terça-feira, 7 de junho de 2022

COMO SE SAIR BEM EM ENTREVISTAS


Se você está procurando um novo emprego é fundamental que se prepare para uma das etapas mais importantes do processo seletivo: a entrevista. Aqui reuni as principais dicas para você se sair bem nesse momento.

Detalhes são importantes
Fique atento, pois há detalhes que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você:

• Planeje-se para chegar no horário marcado.
• Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme.
• Mantenha contato visual com o entrevistador.
• Não exagere no perfume.
• Informe-se sobre o traje usual da empresa.
• Não fale mal de seu atual ou antigo empregador.
• Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou.
• Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego.
• Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.
 
A entrevista é uma via de mão dupla
Aproveite o momento da entrevista para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o cargo para o qual você está concorrendo. Fazendo isso, além de demonstrar interesse pela vaga, você entende melhor quais serão suas atribuições e responsabilidades no novo cargo e consegue ter mais certeza sobre a decisão de continuar no processo seletivo ou não.

Você está participando de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo?
Seja sincero com o entrevistador, isso será valorizado. Analise os prós e os contras de cada cargo para o qual está concorrendo e reúna o máximo de informações sobre cada um deles. Esse exercício o ajudará a decidir o quanto antes sobre qual das oportunidades melhor atende às suas expectativas.

Atenção ao mencionar informações sobre seu salário
Certifique-se de que você está passando as informações corretas sobre sua remuneração, deixando claro se o valor informado refere-se ao salário ou à remuneração total, incluindo benefícios e bônus. Lembre-se de que a empresa pode solicitar algum documento a fim de comprovar as informações. Tenha o mesmo cuidado ao falar sobre a sua pretensão salarial.

Leve referências
É comum que os entrevistadores peçam referências de pessoas com quem você já tenha trabalhado para saber mais sobre o seu perfil profissional. Por isso, é importante que você esteja sempre preparado para passar três ou mais contatos de pessoas com quem você já tenha se relacionado no âmbito profissional.
Por Fernando Mantovani
Fonte Exame.com