Como levar críticas para um funcionário?
Uma
das habilidades mais difíceis para qualquer ser humano é criticar outra pessoa
sem magoá-la ou deixá-la com raiva. Quando o crítico é o proprietário de uma
pequena empresa, é ainda mais delicado, pois a convivência é diária e não
existem níveis hierárquicos que filtrem as relações entre as partes. Se o líder
é muito duro, pode ofender. Se é muito complacente, não consegue corrigir maus
resultados. Para que a mensagem seja bem entendida e assimilada seguem seis
dicas:
1 - Filtre as informações
Procure
analisar os fatos antes de tomar qualquer atitude. Tenha certeza de que a
crítica é justa e descubra com que frequência a pessoa comete os mesmos
deslizes. Isso lhe dará muito mais segurança para ser objetivo em suas
colocações.
2 - Acerte na intensidade
Falhas
pequenas e esporádicas deveriam ser relevadas. Erros graves ou frequentes não
poderiam ser tolerados. Promova as consequências proporcionais ao mau
comportamento e variando desde uma simples advertência até a demissão por justa
causa.
3 - Critique o comportamento, não o indivíduo
Dizer
que a pessoa teve um mau desempenho em uma tarefa específica é muito mais
produtivo do que chamá-la de incompetente ou desqualificada. No primeiro caso,
você enseja oportunidade de melhoria, no segundo, você dá a entender que a
pessoa é um caso perdido e, se for isso mesmo, demita mas não a ofenda.
4 - Controle suas emoções
Não
eleve o tom de voz, não seja agressivo ou ameaçador, pois, se isso ocorrer, a
pessoa ficará muito resistente e, ao mesmo tempo, ofendida. Também não tenha
pena ou seja condescendente. Se a crítica é justa, deve ser feita de maneira
equilibrada e segura.
5 - Seja direto
Brasileiros
tendem a ser culturalmente muito indiretos ao fazer críticas. Se isso
acontecer, a pessoa poderá não entender onde você quer chegar e achar,
inclusive, que você está falando sobre terceiros. Seja breve, direto e
exemplifique com fatos suas observações.
6 - Mostre boa vontade
Logo
após criticar, explique que não há nenhum problema pessoal e coloque-se à
disposição para ajudar o indivíduo a melhorar o desempenho ou o comportamento,
deixando claro que você torce por ele.
Nunca
é agradável criticar, mas se você seguir estas regras básicas, além de não
ofender, provavelmente será respeitado por sua assertividade e dará
oportunidades reais de melhorias à pessoa criticada.
Por
Eduardo Ferraz e Camila Lam
Fonte
Exame.com