sábado, 29 de julho de 2017

A MÚSICA QUE AJUDA


A música é um estímulo que atua sobre o equilíbrio psíquico e corporal. É possível utilizar certa música para produzir uma diminuição das tensões que favorecem a concentração, a imaginação e que além de seu papel estimulante do hemisfério direito, promove um estado mais receptivo e especialmente adequado para o aprendizado e a expressão criativa. O resultado é positivo, prazerosa a experiência, tanto, de estudar ou extrair e pintar com música, para o qual a eleição de obras é fundamental. Devemos entender as preferências e costumes musicais de cada um, assim como o temperamento e a sensibilidade. A música clássica é considerada ideal para momentos de relaxamento, e também é possível selecionar dentro dela outros estilos. Não se aconselha a música vocal, pois os textos sugerem imagens concretas, impedindo a concentração no estudo que afloram imagens criativas próprias. Abaixo uma lista sinóptica de obras clássicas, listada em conta a resposta emocional que cada uma provoca habitualmente e que pode ser útil para a seleção.

Tipo de música relaxante: Bach. Aria da Suite nº3 em Ré. Chopin. Nocturne nº2 Op 9 em Mi bemol; nº1 Op 15 em Fá; Estudo nº3 Op10. Debussy. Claro de Luna; A menina dos cabelos de linho. Mozart. Adagio da Sonata para Piano IK 332; Adagio da Sonata para Piano IK 576. Schubert. Serenata

Tipos de músicas animadas: Haendel. Música Aquática. Mozart. Concerto para piano e orquestra nº23 IK 488; Concerto para piano e orquestra nº 24 IK 491. Sonata para piano IK 330. Strauss. Danúbio Azul. Tchaikovsky. Valsa das Flores - Polca Op 39 nº 10. Concerto e orquestra. Tipos de músicas alegres: Chopin. Valses Mozart. Turca da Sonata para piano IK 331. Schumann. O Alegre Camponês.

Tipos de Músicas estimulantes: Beethoven. Concerto nº 5 para piano e orquestra. Dvórak. Quinta Sinfonia, Do Novo Mundo. Haydn. Sinfonia do Relógio. Rimsk-Korsakov. Capricho espanhol.

Importante: é recomendado que antes de começar a estudar ou descansar, durante os preparativos, se escute música animada, alegre ou estimulante e logo depois, durante o tempo de estudo ou de realização do trabalho serena e relaxante.

Fonte Artes & Humanidades