segunda-feira, 28 de outubro de 2024

OS DOZE TRABALHOS (MISSÃO DOS SIGNOS)


"...E naquela manhã Deus compareceu ante suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, cada criança deu um passo à frente para receber o dom e a função que lhe cabia.

"Para ti, Aries, dou a primeira semente, para que tenhas a honra de plantá-la. Para cada semente que plantares, mais outro milhão de sementes se multiplicará em suas mão; Não terás tempo de ver a semente crescer, pois tudo o que plantares criará cada vez mais e mais para ser plantado. Tu serás o primeiro a penetrar o solo da mente humana levando Minha Idéia. Mas não cabe a ti alimentar e cuidar dessa idéia, nem questioná-la. Tua vida é ação, e a única ação que te atribuo é a de dar o passo inicial para tornar os homens conscientes da Criação. Por este trabalho, Eu te concedo a virtude do Respeito por Si Mesmo"..

" Silenciosamente, Áries retornou a seu lugar"

"Touro: a ti Eu dou o poder de transformar a semente em substância. Grande é a tua tarefa, e requer paciência; pois tens que terminar tudo que foi começado, para que as sementes não sejam dispersadas pelo vento. Não deves, assim questionar; também não deves mudar de idéia no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço. Para isso, Eu te concedo o dom da Força. Trata de usá-la sabiamente!"

"E Touro voltou a seu lugar"

"A ti, Gêmeos, Eu dou as perguntas sem respostas, para que possas levar a todos um entendimento daquilo que o homem vê ao seu redor. Tu nunca saberás por que os homens falam ou escutam, mas em tua busca pela resposta encontrarás o Meu dom, reservado a ti: Conhecimento

"E Gêmeos voltou ao seu lugar"

"A ti, Câncer, a atribuo a tarefa de ensinar aos homens a emoção. Minha Idéia é que provoque neles risos e lágrimas, de modo que tudo o que eles vejam e sintam desenvolva uma plenitude desde dentro. Para ti, Eu te dou o dom da Família, para que tua plenitude possa se multiplicar."

"E Câncer voltou ao seu lugar"

"A ti, Leão, atribuo a tarefa de exibir ao mundo Minha Criação em todo o seu esplendor. Mas deves ter cuidado com o orgulho, e sempre lembrar que é Minha a Criação, e não tua. Se o esqueceres, serás desprezado pelos homens. Há muita alegria em teu trabalho; basta fazê-lo bem. Para isso Eu te concedo o dom da Honra".

"E Leão voltou ao seu lugar"

"A ti Virgem", peço que empreendas um exame de tudo o que os homens fizeram com a Minha Criação. Terás que observar com perspicácia os caminhos que percorrem, e lembrá-los de seus erros, de modo que através de ti Minha Criação possa ser aperfeiçoada. Para que assim o faças, Eu te concedo o dom da Pureza."

"Virgem retornou ao seu lugar"

"A ti, Libra, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente dos seus deveres para com os outros; para que ele possa aprender a cooperação, assim como a habilidade de refletir o outro lado de suas ações. Hei de te levar onde quer que haja discórdia, e por teus esforços te concederei o dom do Amor".

"E Libra voltou ao seu lugar"

"A ti, Escorpião darei uma tarefa muito difícil. Terás a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não te darei a permissão de falar sobre o que aprenderes. Muitas vezes te sentirás ferido por aquilo que vês, e em tua dor te voltarás contra Mim, esquecendo que não sou Eu, mas a perversão de Minha Idéia, o que te faz sofrer. Verás tanto e tanto do homem enquanto animal, e lutarás tanto com os instintos em ti mesmo, que perderás o teu caminho; mas quando finalmente voltares, terei para ti o dom supremo da Finalidade.

"E Escorpião voltou ao seu lugar"

"A ti, Sagitário, Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da Minha Idéia eles se tornam amargos. Através do riso darás ao homem a esperança, e por ela voltarás seus olhos novamente para Mim. Chegarás a ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires, conhecerás a inquietação. A ti, Sagitário darei o dom da Infinita Abundância, para que te possas expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão, e levar aí a luz."

"E Sagitário voltou ao seu lugar"

"De ti, Capricórnio, quero o suor da tua fronte, para que possas ensinar aos homens o trabalho. Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros; mas, pelo jugo te tua carga, te concedo o dom da Responsabilidade".


