sábado, 6 de agosto de 2016

APARELHO ORTODÔNTICO


Existem certos cuidados a tomar com o aparelho ortodôntico, especialmente se for o aparelho ortodôntico fixo.
É necessário, além dos cuidados básicos, ter uma boa escovação.
Maus hábitos pessoais e com a alimentação pode ocasionar danos ao aparelho ortodôntico e prolongar o tratamento. É essencial relatar, o quanto antes, qualquer dano ou problema com seu aparelho ortodôntico ao seu ortodôntista para que seja efetuado o reparo e o tratamento não seja afetado em larga escala.
Medidas fáceis podem ser tomadas para evitar que problemas aconteçam.

Cuidados pessoais
  • Evite roer unhas, morder canetas, lápis.
  • Não mexa ou cutuque o aparelho.
Cuidados com a alimentação
  • Não degustar de balas, chicletes e pirulitos, especialmente doces grudentos e duros demais.
  • Evite comer carnes, pois podem grudar nos braquetes.
  • Corte em pedaços pequenos frutas e vegetais mais duros, como maça e cenoura.
  • Evite morder gelo ou comer castanhas muito duras.
Cuidados com a higiene
  • Siga as dicas de escovação na seção de Limpeza para melhor higienização e para evitar a descalcificação do dentes, que formam a conhecida mancha branca.
  • Evite de bater a escova nos brackets ou no fio ortodôntico ao escovar os dentes.
  • Faça sempre o uso de fio dental e colutório que também ajudam a prevenir a descalcificação e a placa.
Danos ao aparelho ortodôntico
  • Utilize-se da cera ortodôntica para evitar feridas na boca e na parte interna da bochecha caso o fio ortodôntico se solte de algum Tubo ou Bracket.
  • Comunique assim que possível ao seu ortodontista qualquer dano ou se achar que alguma coisa no aparelho ortodôntico está diferente/ errada.
Desconforto
  • É normal sentir uma pequena mobilidade nos dentes no percurso do tratamento.
  • No início do tratamento e de depois de cada manutenção, o aparelho ortodôntico pode fazer com que os dentes fiquem doloridos. Nesse caso aconselha-se o uso de um analgésico leve, devidamente receitado pelo seu ortodontista.
  • No caso de desconforto é essencial fazer a alimentação com alimentos de fácil ingestão, de preferência líquidos ou pastosos.

Feridas na boca    
É muito comum de quando se usa aparelho ortodôntico fixo acontecer de o Fio ou Arco ortodôntico se soltar do Tubo ou Bracket cimentado em algum dente.
Esse fato pode ocasionar feridas na boca e assim incomodar o paciente.
O ortodontista responsável tem o dever de, antemão, deixar o paciente ciente de que isso pode vir acontecer e aconselhar a ele o uso de uma cera ortodôntica que deve ser empregada sobre a parte do Fio ortodôntico que se soltou de forma a colá-lo sobre o Tubo ou Bracket de onde se soltou.
As feridas na boca incomodam muito, mesmo quando já foi utilizada a cera para colar novamente o Fio solto. Nesse caso, fazer bochechos com água morna e sal deve aliviar as partes sensíveis e as feridas da boca até se acostumar com o aparelho ortodôntico fixo.
A cera ortodôntica foi especialmente criada com esse propósito e não ocasiona problemas caso seja ingerida. Seu uso é recomendado e não traz nenhuma efeito colateral ou desconforto.

Limpeza do aparelho ortodôntico
Uma boa higienização é fundamental para quem está em tratamento ortodôntico. Deve-se escovar os dentes após todas as refeições e, pelo menos uma vez ao dia, é essencial o uso de fio dental e do colutório bucal. O colutório ajuda a reduzir a flora bacteriana facilitando a remoção da placa bacteriana. Boa escovação, uso do fio dental e colutório bucal são imprescindíveis para o sucesso do tratamento.

Aparelho ortodôntico fixo
Escovação
Na hora de escovar os dentes, o paciente deve separar a escovação em 2 etapas: Escovação dos dentes e do aparelho ortodôntico. Para obter uma boa higienização, a escovação deve ser feita de dois em dois dentes, como mostram as figuras abaixo:

Primeiro escove sobre os dentes e a gengiva
 Depois escove sobre o aparelho ortodôntico

A placa se forma sobre o aparelho ortodôntico, como também no esmalte dental, por isso é necessário escovar em etapas o aparelho ortodôntico e os dentes.
O ideal é que você siga sempre uma ordem, de sua preferência, na hora de escovar seus dentes, pois assim irá se acostumar e não esquecerá de fazer todas etapas da escovação.
Escovas extra-macias e com cerdas retas (evite escovas com cerdas cruzadas ou tortas) são indicadas para uma boa escovação, elas são eficazes e não machucam a gengiva.
Na escovação, sempre faça movimentos circulares em grupos de dois em dois dentes. Tais movimentos devem ser feitos nos dentes próximo as gengivas, por cima dos braquetes e o restante dos dentes. Estes movimentos devem ser feitos tanto na parte externa, como na parte interna de todos os dentes.
Na região oclusal (face do dente que usamos para mastigar os alimentos) o movimento de escovação a fazer é o de vai-vem, como mostra a figura:

Movimentos em Zig-Zag na escovação da região Oclusal

Para facilitar o uso do fio dental por paciente que possuem o aparelho ortodôntico fixo, existem acessórios chamados de passa fio. Estes acessórios são parecidos a uma agulha de costurar, feito de plástico maleável e que facilita a passagem do fio dental entre o Fio Ortodôntico e o dente como mostra a figura abaixo:

Passe o fio dental como indica a foto, depois prossiga com a utilização convencional

Depois de passar o fio dental por entre o Fio Ortodôntico e os dentes, o paciente deve continuar a utilização do fio dental normalmente e deve repetir esse procedimento por todo o percurso dos dentes.