quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

CUIDADOS QUE TODO PROFISSIONAL DEVE TER COM A SAÚDE

Médico dá orientações para levar uma vida mais saudável e evitar doenças desencadeadas, muitas vezes, pelo estresse

Excesso de peso, ansiedade, dores nas costas e no pescoço e hipertensão são alguns dos males que afetam, principalmente, os executivos, segundo pesquisa recente

Praticar atividades físicas, além de aliviar o estresse, contribui para o controle do peso, para o fortalecimento da musculatura, para a redução da gordura corporal e previne doenças cardiovasculares e o diabetes. Pesquisa recente apontou que excesso de peso, dores de pescoço e nas costas e ansiedade atingem quase 20% dos executivos brasileiros. Além desses males, outros problemas de saúde, como insônia, rinite, hipertensão, níveis de colesterol e triglicerídeos altos e alergia de pele, são apresentados, não só por profissionais de média e alta gerência, como em todos os níveis. O estresse seria o grande responsável pelo desencadeamento de várias dessas doenças, afirmam os especialistas.
Mas como evitar ou minimizar os sintomas desses males? Ter uma alimentação balanceada, dormir bem, praticar atividades físicas e desenvolver outros interesses que não tenham ligação com o trabalho são algumas das orientações do clínico e cardiologista Antonio Carlos Till, diretor-médico do Vita Check-up Center, para manter a saúde em dia. Confira abaixo os conselhos do médico:

Mantenha uma alimentação saudável
Balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, fibras e carnes brancas e ingestão de carboidratos em quantidade moderada. Esse hábito auxilia na conservação do peso normal, facilitando um bom sono e evitando doenças como diabetes, infarto e hipertensão arterial.

Faça atividade física e não se esqueça dos alongamentos 
O objetivo não é tornar-se um atleta, mas manter uma atividade física aeróbica regular contribui para o controle do peso, para o fortalecimento da musculatura, para a redução da gordura corporal e previne doenças cardiovasculares e o diabetes, além de aumentar a disposição física e colaborar para o controle do estresse emocional.

Não fume 
Não ter esse hábito melhora a qualidade de vida, pois previne diversos tipos de câncer, de doença cardiovascular e até mesmo de disfunção erétil.
Modere o consumo de bebidas alcoólicas - O álcool não é um bom companheiro, já que pode influenciar negativamente a qualidade do sono, alterando o comportamento emocional, diminuindo a capacidade física. E, quando em excesso significativo, as bebidas alcoólicas levam à lesão hepática e ao déficit significativo do desempenho intelectual.

Durma bem
O sono influencia o desempenho intelectual e a capacidade de memória e é fundamental para repor as energias. Trate esse item com atenção, procurando reservar sempre um bom intervalo de sono com qualidade. Dessa forma, antes de dormir, evite alguns hábitos como fazer refeições volumosas; consumir álcool em quantidades além das indicadas; trabalhar, principalmente em computador; ver TV, especialmente telejornais; discutir e/ou conversar temas que fomentem ansiedade e/ou preocupação; exercitar-se fisicamente. Criar um ambiente adequado a uma boa noite de sono, com baixa luminosidade, temperatura ideal e pouco ruído também é boa opção para dormir com qualidade.

Cuide de sua aparência
Procure manter uma boa postura corporal, o peso controlado e proteja sua pele. Não se exponha ao sol em excesso e faça exercícios.
Mantenha suas vacinas em dia. Adultos também se vacinam. Muita gente desconhece a importância da prevenção contra tétano, as hepatites e outras doenças evitáveis.

Administre o estresse
Ele é inevitável em nossas vidas, mas pode ser gerenciado, o que minimiza seu impacto. Periodicamente, tenha um momento de lazer com os amigos e curta a família. Namore, passeie, viaje, vá ao cinema e ao teatro, e, porque não, jogue conversa fora com os amigos.

Desenvolva outros interesses
Matricule-se em um curso de fotografia, em um clube de vinhos, faça uma aula de dança. Estude algo que sempre você teve curiosidade. Enfim, ponha sua cabeça e seus sentidos em áreas diferentes do trabalho. Leia sobre assuntos diversos dos profissionais. Um bom romance ou uma boa história faz bem à cabeça, ajuda na qualidade de nosso sono.

Faça check-up de saúde com regularidade  
Conhecer o corpo ajuda na precaução de doenças e permite tomar atitudes que podem prolongar e melhorar a qualidade de vida, o que ajuda na relação consigo mesmo e com aqueles que nos amam.
Por Priscila Belmonte
Fonte O Globo Online