"E Capricórnio voltou ao seu lugar"

“A ti, Aquário, dou o conceito de futuro, para que através de ti o homem possa ver outras possibilidades. Terá a dor da solidão, pois não te permito personalizar o Meu amor. Para que possas voltar os olhares humanos em direção a novas possibilidades, Eu te concedo o dom da Liberdade, de modo que, livre, possas continuar a servir a humanidade onde quer que ela esteja."

"E Aquário voltou ao seu lugar"

"A ti, Peixes, dou a mais difícil de todas as tarefas. Peço-te que reúnas todas as tristezas dos homens e as traga de volta para Mim. Tuas lágrimas serão, no fundo, Minhas lágrimas. A tristeza e o padecimento que terás de absorver são os efeitos das distorções impostas pelo homem à Minha Idéia, mas cabe a ti levar até eles a compaixão, para que possam tentar de novo. Por esta tarefa, Eu te concedo o dom mais alto de todos: tu serás o único de Meus doze filhos que Me compreenderás. Mas este dom do Entendimento é só para ti Peixes, pois quando tentares difundí-lo entre os homens eles não te escutarão."

"E Peixes voltou ao seu lugar"

"... Então, Deus completou: cada um de vós é perfeito, mas não compreendereis isto até que vós doze sejais Um. Agora vão! E as doze criaturas foram embora executar sua tarefa da melhor maneira..."

ENCERRANDO CICLOS...


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.
Se insistirmos em permanecer nela mais que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedido do trabalho? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.
Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus filhos, seus amigos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardio, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração – e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixa ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não tem data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – NADA É INSUBSTITUÍVEL, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.
(Paulo Coelho)

QUAL É A SUA IDENTIDADE CÓSMICA?

TERMOS DE SUA MISSÃO

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

CONDÔMINO, USUFRUTUÁRIO, INQUILINO E MORADOR TÊM DIREITOS E DEVERES IGUAIS?

As diferenças entre eles começam pelas definições: o condômino é o proprietário da unidade. Já o usufrutuário, de acordo com o advogado especialista em direito condominial, Alberto Calgaro, é o titular de todos os direitos de posse (pode usar, alugar a terceiros, emprestar), sem, no entanto, dispor da propriedade do imóvel.

O caso mais comum de usufruto é aquele em que os proprietários de um imóvel, visando evitar a necessidade de realizar inventário quando vierem a falecer, já partilham em vida os bens de sua propriedade aos seus herdeiros legais. Neste caso, é feita a transferência, instituindo o usufruto vitalício dos imóveis. Após o falecimento dos proprietários, desaparece o usufruto e os herdeiros passam a dispor integralmente do bem.

Inquilino ou locatário é aquela pessoa que, em virtude de um contrato de locação, assume a posse de um imóvel mediante pagamento mensal de um aluguel. Com a locação, o inquilino assume os direitos de posse e uso do bem, enquanto durar o contrato. Já o morador é toda pessoa que resida no condomínio.

Embora existam diferenças, todos estão obrigados a cumprir as normas condominiais, ao mesmo tempo em que gozam dos direitos previstos na convenção (usar áreas comuns, a unidade autônoma, etc). Entretanto, alguns detêm mais poderes e responsabilidades que outros. É o caso do condômino, que possui garantias e obrigações exclusivas.

De acordo com Calgaro, somente o proprietário tem, por exemplo, o direito de participar das assembleias, e, estando quite, votar e ser votado. No entanto, na ausência do proprietário, o inquilino, usufrutuário ou morador poderá participar da assembleia, desde que o assunto discutido não envolva despesas extraordinárias, já que esses temas cabem, apenas, ao proprietário, a não ser mediante procuração – documento que delega os poderes representação do proprietário, incluindo o voto, à outra pessoa.

Reunião

Finalmente, toda a relação jurídica do condomínio é tratada com o condômino. Perante o condomínio, o responsável pelo pagamento da taxa condominial é sempre o proprietário. Mesmo que haja um contrato particular de locação celebrado entre o proprietário e o inquilino prevendo que o locatário assuma a responsabilidade de pagar a taxa condominial durante a vigência do aluguel, a responsabilidade permanece sendo do condômino. Inclusive no caso das multas por infração ao Regimento Interno que não foram pagas pelo locatário, quem responde legalmente por elas é o proprietário, cabendo ação de regresso contra o inquilino.

Segundo o advogado, se o inquilino, ou qualquer outro morador, deixar de pagar a taxa condominial, o condomínio deverá propor ação de cobrança contra o condômino proprietário do imóvel. No caso de existência de usufruto devidamente averbado na matrícula da unidade junto ao Registro Imobiliário, em caso de inadimplência, deve o condomínio propor a ação contra todos – proprietários e usufrutuários do imóvel.

