quinta-feira, 12 de abril de 2012

LINHA DO TEMPO DO FACEBOOK PODE AJUDAR PROFISSIONAL A SE DESTACAR

Site americano lista dicas para aproveitar a nova cara da rede social 

Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, já anunciou que, em breve, a timeline (linha do tempo), nova forma de visualização da rede social, será obrigatória para todos os usuários. E quem usa o site para fazer contatos profissionais deve ficar atento às novas funcionalidades do sistema. O site americano Online College Courses listou 40 dicas para ajudar as pessoas a tirarem melhor proveito da timeline para fins de trabalho.
"A timeline oferece a oportunidade de compartilhar mais informações, tanto pessoais quanto profissionais, o que significa que o Facebook pode ser usado como um currículo vivo. Mas traz mais preocupações sobre questões de privacidade", dizem os autores do site.

Um espaço ideal para links que levem a outras redes
Para o Online College Courses, ao adotar a linha do tempo, o usuário deve considerar que tudo que coloca no Facebook pode chamar a atenção de possíveis recrutadores e dos atuais empregadores.
Isso porque a nova ferramenta permite que quem usa a rede inclua informações do passado, de fotos a experiências profissionais. E com o destaque que achar necessário.
Como a nova funcionalidade se chama, justamente, linha do tempo, especialistas sugerem que as experiências profissionais sejam incluídas de forma cronológica — assim, qualquer pessoa que acessar o seu perfil poderá ter uma ideia do seu background de trabalho. Segundo o site, a timeline permite dar destaque maior a conquistas como prêmios de melhor do mês ou a obtenção de um novo diploma.

A nova cara do Facebook permite ao usuário ter duas fotos em seu perfil: uma menor e outra maior, que é chamada de >ita<="" p="">
O lugar da cover photo também pode ser atualizado com mais frequência do que a foto de perfil, assim é possível compartilhar imagens de uma palestra, de uma viagem a trabalho ou de um novo produto que está sendo lançado. Segundo o site, esse também é o espaço ideal para colocar outras formas de contato, como links para o Twitter e o LinkedIn.
Também é recomendável que o usuário do Facebook saiba como é visto pelos outros dentro da rede: é possível checar isso clicando em "view as".

Novas funções exigem mais cuidado com privacidade
Por permitir acesso a muito mais informações sobre os usuários, a linha do tempo também exige de quem usa a rede profissionalmente maiores cuidados com privacidade. A timeline deixa que o usuário crie grupos diferentes, determinando quem vê o que no perfil — ativação que é altamente recomendável.
O Online College Courses chama atenção para o fato de que "curtir" tudo não é bom. "Certifique-se de que os bares, estrelas de cinema e organizações que você curte representam você corretamente".
Para evitar que amigos postem dados ou links comprometedores na sua timeline, também há meios para restringir essa funcionalidade, fazendo com que apenas seus próprios posts apareçam.
"É extremamente importante se manter vigilante para proteger não apenas sua privacidade, como sua reputação", conclui o site.

Por Maíra Amorim
Fonte O Globo Online