segunda-feira, 14 de maio de 2012

APROVEITE OS RECURSOS DA TIMELINE DO FACEBOOK


Passado pouco mais de um mês que o Facebook tornou obrigatória a adoção da aparência de timeline para todos os perfis e páginas de marcas postadas nessa rede social, é hora de rever como as empresas estão aproveitando o potencial dessa nova abordagem para atrair fãs.
A timeline tornou ainda mais fácil a organização do seu conteúdo e a inserção de aplicativos dentro da sua página do Facebook, aprimorando os canais de contato e, principalmente, a exposição.
Para as empresas aproveitarem ao máximo as vantagens da nova configuração, alguns pontos merecem atenção especial.

Imagem diz tudo
É uma oportunidade e tanto ter espaço (e um grande espaço) para a foto de capa, a melhor tradução do posicionamento que a marca deseja perante o mercado. Então escolha bem. Use uma foto do tamanho adequado (851 x 315 pixels), senão ela vai aparecer “espichada”. Você pode mudar essa foto com frequência, mas para evitar que cada alteração apareça como uma nova postagem sua meio sem conteúdo, você pode esconder essa postagem e criar uma nova, anunciando por exemplo: “Para celebrar a marca de 10 mil fãs, mudamos nossa imagem de capa” – e seria legal, claro, que essa nova foto tivesse algo a ver com o momento.

Uma nova “landing page”
A parte ruim do novo sistema é que você não tem mais a possibilidade de ter uma “landing page” (uma página para início da navegação) específica, onde você podia criar um banner especial, alguma promoção para quem clicasse em “Like” ou algo assim.
Ainda assim há boas notícias: você ainda pode ter tabs customizadas, com conteúdos que você escolhe. Melhor: cada tab continua tendo uma URL própria, o que permite que você direcione o usuário a esse conteúdo ao postar, por exemplo, a URL no Twitter, no seu site/blog ou em um email marketing.

Organize as tabs
Logo abaixo da sua imagem de capa, ou imagem principal, suas tabs são agora dispostas como aplicativos ou visualizações. Você pode ter no máximo 12 “caixinhas” dessas, mas apenas quatro vão aparecer na página inicial. A primeira é obrigatoriamente “Fotos” e não pode ser movida. Mas as demais podem ser reorganizadas como você quiser.

Customize os thumbnails
Cada tab tem uma imagem que a acompanha. Seja criativo aqui e use uma imagem que traduza bem o que o consumidor encontra ali. Aproveite para fazer promoções ou mostrar vídeos.

Faça posts durarem mais tempo
Você pode marcar (“pin”) posts mais relevantes ou interessantes para que eles apareçam no topo do seu wall por até sete dias. Mas não exagere na frequência com que faz isso nem no tempo de exposição, pois visitantes habituais podem se aborrecer e você quer sempre manter o frescor da sua página, não?

Marcos históricos
Você pode voltar no tempo e adicionar marcos históricos, datas específicas de eventos memoráveis da sua empresa. Você pode criar um post com a data de fundação da companhia, por exemplo, e isso vai aparecer na sua timeline.

Conteúdos exclusivos
Dê atenção especial a seus fãs aos proporcionar a eles conteúdos exclusivos. Você pode usar uma tab para estimular os “likes” e a partir daí oferecer coisas que realmente valham a pena, como pesquisas e palestras, livros, fotos ou promoções.

Nem tudo é perfeito com a timeline, porém
Embora ela seja ótima para conteúdo, é ruim para conversação. A nova aparência de timeline para business favorece muito a disseminação de conteúdo mas é totalmente focada no seu negócio, e não na criação de comunidades. Em outras palavras, relegou a segundo plano (neste caso, um box intitulado “posts recentes de outras pessoas”) o engajamento, as mensagens de outras pessoas que antes apareciam diretamente no seu “wall” .
Ah, mas isso é bom para uma marca, dirão alguns, pois se fizerem comentários negativos eles tenderão a ficar quase escondidos nessa caixinha separada. Pode até ser, mas você (como empresa) poderá também se tornar preguiçoso, ignorar, não conversar com seus fãs ou usuários. E isso, a longo prazo, é péssimo para uma marca.
Há inúmeras outras características e facilidades que podem ser adotadas para aproveitar ao máximo as novidades da timeline. Quais você gostaria de agregar a essas aqui?

Por Mariela Castro
Fonte Exame.com