Fonte CondomínioSC

terça-feira, 22 de outubro de 2024

7 SEGREDOS PARA DEIXAR O SEU CURRÍCULO MAIS ATRAENTE

Na crise, é preciso lutar para se diferenciar da concorrência. Veja 7 ideias para deixar o seu currículo mais convidativo

A dificuldade de ser contratado em meio à crise brasileira tem um efeito incontornável: além de investir como nunca em qualificação, é preciso lançar mão de recursos cada vez mais criativos e sofisticados para se diferenciar da concorrência.
A batalha por um emprego já começa na estratégia de confecção do currículo. A forma e o conteúdo do documento compõem o “cartão de visitas” de um profissional: a depender desses fatores, o recrutador pode eliminá-lo de cara ou resolver chamá-lo para uma entrevista.
Além de uma estrutura adequada, o CV precisa ter certos atrativos para fisgar a atenção do headhunter, estimular uma leitura mais atenta e comunicar rapidamente o potencial do candidato para preencher a vaga.
Recrutadores ouvidos por EXAME.com contam alguns segredos que tornam o documento mais convidativo. Confira a seguir:

1. Transforme parágrafos em listas
Grandes blocos de texto desestimulam a leitura — ainda mais no caso de um recrutador cansado de examinar tantos currículos. Na hora de descrever as atribuições que você teve em cada emprego, troque os parágrafos por listas de frases ou bullet points. Pode parecer só um detalhe, mas esse formato mais “digerível” impedirá que o seu currículo seja descartado simplesmente por parecer cansativo, diz Lucas Nogueira, gerente de divisão da Robert Half.

2. Use fontes clássicas e prefira uma formatação arejada
Steve Jobs dizia que design não é a aparência de uma coisa; é como ela funciona. Currículos não são iPhones, mas também obedecem à máxima do criador da Apple: seu efeito sobre o leitor depende muito do seu visual. Segundo Nogueira, CVs atrativos usam fontes sóbrias e fáceis de ler, como Arial ou Times New Roman. O espaço ideal entre as linhas é de 1,5 e é importante inserir espaços entre os parágrafos para “oxigenar” a página.

3. Diga o máximo possível com poucas palavras
Uma redação clara e concisa é um dos segredos de um currículo atraente. “O texto deve ser o mais enxuto possível, isto é, deve conter uma apresentação resumida das informações mais relevantes sobre você”, diz Larissa Meiglin, psicóloga e supervisora de consultoria ao candidato da Catho. Ser objetivo não significa ser lacônico ou impreciso: o ideal é comunicar tudo e apenas o que importa, sem sobrar nem faltar nada.

4. Use palavras-chave da sua área
Ao pegar um currículo nas mãos, o recrutador não faz uma leitura linear, do início ao fim. Sua primeira atitude é percorrer o documento rapidamente com os olhos, por cerca de 10 segundos, em busca de expressões básicas que indiquem o perfil daquele profissional. “É fundamental que o currículo tenha palavras-chave da sua área, como nomes de sistemas, linguagens, projetos e certificados específicos no caso de um profissional de TI, por exemplo”, orienta Nogueira. Ao “bater o olho” nesses termos, o avaliador já terá uma ideia de que tipo de profissional você é e poderá se dispor a uma leitura mais atenta.

5. Ponha o mais importante no começo
Outra forma de favorecer uma rápida compreensão do documento é organizar as informações por ordem de relevância, isto é, do mais ao menos pertinente para a vaga em questão. A dica de Luís Fernando Martins, diretor da Hays Response, é usar a primeira página como uma espécie de folha de rosto, na qual deve constar um “mini currículo” com os dados mais importantes sobre a sua formação, experiências, qualificações e diferenciais. Na segunda página, você pode apresentar essas informações com mais detalhes.

6. Mostre algo da sua personalidade
Ao contrário do que muita gente acredita, é perfeitamente aceitável e até recomendável incluir algo sobre as suas atividades extracurriculares no currículo. Pratica natação há vários anos? Participa de uma ONG que planta árvores pela cidade? Criou uma banda de blues? Segundo Martins, vale mencionar essas atividades para mostrar um pouco de quem você é fora do escritório. “Hoje as empresas têm valorizado muito o aspecto comportamental do candidato, então um currículo que traz dados dessa natureza chama bastante atenção”, explica. Só evite o autoelogio: falar sobre o seu perfil pessoal é diferente de se descrever como alguém perseverante, dedicado ou criativo , por exemplo.

