Alguns comportamentos para aumentar sua influência nas mídias
sociais e melhorar o relacionamento com seguidores e clientes.
Tornar-se influente
nas mídias sociais pode ser uma forma interessante de atrair a atenção de
potenciais clientes, principalmente para uma empresa nova. Aumentar a repercussão
de sua companhia online é um bom plano para 2016. Mas, com tantos perfis e
tantas mídias sociais, essa nem sempre é uma tarefa simples. Em sua coluna na
revista Inc., John Brandon lista cinco dicas para a visibilidade da sua marca
crescer neste ano.
1.
Procure as pessoas influentes
O seu alvo devem ser
as pessoas mais influentes nas mídias sociais. Identificar 100 pessoas
influentes é exponencialmente mais efetivo do que conseguir 5 mil followers
menos influentes. Por quê? Quando um perfil influente republica os seus posts
ou comenta em algum link, sua mensagem pode atingir centenas de milhares de usuários
de Twitter ou Facebook em um instante. Mas ter 5.000 seguidores (ou até 50 mil!)
que não estão realmente interessados no que você tem a dizer é o fim. Se você criar
um aplicativo para celular, tente conseguir a atenção de perfis que cubram essa
área. Se você faz consultorias, tente ver se algum especialista da área segue
os seus tuítes.
2.
Saiba quem são seus seguidores
Um hábito que
Brandon desenvolveu foi o de sempre procurar mais detalhes sobre novos
seguidores ou sobre aqueles que republicam seus tuítes. Mídias sociais devem
ser, acima de tudo, sociais. Isso pode ajudar em diversas maneiras. Segundo
ele, nosso cérebro correlaciona melhor informações a pistas visuais. Se você souber
que João da Silva mora em São Paulo e gosta de Coca-Cola, você irá montar uma
imagem e conexão mental.
Ao se comunicar com
esse seguidor, usar esses interesses pode ser uma forma de desenvolver uma
conexão maior com o usuário. Uma ferramenta interessante para conhecer a pessoa
por trás do perfil é Rapportive.
3.
Sempre responda
Brandon conta que
costumava evitar esse passo. Mas, na realidade, criar um diálogo ajuda a
prolongar a conexão nas mídias sociais, ainda que pareça um tópico negativo. Por
exemplo: se alguém postar uma crítica sobre um dos artigos ou produtos da
empresa. Ao invés de ignorar, a sugestão é interagir com a pessoa e discutir
sobre o que não a agradou. Talvez isso ajude a melhorar a qualidade do produto.
Mais importante que isso, significa que todo mundo vê que a companhia se
preocupa o suficiente para responder.
4.
Agende-se
Quanto mais ativa
uma empresa nas mídias sociais, melhor. Agendar posts com uma ferramenta como
HootSuite, na qual você pode programar uma postagem para ser publicada mais
tarde, significa assegurar que você tem uma presença ativa.
5.
Aventure-se para além do Twitter e Facebook
As duas maiores mídias
sociais recebem toda a atenção. Mas usuários que usam essas mídias há algum
tempo tendem a ignorar as empresas. Sites mais novos, como o Pinterest, podem
ser um lugar melhor para desenvolver seguidores, dependendo do assunto, porque
há uma grande massa de usuários simplesmente clicando em tudo e conferindo
todas as novidades. Tenha sempre um olho para novas mídias em ascensão.
Por Karin Salomão
Fonte Papo de
Empreendedor