sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

DIA DA INTERNET SEGURA

Cinco dicas de proteção digital no Dia da Internet Segura

1 - Cuidado com os downloads gratuitos
Arquivos oferecidos de graça na internet costumam ser armadilhas para pragas virtuais diversas. Não à toa, o termo “downloads gratuitos” é um dos mais propensos a conter vírus, segundo a Intel Security. Por isso, em PCs e dispositivos móveis, é importante baixar jogos e apps em sites e lojas oficiais.

2 - Evite redes Wi-Fi públicas
Para fugir de problemas, é importante que os usuários não façam uso de computadores e redes sem fio públicos para compras on-line ou acesso de dados confidenciais. Se desprotegidos, eles podem ser utilizados para roubar informações dos internautas, como senhas e dados bancários.
                     
3 - Proteja todos os dispositivos móveis
Ao pensar em segurança digital, muitas pessoas se lembram apenas de proteger os PCs e laptops. No entanto, pela importância que hoje possuem na vida dos usuários, tablets e smartphones também devem ter antivírus instalados, já que também carregam dados confidenciais e conectam-se à internet.

4 - Mantenha aplicativos e sistemas operacionais atualizados
Ainda nos dispositivos móveis, é importante não só o uso de dispositivos, mas também utilizar sempre a última versão compatível dos aplicativos e do sistema operacional do aparelho. Isso porque os fabricantes costumam corrigir falhas e vulnerabilidades a cada nova atualização de seus programas, diminuindo o risco de hackers e vírus se aproveitarem delas.

5 - Cuidado ao abrir e-mails
Lembre-se que ofertas imperdíveis e produtos que oferecem benefícios fabulosos com pouco ou nenhum esforço são frequentemente usados como iscas para golpes. Suspeite de e-mails mal configurados, mesmo vindos de remetentes conhecidos, e nunca clique em links recebidos por e-mail: se quiser acessar um conteúdo mencionado no e-mail, vá direto no site de origem.
Fonte O Globo Online