7. Faça um documento “sob medida”
O segredo definitivo para fazer um currículo atraente é adaptá-lo às expectativas e características específicas do potencial empregador. Quanto mais customizado, melhor. Se a empresa busca um profissional com perfil ligado à gestão de projetos, por exemplo, coloque em evidência todos os cursos e experiências que você já teve na área. Se o empregador é uma startup “descolada”, aposte em um layout mais criativo e destaque os seus projetos mais arrojados. “Em vez de mandar um currículo genérico, envie algo que você fez pensando especialmente no estilo e na cultura daquela organização e nas exigências da vaga”, orienta Meiglin. “Só isso já é suficiente para colocar um candidato a anos-luz da concorrência”.
Por Claudia Gasparini
Fonte Exame.com

2 EXERCÍCIOS EFICIENTES PARA TREINAR LEITURA DINÂMICA


Correndo atrás do tempo, ponteiros rodeiam o centro do relógio enquanto o pensamento desfocado também dá  lá as suas voltas e vai levando a atenção para longe dos livros e apostilas. Efeito colateral de longas jornadas de estudos, a baixa concentração é reclamação constante entre estudantes e concurseiros, segundo Felipe Lima especialista em memorização e coach da SouGenius.
Algumas ações simples podem reverter o cenário, diz Lima. Estudar ouvindo músicas que estimulem a concentração, em volume baixo, é uma delas. Melhorar a postura também ajuda. “Sentar-se de forma inadequada, com as costas curvas e forçando o pescoço pode provocar sono, prejuízos à atenção e até lesões musculares e na coluna”, diz Lima.
Resolver exercícios antes mesmo de assistir a uma aula ou ler a teoria é outra maneira de estimular a concentração. Lima recomenda a estudantes que respondam de 5 a 10 questões sobre um assunto antes de começar a estudá-lo. Deixar de fazer intervalos é uma armadilha, de acordo com ele. O momento da pausa não é algo fixo e vai depender do nível de fadiga e desgaste mental. “Pare quando cansar, faça uma breve pausa e retome com mais energia”, diz.
Estes hábitos somados ao treinamento de leitura dinâmica que ele indica vão melhorar o rendimento nos estudos. Confira:

8 minutos diários de treinamento
Oito minutos já trazem resultados ligados à compreensão, concentração e velocidade de leitura. Mas, o treino precisa ser diário. “É possível até treinar mais tempo, por 30 minutos ao dia, dividindo-os em ciclos de 10 minutos”, diz.
A indicação é dividir o tempo dedicado ao treino para realizar dois exercícios, alternadamente.

1. EMO: exercício da musculatura ocular
Erga os dedos das mãos na altura dos olhos, dando 30 centímetros de distância entre uma mão e outra. “Você pode segurar um livro entre as mãos apenas para servir como régua e distanciar adequadamente as suas mãos”, indica.
Baixe gratuitamente os toques do metrônomo disponíveis no site da Sou Genius para começar o treino. “A cada toque, olhe para a ponta de um dos dedos. Simples assim. Use toques cada vez mais rápidos quando sentir facilidade o realizar os exercícios”, diz. Os toques são apenas recursos para ditar o ritmo da prática do EMO e não são indicados para estudar.

2. EO1: exercício ocular um
O material deste exercício é uma folha com 80 palavras distribuídas em uma tabela de 20 linhas e quatro colunas. Levante-a até que a parte de cima fique à altura dos olhos. Ao toque do metrônomo, tente ler as quatro palavras de cada coluna na primeira linha da tabela.
Com o segundo toque desça o olhar para a linha debaixo e prepare-se para ler as quatro próximas palavras assim que o próximo soar. “Note que no início você não vai conseguir ler as quatro palavras de cada linha, mas com o treinamento haverá evolução e você vai conseguir ler cada vez mais palavras”, diz Lima.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com - Carreira

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

CYBERBULLYING: VIOLÊNCIA E SOFRIMENTO EM TEMPOS DE “MUNDO CÍBRIDO”ÍBRIDO”


