segunda-feira, 26 de agosto de 2013

BRASILEIRO SOFRE TENTATIVA DE FRAUDE A CADA 15 MINUTOS, DIZ PESQUISA - SETOR DE TELEFONIA TEM SIDO O PRINCIPAL ALVO


Fraude, roubo, comércio eletrônico - Muitos fraudadores se apropriam de dados fornecidos em cadastros na internet para aplicar golpes

A cada 15 minutos, uma pessoa sofre tentativa de fraude no Brasil por meio de informações pessoais roubadas. Os ladrões usam os dados para conseguir crédito ou fechar negócio e depois deixam as dívidas em nome das vítimas. De janeiro a julho deste ano, ações desse tipo bateram recorde, com um total de 1,22 milhão de tentativas, segundo a pesquisa Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes.
De acordo com o levantamento, iniciado há três anos, em 2010 ocorreram 1,04 milhão de tentativas. Desde então, o número foi subindo gradualmente. Em 2011, foram 1,13 milhão de tentativas e, em 2012, 1,18 milhão.
O setor preferido pelos criminosos é o de telefonia, com 42% dos casos registrados - o equivalente a 507,6 mil tentativas. A participação do segmento nas tentativas de fraude havia sido de 25%, em 2011 e de 31%, em 2012.
O setor de serviços - que engloba construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, como salões de beleza, pacotes turísticos, etc. - aparece em segundo lugar, com 376,8 mil tentativas ou 31% do total observado. O setor era o que apresentava, até o ano passado, a maioria das tentativas. A taxa nos sete primeiros meses de 2011 atingiu 33% e, em 2012, 37%.
De acordo com a Serasa Experian, o crescimento no setor de telefonia e serviços está associado à popularização da internet e das mídias sociais.
Em bancos e empresas financeiras, a taxa alcançou 19% das ações, a mesma verificada no ano passado e inferior a 2011 (28%).
Ainda de acordo com a pesquisa, as táticas de fraudes são variadas. Há fraudadores que criam uma identidade mesclando, por exemplo, a filiação de um consumidor com a data de nascimento de outro, e chegam até a usar os dados pessoais de falecidos para obter bens, serviços e linhas de crédito, deixando prejuízos para os comerciantes e muita dor de cabeça para as famílias.
Há também os que se apropriam de dados fornecidos em cadastros na internet. De posse de dados pessoais, eles compram telefone para obter um comprovante de endereço e assim abrir contas em bancos, ter acesso a talões de cheques, cartão de crédito e empréstimos. Segundo a Serasa, os consumidores que tiveram seus documentos roubados têm dobrada a probabilidade de sofrer uma fraude.

Metodologia
O indicador é constituído pela quantidade de CPFs (Cadastro de Pessoa Física) consultados mensalmente na Serasa Experian multiplicada pela probabilidade de fraude, cuja estimativa do risco é obtida pela empresa por meio de modelos probabilísticos de detecção próprios.

Por Agência Brasil
Fonte Época.com