quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CONCILIAR HORA DE ESTUDO E TRABALHO EXIGE DISCIPLINA

Segredo é organizar o tempo disponível na preparação para as provas dos concursos

Uma das maiores dificuldades dos candidatos a concursos públicos é conciliar o trabalho com os estudos. Para se dedicar às duas atividades, sem prejudicar a qualidade de vida, o segredo é a organização. Mas quem nunca fez concurso deve criar, num primeiro momento, o hábito de estudar. Para Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, é importante que o candidato comece com meta possível de ser batida.
“Quando já se sabe o que vamos estudar, é hora de abrir espaços na agenda, fazer uma planilha com os dias da semana divididos em horas, marcar todos os compromissos e ocupar o tempo disponível com o estudo das primeiras disciplinas”, aconselha o especialista.
Se possível, o candidato deve planejar o horário de trabalho para que sobre tempo no fim do dia para se dedicar à preparação para o concurso.
“O candidato deve começar a trabalhar durante a manhã para fugir do trânsito e evitar o estresse das conduções lotadas. Com isso, ele encerrará o expediente mais cedo e deve, portanto, procurar curso, biblioteca ou até espaço tranquilo em casa para estudar”, ensina Leonardo Pereira, diretor do IOB Concursos.
Cursos também podem ser aliados na preparação, pois ajudam os candidatos a separar uma parte do dia para o concurso, além de estimularem a concentração. “Fazer um curso reduz muito o tempo de preparação. Estudar sozinho é fundamental, o aprendizado é solitário, mas na maioria das vezes é importante contar com a ajuda de um professor para entender uma disciplina”, explica Estrella.
Alguns tipos de emprego, no entanto, têm níveis de cobrança que tornam mais difícil para o candidato conseguir um tempo livre. Nesses casos, Leonardo Pereira sugere que o candidato defina suas prioridades e, se for o caso, procure outro emprego, que o possibilite dedicação aos estudos para as provas.

Fins de semana devem ser aproveitados para estudar
Como a rotina dos candidatos que também trabalham durante a semana pode ser muito corrida e estressante, os fins de semana devem ser aproveitados ao máximo para recuperar o tempo perdido. O lazer, no entanto, não deve ser deixado de lado.
O servidor público Fabiano Rapozo foi aprovado em primeiro lugar no concurso para o INSS e conta que, para isso, foi preciso abrir mão do tempo com a família e amigos. Hoje, ele continua estudando para concursos na área fiscal. “A parte mais difícil é conciliar o trabalho com os estudos e o lazer. Procuro separar entre duas e quatro horas por dia para estudar, além de aumentar o ritmo no sábado e deixar um dia livre na semana para descanso”, explica.
Para Paulo Estrella, é fundamental manter o equilíbrio. “Para se manter no processo de preparação, a vida não pode ficar insuportável. Nos fins de semana, o candidato deve dividir o tempo para os estudos, mas também garantir tempo para diversão e família”, diz.
O especialista acredita que o apoio dos familiares e o convívio com amigos são importantes para ajudar o estudante a passar por essa fase.
Já Leonardo Pereira afirma que, para ser aprovado, o candidato precisa fazer alguns sacrifícios. “É natural que a pessoa busque uma folga durante a semana para descansar e fazer atividades físicas, mas é muito importante que ela tenha em mente o objetivo principal: ser aprovado no concurso”, orienta. De acordo com Estrella, os fins de semana devem ser usados para reforçar os estudos.

Fonte O Dia Online