Com o advento da internet e a popularização dos computadores pessoais e smartphones, deu-se o ponto de partida para o surgimento do cibridismo, característica marcante do século XXI. O termo ciber (Digital) + híbrido (Mistura) designa a fusão dos mundos físico e virtual, que só é possível com ajuda da tecnologia – via internet, computadores e inovações digitais. Em certo sentido, podemos dizer que não existe mais somente uma realidade para cada pessoa, pois o mundo físico (offline ou desconectado) se funde com o virtual (online ou conectado) na sociedade contemporânea, criando essa nova realidade híbrida.
Tal fenômeno impacta de modo contundente, especialmente a vida de crianças e jovens. Ambos são chamados de nativos digitais, já que nasceram em um mundo mergulhado em tecnologia, convivendo intensamente no mundo virtual com familiares, amigos e membros de sua comunidade.
Como nessa faixa etária a escola ocupa um lugar central em suas vidas, esse espaço tem um importante papel no processo de desenvolvimento psicossocial, reverberando no cyberespaço vários aspectos do âmbito escolar, em especial a violência. Na maioria dos casos, essa é a matriz geradora do chamado cyberbullying, termo de origem inglesa composto pelas palavras cyber e bullying, tendo bully um significado próximo ao nosso “valentão”, originado de Bull (touro),na sua designação literal.
Episódios de violência, sofrimento e humilhação no âmbito escolar caracterizam o bullying, revestindo-se de um componente ainda mais perturbador no contexto do cyberbullying, modalidade de agressão no mundo virtual. Quando há um episódio qualquer de violência no mundo real (seja ele caracterizado ou não como bullying), os agressores são facilmente identificados e confrontados na escola, como em qualquer outro lugar, pois os envolvidos são pessoas físicas, identificáveis e conhecidas.
Já no caso da “perturbação online”, a situação é muito mais complexa. A identificação dos agressores é bem mais difícil, pois seu autor pode criar um perfil falso em um blog, Twitter ou Facebook, tornando seu combate mais complexo e perturbador.
Segundo especialistas, acrescente escalada do cyberbullying está ligada a uma cultura individualista e competitiva, que marca o advento da sociedade contemporânea. O combate desse fenômeno será tão mais exitoso quanto maior for a interferência dos variados protagonistas do espaço escolar: pais, professores, gestores e comunidade.
Por isso, defendo o estímulo à convivência com o diferente e a construção de práticas solidárias, por meio do exercício da cidadania, de atividades esportivas e manifestações artísticas, como teatro, dança e sarau de poesias, entre outras. Elas colaboram para fortalecer a solidariedade e o respeito mútuo, criando condições para reduziras práticas de cyberbullying e minorar seus impactos.
A tarefa dos pais também é gigantesca: criar laços de proximidade na vida dos filhos que não se restrinjam ao mundo físico. Isso, além de acompanhar de perto o mundo virtual deles por meio de diálogo, convívio e cumplicidade, protegendo-os de ameaças virtuais da mesma forma como se preocupam com sua integridade física.
Por Claudio Paris
Fonte Última Instância

AS ARMADILHAS DO HOME OFFICE E DA JORNADA FLEXÍVEL

Confira o que pode comprometer seus resultados quando não há horário fixo para chegar ao escritório ou quando o trabalho é em esquema de home office

Desorganização é uma das armadilhas do home office

Se a adoção de jornadas flexíveis e do uso do home office é um caminho sem volta para as empresas, como disse David Ulrich, professor de gestão na Ross School of Business durante o fórum HSM – Gestão e Liderança, é preciso também que haja uma mudança de mentalidade por parte dos profissionais.
É o que defende o coach e consultor empresarial Maurício Seriacopi. “Sou contra relógio de ponto e a favor do uso do home office e da flexibilização da jornada, sinto que as empresas até querem fazer isso, mas, muitas vezes, não encontram a conscientização em seus colaboradores”, diz.
Esta consciência a que Seriacopi se refere pode ter faltado a alguns funcionários do Yahoo! e motivado a presidente da empresa, Marissa Mayer, a banir o uso do home office. A partir de junho, todos os funcionários deverão trabalhar nos escritórios da empresa.
Muito embora há quem afirme trata-se de uma estratégia para reduzir custos e estimular demissões voluntárias, em comunicado aos funcionários Jackie Rese, vice-presidente executiva de pessoas e desenvolvimento, afirmou que “velocidade e qualidade são muitas vezes sacrificadas quando se trabalha de casa”.
A pergunta que fica é: se a produtividade tivesse crescido no Yahoo!, Mayer teria tomado esta decisão de abolir estes benefícios aos seus funcionários? Por isso é importante que quem tenha a opção de trabalhar em casa ou fazer o seu horário no escritório, fique atento a algumas armadilhas que podem comprometer os resultados desestimulando assim a adoção destes benefícios pelas empresas. Confira quais são elas, segundo dois especialistas consultados:

