quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

3 PROFISSIONAIS ESSENCIAIS PARA SUA EMPRESA

Especialista explica qual o trabalho específico de contadores e advogados para auxiliar pequenos empresários

O que pequenos empresários brasileiros têm de espírito empreendedor nem sempre é proporcional ao orçamento disponível para iniciar um negócio. Por isso, seguem a máxima de que a ordem do dia é sempre economizar. Nessa ânsia, acabam abrindo mão de importantes ferramentas cuja função é assegurar o desenvolvimento da atividade pretendida sem surpresas desagradáveis e desnecessárias.
Nesta trajetória, é importante estar amparado por profissionais que vão ajudar a empresa a operar sempre dentro da lei. Geralmente, o contabilista ocupa vários cargos e é contador, advogado, conselheiro, economista. É natural, mas nem sempre dá certo. Veja quem pode ajudar o empresário em situações específicas.

1. Contador
Ele auxilia efetivamente o empresário na escolha do melhor regime de apuração de impostos, realiza os trâmites de criação da empresa, sua identificação perante órgãos federais, estaduais e municipais, entre outros procedimentos necessários ao início das atividades.

2. Advogado
Discutir os planos de negócio com advogados pode ser muito útil, na medida em que os desdobramentos de uma conversa com um especialista pode trazer outros assuntos à mesa.
Exemplo disso é a marca que será ostentada na fachada do estabelecimento, que servirá para identificar produtos ou serviços. Imagine construir uma imagem, gastar em construção da marca, material de divulgação e, de repente, ser notificado porque tem outra empresa que já usa essa mesma marca? Há outros assuntos de igual relevância, como os contratos de locação, que podem e devem ser negociados.

3. Arquitetos/engenheiros
Há empreendimentos que requerem especial atenção no layout interno, como clínicas e lanchonetes. Engenheiros e arquitetos acostumados com o varejo podem evitar retrabalhos, além de alguns possuírem experiência nos processos de aprovação de planta junto à Prefeitura, para obtenção de licenças e alvarás.
Por Thais Mayumi Kurita
Editado por Camila Lam
Fonte Exame.com