitas reuniões virtuais, vale a pena
investir em uma internet com grande capacidade de transmissão de dados. É um
investimento necessário para se prevenir de transtornos como conexões instáveis
ou arquivos não enviados.
Silêncio é fundamental
Ainda
se o formato for home-office, fique sozinho no ambiente e peça para os membros
da família não interromperem. O cuidado deve ser redobrado se você tiver um
animal de estimação. O latido de um cão, por exemplo, pode atrapalhar, e muito!
Coloque o celular no modo silencioso e o telefone fixo da casa longe do espaço
de trabalho.
Fonte
O Globo Online