1 Indisciplina
É a principal armadilha para quem pode chegar a hora que bem entender no escritório ou para aqueles que podem trabalhar de casa. “Com a liberdade, muitas vezes a pessoa vai adiando e quando vê já está chegando perto da hora do almoço no escritório”, diz Seriacopi.
O risco é estar disponível no escritório durante poucas horas do horário comercial, quando a maior parte dos funcionários está presente, diminuindo o tempo para reuniões com clientes ou outros departamentos, por exemplo.
Não ter que sair de casa também pode dificultar que o profissional entre no ritmo do expediente, diz Seriacopi. “Se trabalhar de pijama, a pessoa não entra no clima”, diz ele.“Não é porque a pessoa está a 5 metros do quarto que vai trabalhar deitado na cama”, diz o coach Homero Reis.
Dica: mantenha uma rotina de horários, e se arrume como se tivesse que ir ao escritório. “A disciplina tem que ser a mesma de que se tivesse que estar no escritório”, recomenda Seriacopi.

2 Desorganização
Não determinar um local específico para trabalhar, usando espaços como a sala de estar ou o quarto pode comprometer a organização.
“Esses espaços acabam sendo fuga de energia”, diz Seriacopi. Material de trabalho e objetos pessoais misturados podem resultar em perda de tempo para encontrar documentos e papéis importantes.
Dica: “É preciso transformar o ambiente em um local voltado para os negócios, com espaço para guardar livros e documentos”, indica Seriacopi.

3 Interrupções
Já que você está em casa, parentes resolvem aparecer, tarefas domésticas precisam ser feitas, telefone e campainha não param de tocar. Neste cenário manter a concentração é quase impossível.
Dica: “Avise as pessoas que frequentam a casa que você está ali para trabalhar, faça com que todos percebam e respeitem a sua atividade”, recomenda Seriacopi.

4 Falta de planejamento de metas
Para Reis, a indefinição objetiva das entregas a serem feitas é um risco. “A pessoa pode ficar sem a definição operacional da tarefa objetiva e concreta”, diz.
Sem o chefe trabalhando ao lado o tempo todo, a cobrança pode diminuir no dia a dia comprometendo as metas mensais, semestrais ou anuais. Se os horários de expediente não batem, as conversas de feedback podem não ser mais tão constantes.
Dica: “Planejamento é muito importante no home office”, lembra Reis. Estabeleça metas diárias, ainda que o seu chefe não as determine. Tente manter conversas constantes com seu chefe, combinando previamente horários para pequenas reuniões, se a sua jornada for flexível.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com

sábado, 19 de outubro de 2024

MERIDIANO

O meridiano que está centro do rosto e da testa. Quando você toca na superfície da pele na testa, ativa o centro de energia sob a pele. A pressão suave (a mesma que você usaria para pressionar o botão do elevador) pode ativar o fluxo de energia bloqueada anteriormente para restaurar o equilíbrio.

A energia fica bloqueada devido a trauma físico e emocional que experimentamos. Segundo a medicina tradicional chinesa, o fluxo de energia é necessário para uma boa circulação e todas as nossas funções corporais. Massagem e aplicação de pressão no meridiano de energia na testa pode melhorar a sua circulação, reduzir a tensão muscular e estimular o funcionamento do cérebro.

Quando você massageia este ponto em sua testa, trabalha com a energia Yang. A energia começa na cabeça e flui para o resto do corpo.

Esse ponto em sua testa é chamado de Ponto de Terceiro Olho. Ele está localizado entre as sobrancelhas, ligeiramente acima da ponte superior onde o nariz se encontra com a testa.

Aplicar pressão a este ponto na testa ajuda a melhorar a concentração, alivia dores de cabeça, e também pode ajudar com o esforço dos olhos se você estiver em um computador por muitas horas por dia. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, massagear este ponto também pode ajudar a fortalecer seu senso de intuição.

Aplicar pressão no ponto entre as sobrancelhas de 45 segundos a 1 minuto para experimentar os benefícios deste ponto na testa.

Você também pode usar uma leve pressão ou massagear entre as sobrancelhas três polegadas acima desse ponto em uma linha vertical.

