sábado, 20 de agosto de 2016

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA TPM


Todo mês é a mesma coisa: a irritação aumenta, a paciência diminui e as mulheres ficam super sensíveis durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM). No "Alternativa Saúde", especialistas dão conselhos para amenizar os sintomas. Entre eles, regularizar de forma natural o ciclo menstrual, evitar alimentos picantes e gordurosos - e apostar nas frutas doces e nos cereais integrais - e até uma boa terapia. Só um médico pode indicar o melhor tratamento para a TPM. No entanto, em casos leves ou moderados, as dicas abaixo podem ajudar.

1 - Aprenda a se conhecer
Nos dias que antecederem a menstruação, passe a se policiar. Agora ficou muito fácil, pois você já pode prever as mudanças que ocorrem no seu comportamento. Antes de qualquer reação da qual possa se arrepender depois, pare e pense. Se puder, saia e caminhe, faça compras ou vá ao cinema. Se preferir, aproveite para fazer alguma arrumação.

2 - Faça exercícios
Os exercícios físicos podem ser úteis no tratamento da TPM porque reduzem a tensão, a depressão e melhoram a auto-estima. Embora qualquer exercício físico possa aliviar a TPM, os que melhor atingem esse objetivo são os aeróbicos, mas, se você não está acostumada a fazer exercícios, comece com as atividades menos cansativas. Andar é fácil e eficaz.

3 - Perca alguns minutos a mais se arrumando
Uma roupa mais alegre e jovial e um rosto com uma pintura discreta deixarão você mais bonita e se sentindo mais autoconfiante. Mesmo que não pretenda sair de casa, arrume-se para esperar seu marido/namorado ou seus filhos. Nunca descuide da sua aparência. A auto-estima geralmente fica baixa no período pré-menstrual. Elevá-la é fundamental, pois você terá mais disposição para tudo e não se sentirá tão mal.

4 - Elimine o pessimismo
Aprenda a ter pensamentos otimistas. Alguns dias antes da menstruação, é freqüente você acordar pessimista, rancorosa, triste e sem esperança? Afaste o pessimismo tão logo ele apareça. Tente pensar de forma positiva.

5 - Cuidados com a dieta
A dieta deve ser equilibrada, com pouco açúcar e muita vitamina. Algumas regras básicas devem ser obedecidas:
- Faça pequenas refeições ao dia ao invés de três grandes;
- Limite a ingestão de calorias a 1.500 a 2.000 ao dia;
- Coma mais verduras e frutas;
- Evite tomar café e seus derivados, pois eles agravam a TPM;
- Reduza o sal da comida. Isso reduzirá o inchaço e conseqüentemente, os sintomas físicos, tais como dores nas pernas, nas mamas e na barriga;
- Evite doces. A ingestão de açúcar causa retenção de sal e água. Algumas mulheres podem se sentir aliviadas ao ingerir chocolates ou outros doces, apresentando melhora rápida da depressão e da ansiedade. No entanto, o benefício é temporário;
- Fuja do álcool. A ansiedade, a depressão e a diminuição da auto-estima podem acarretar aumento da ingestão do álcool no período pré-menstrual, o que, obviamente, nunca faz bem;
- Consuma, de preferência, alimentos que atuem como diuréticos, isso é, que façam o organismo eliminar mais água, tais como: morango, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião.

6 - Alivie a tensão conversando
Conversar ajuda a reduzir a tensão e a enxergar o problema com mais clareza. Fale com seu marido, seus filhos ou seus amigos sobre o que está sentindo. Assim, eles poderão ajudá-la não só evitando situações de atrito mas também no desempenho das tarefas.

7 - Execute uma coisa de cada vez
Durante os dias em que estiver com TPM, concentre-se nas tarefas mais importantes e adie as demais. Se achar que não pode deixar nada de lado, reflita: tem certeza de que não está superestimando a importância das coisas que faz?

8 - Faça mais sexo
A relação sexual, quando seguida de orgasmo, não somente reduz a tensão mas também a irritabilidade e a congestão pélvica.

Por Dra. Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM, do Hospital das Clínicas
Fonte Folha Online