segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

COMO EVITAR O JET LAG


Quando estiver viajando de um fuso horário para outro, pode levar algum tempo até o seu corpo se ajuste. Enquanto isso, você vai ser agraciado com sintomas desagradáveis como fadiga, insônia, constipação, diarreia, confusão; o suficiente para fazer com que você busque freneticamente por uma cura para jet lag. Infelizmente, existem algumas coisas que você pode fazer seja para prevenir jet lag ou para ajudá-lo na recuperação quando você estiver com estes sintomas.

Passos
1. Prepare seu corpo para mudança de horário. A cada semana, adiante suas atividades ou atrase-as em uma hora, dependendo de onde você vai. Quanto mais fusos horários você passar mais cedo você deve começar. Isto dará a seu corpo uma chance de se ajustar gradualmente ao seu novo fuso horário.
Se a diferença de tempo for de várias horas, contudo, pode ser inconveniente passar a sua última semana ficando três ou quatro horas à frente ou atrás de todas as outras pessoas. Como alternativa, você pode mudar os seus horários de alimentação e de descanso em uma hora por dia.
A direção da viagem também influencia se você vai sentir jet lag ou não. Recomenda-se que você tente dormir mais cedo algumas noites antes da sua viagem se você estiver indo para leste, mas se você estiver indo para oeste, tente dormir mais tarde algumas noites antes.

2. Mantenha-se hidratado. No dia do seu voo, beba muito líquido. A desidratação é um dos sintomas do jet lag e o ar seco da cabine do avião não ajuda. Fique longe de quaisquer bebidas com álcool ou cafeína, já que os efeitos colaterais da desidratação podem causar mais mal do que bem.

3. Ajuste seu relógio para o horário do local de destino assim que o seu vôo começar. Isso ajuda você a se preparar mentalmente para um novo fuso horário.

4. Durma (ou fique acordado) como se você já estivesse lá. Se for manhã no lugar onde você vai, tente não dormir no avião. Se for noite no lugar onde você vai quando você estiver no avião, tente dormir. Use protetores de ouvido, máscara de dormir ou ligue o ar-condicionado (mais frias podem ajudar você a cair no sono mais rápido).

5.Em um voo longo, vale a pena comprar um assento do tipo leito. A qualidade do seu sono será muito melhor.
 6. Peça ao seu médico um tranquilizante de ação rápida se você estiver em um voo longo.
Se você precisar dormir no avião tem que escolher um assento mais espaçoso. Em um assento apertado da classe econômica com pouco espaço para as pernas, seu corpo irá produzir uma substância semelhante adrenalina que manterá seu sangue fluindo pelo seu cérebro, o que geralmente impede você de cair no sono. A disponibilidade de mais espaço para as pernas nos assentos da primeira classe ou da classe executiva ajuda o passageiro a dormir.

7. Coma como se você já estivesse lá. Evite comer a comida do avião, já que geralmente servida em um horário que é consistente com o fuso horário do qual você está saindo e não com aquele do lugar para onde você está indo. Se você estiver com fome, faça uma refeição leve até que você chegue ao seu destino e coma durante o que seria o horário de uma refeição normal naquele lugar.

Chegando ao seu destino    
1. Faça atividades e exercícios, de preferência ao sol. Se for amanhã no seu destino, passe o máximo de tempo que você puder do lado de fora. A exposição à luz solar irá ajudar seu cérebro a se ajustar ao novo fuso horário.
Mantenha-se ativo. Não vá pra o quarto do hotel e se sente na frente da tv. Se você precisa desesperadamente de uma soneca, durmo por 30 minutos. Se dormir mais do que isso irá piorar os sintomas do jet lag.
Se você está em uma viagem a trabalho, se divertir está fora de questão. Não tem problema; qualquer exercício (por exemplo, uma caminhada rápida) irá ajudar, fazer isso sob a luz do sol vai ter uma efeito ainda melhor. Não pode sair? Abra as cortinas do quarto do hotel me deixe entrar o máximo de luz do sol possível, faça alguns exercícios. Do lado de fora é melhor, mas qualquer exercício sobre a luz irá ajudar bastante. Seja criativo!

2. Faça refeições leves de acordo com seu novo fuso horário. Não é apenas o seu ciclo de sono que está se reajustando, mas também a sua rotina digestiva. Refeições grandes e pesadas podem tornar ainda mais difícil para seu corpo se adaptar e sintomas como constipação e diarreia vão deixar a sua viagem pouco desagradável.
   
3. Faça exercícios regulares à noite pela manhã. Irá ajudar você a ter um sono melhor se você se cansar logo antes de ir para cama (contanto que você se exercite algumas horas antes disso, para que seu corpo tenha tempo de se relaxar) e irá ajudar você a se sentir mais acordado pela manhã fazendo seu sangue fluir.

4. Tenha um café rico em proteínas na manhã da sua chegada. Irá ajudar você a ficar mais alerta.

5. Considere tomar melatonina. Melatonina é um hormônio que seu corpo naturalmente cria, geralmente antes de você ir para cama. Então tomar este hormônio na hora que você quer dizer ao seu corpo para ir dormir, pode ajudar seu relógio biológico a se ajustar ao novo fuso horário.
Se você tomar melatonina, o horário em que você vai fazer isso é crucial para ter sucesso. Você pode tomar cerca de meia hora antes da hora em que você quer dizer ao seu corpo que é a nova hora de dormir. Em outras palavras, não tome quando você quiser dormir, mas nao for a hora que voce quer que seu corpo sinta sono. Tome quatro dias antes de chegar ao seu novo destino.
Fale com seu médico antes de tomar melatonina para ter certeza de que é seguro para você.

Fonte Wikihow