EQUILIBRE SEUS 3 CÉREBROS

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

A HERMENÊUTICA E O GÊNIO DA LÂMPADA


O jovem Bossinha adorava a fama de menino levado que mantinha entre seus coleguinhas e professores. Por sua causa, ninguém mais brincava de “lâmpada mágica”, na escola. Fora dele a idéia de “escravizar” o Gênio, sempre pedindo “mais infinitos pedidos,” algo que tirou a graça da brincadeira, mas que gerou inveja entre os meninos e as meninas. Eles frustrados por não serem os autores da idéia brilhante; elas enfeitiçadas pela personalidade ousada e indomável do anti-herói.
Hoje, 15 anos depois, Bossinha é mais conhecido como Doutor Bossalino P. Dante, advogado.
Um dia, ao inventariar os despojos de uma massa falida, na qualidade de síndico, o Dr. Bossalino deparou-se com uma antiga lâmpada a óleo. Riu, relembrando as repetidas situações de sua infância em que brincara de “gênio da lâmpada”, e, instintivamente, esfregou o objeto. Foi quando um gênio materializou-se em sua frente:
– Concedo-vos três desejos, quaisquer que sejam, com apenas duas restrições: o livre arbítrio de ninguém poderá ser restringido, assim como vida alguma poderá ser retirada ou devolvida.
– Pois o que desejo são infinitos pedidos! – respondeu Dr. Bossalino, orgulhoso de sua esperteza.
O Gênio riu muito. Considerou ofensiva a pretensão do advogado. Esclareceu que a regra era clara e que se tratavam de apenas três pedidos. Por seu lado, Dr. Bossalino não se convencia. Entendia que a única restrição era o direito à vida e ao livre arbítrio. Assim sendo, não haveria vedação a que se fizesse infinitos pedidos.
 A questão acabou no Judiciário. O Gênio estava tão convencido do seu direito que disse ser pela honra que aceitava qualquer que fosse a decisão da Justiça, afinal, num passe de mágica, poderia encerrar a questão, se quisesse. No recurso de apelação apreciado pelo TJ estadual, a sentença foi mantida na íntegra:
"A controvérsia deve ser resolvida a partir da hermenêutica. Assiste razão ao autor, segundo o critério literal de interpretação, o fato de que em matéria de contratos particulares, o que não é proibido é permitido. Entretanto, o Direito não se socorre de apenas uma modalidade interpretativa. Teleologicamente, ou seja, perquirindo-se a finalidade a que a cláusula se destina, observa-se que o contrato em exame é criado como uma forma de agradecimento ao ato de libertação de uma situação de cárcere. É inadmissível que um ato proposto em agradecimento a uma libertação se transformasse, em uma nova situação de aprisionamento. Soma-se a isso, o fato de a pretensão do autor afrontar o disposto no art. 113 do Código Civil Brasileiro, segundo o qual ´os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé´ ...”
O aresto lembrou que "no Direito Comparado, encontra-se o precedente do Sr. Aladim, onde o contratante teve direito a apenas três pedidos".
Julgada improcedente a ação, o autor foi condenado como litigante de má-fé, por usar o expediente processual para subjugar alguém à condição de escravo. Mas juiz e tribunal ressalvaram que "entretanto, o efeito da decisão é apenas o de invalidar a pretensão de infinitos pedidos, não eximindo o réu de atender aos demais pedidos do autor, que, corolário lógico, não poderão ser de infinitos pedidos"(...).
O efeito da decisão final foi devastador para o Dr. Bossalino, que verteu lágrimas. O Gênio, na condição de ser superior, comoveu-se com a cena. Compreendia, agora, o espírito juvenil do advogado. Por esta razão, e observando que ainda lhe devia pedidos, foi ao seu encontro e os dois tiveram uma conversa reconciliadora. Com um olhar humilde, Bossalino indagou:
– Quer dizer que, pela honra, você seria capaz de se submeter à condição de meu escravo?
– Exatamente. Neste caso, sim, pois a honra é a principal qualidade exigida para a posição de “gênio da lâmpada” - foi a resposta.
– Devo fazer um pedido, então? - Bossalino mantinha o olhar humilde.
– Por favor, meu amo... – disse sorridente o Gênio.
- Gostaria que minha ação fosse procedente.
Por Rafael Berthold

EXTERIOR x INTERIOR

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

OBRAS E REFORMAS - O QUE FAZER E COMO DENUNCIAR OBRA IRREGULAR NO CONDOMÍNIO


Síndicos e moradores devem estar atentos para a ocorrência de obra irregular no condomínio. Falta de licença autorizada pelos órgãos públicos, não adequação aos padrões de segurança ou descumprimento de normas estão entre as razões

Obras e reformas acontecem com frequência nas unidades de moradores e também nas áreas comuns. E, infelizmente, a ocorrência de obra irregular no condomínio é muito comum. Normalmente, acontece por falta de conhecimento tanto dos proprietários como do síndico, ocasionando inúmeros prejuízos e riscos às pessoas.

