quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SUA BIOGRAFIA REVELA AS ESCOLHAS DA SUA CARREIRA

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar

A origem da palavra carreira está atrelada as marcas que as bigas romanas deixavam no solo quando saiam de Roma, portanto, carreira é uma trilha que construímos através das nossas escolhas nas inúmeras pontes que a vida nos oferece.
As pessoas hoje em dia estão cada vez mais conscientes que a carreira é algo tão sério que não pode mais ser delegado a terceiros e nem a própria empresa. Fico assustado quando um aluno me diz que a empresa dele não tem um plano de carreira! Sempre digo nessas horas: Meu jovem é você que precisa ter um plano de carreia e cabe a sua empresa se tornar atraente para que você possa querer incluí-la no futuro. A empresa pode, quando muito, criar condições ou oferecer oportunidades e situações de desenvolvimento e de aprendizado, mas quem deve cuidar do seu destino é você.
Conhecer a própria biografia e entender as forças que atuam em nossas vidas é um dos instrumentos mais poderosos para quem deseja escolher o seu próprio destino. Na linha das pesquisas do pensador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), as referências para nosso desenvolvimento nas diversas fases da vida estão associadas a períodos de sete anos.


Tendo como estrutura de pensamento os setênios, procure listar sinteticamente alguns eventos significativos em sua trajetória com base nas perguntas a seguir e quais os sentimentos mais presentes:

Período de 0 a 7 anos
Qual a sua primeira lembrança? Que pessoas foram importantes para você?

Período de 7 a 14 anos
O que você mais gostava de fazer? Quem eram seus ídolos? O que você não gostava de fazer?

Período de 14 a 21 anos
Quais pessoas te marcaram nessa fase? Quais habilidades suas eram mais marcantes? Como você se relacionava com seus amigos e familiares?

Período de 21 a 28 anos
Onde você mais se destacou? Qual foi a maior conquista dessa fase?
Quais habilidades que você descobriu nessa fase?

Período de 28 a 35 anos
Seu tempo era dividido em quais fases? Quem são seus verdadeiros amigos? Que decisões importantes você precisou tomar? Qual foi seu maior desafio? Como você se saiu?

Período de 35 a 42 anos
Qual foi a grande responsabilidade que você assumiu? Quais foram os frutos que você colheu nestes anos? Que limites você percebeu nessa fase? Sua maior satisfação era…

Período de 42 a 49 anos
O que mudou na sua percepção nos âmbitos individual, familiar, social e profissional? Que habilidades foram essenciais nessa fase? Quais eram seus objetivos nesse período?

Período de 49 a 56 anos
Como você descreveria seu ritmo nessa fase? Como você aborda os problemas? Qual o papel das pessoas nas empresas?

Período de 56 a 63 anos
Como as pessoas te percebem? De que forma você se relaciona com os mais jovens Que habilidades foram essenciais nessa fase?

dica: em cada setênio pense também nas pessoas que estiveram presentes de forma mais significativa, que recordação mais forte cada setênio proporciona, e por ultimo, que nome ou título você daria para cada setênio?

Depois de responder as perguntas procure dar um passeio ou fazer uma atividade física. Na volta faça uma reflexão e tente identificar algumas pistas sobre as suas escolhas e os impactos na sua carreira.
Por Paulo Campos
Fonte Exame.com