Para fazer intervenções nos apartamentos, ou no próprio prédio, é necessário contar com toda uma documentação obrigatória. Isso para garantir a segurança de todos os moradores, evitar multas e problemas com embargos.

Para evitar esse tipo de situação, criamos este conteúdo para ajudar a evitar problemas tanto para os condôminos quanto os síndicos na hora de realizar reformas e intervenções, seja em seus apartamentos, seja no empreendimento.

O que é embargo de obra?

O embargo de obra acontece quando uma obra ou reforma é paralisada por tempo indeterminado. Isso ocorre quando a lei não é obedecida ou o projeto não possui licença autorizada.

O principal objetivo da paralisação de uma obra é proteger os envolvidos na construção e adequar todo o empreendimento aos padrões de segurança.

Para que a obra seja liberada e retorne às atividades normais, é necessário cumprir todas as exigências impostas pela fiscalização e pela Prefeitura.

Quando uma obra pode ser embargada?

Geralmente, uma obra é embargada quando não oferece segurança aos trabalhadores ou quando desobedece à lei. Há também outros motivos, como:

- Licença não autorizada;

- Obra sem aprovação da prefeitura.

No caso dos riscos à saúde do trabalhador, as obras precisam respeitar a Norma Regulamentadora número 3 (NR 3). Quando isso não acontece, a obra é embargada e só pode retornar quando todas as regras forem cumpridas.

Entre os principais riscos analisado pelo fiscal, temos:

- Risco de morte;

- Acidentes graves ou leves.

Já para quem constrói sem ter uma licença autorizada, também corre o risco de ter a sua obra paralisada. Para que a construção ocorra, é necessário solucionar as pendências judiciais relacionadas à autorização.

Quanto à aprovação da prefeitura, é importante que você comunique o órgão a respeito da realização de alguma obra. Cada município possui as suas normas para aprovar construções e cada prefeitura emite um alvará de funcionamento, garantindo a legalidade da obra.

Mesmo em intervenções mínimas, com poucas alterações na construção, é necessário informar à prefeitura da sua cidade sobre as mudanças.

Quem pode embargar uma obra?

O poder público pode ser acionado por moradores e proprietários para que uma obra seja suspensa.

Órgãos como a prefeitura, o CREA e o IBAMA, podem paralisar obras e aplicar multas aos responsáveis, mesmo que sejam propriedades particulares, como apartamentos ou residências em condomínios.

Quando há obra irregular no condomínio, o síndico deve agir para que a obra seja interrompida. Além de solicitar ao proprietário a interrupção e regularização da obra, o síndico pode tomar medidas mais drásticas se necessário, como não autorizar a entrada de materiais e de prestadores de serviço na unidade até que tudo esteja em conformidade.

São exemplos: obras que estão comprometendo a estrutura do prédio ou que estão acontecendo de forma irregular, sem o atendimento às regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 16.280.

Para que a obra seja efetivamente impedida, é necessário que o síndico faça uma denúncia na prefeitura da cidade. Assim, um fiscal será enviado ao local para realizar todos os trâmites.

Agora que você já sabe o que é um embargo de obra e quem são os responsáveis por fazer essa paralisação, é hora de saber como lidar quando é o próprio condomínio que está realizando obras irregulares.

Como o síndico deve proceder em casos de obra irregular no condomínio?

Todo condomínio precisa de reformas e manutenções. A prática de realizar obras é bem comum e muito importante para oferecer o melhor espaço para os condôminos.

Porém, é possível que algumas construções estejam irregulares e as chances de serem embargadas acabam sendo maiores.

Para evitar esses problemas, o síndico deve se resguardar. O ideal é ter em mãos toda a documentação completa e em dia, além da autorização do licenciamento para realização da obra.

Outro ponto importante é que toda intervenção condominial, seja para reformas, construções ou manutenções, devem ser levadas para discussão e aprovação em assembleia.

A seguir, veja com mais detalhes as principais responsabilidades do síndico quanto a obras no condomínio:

- Organizar o horário de trabalho dos prestadores de serviço;

- Disponibilizar todos os materiais para a construção da obra e equipamentos de proteção individual (EPIs);

- Atualizar o Manual de Operação, Uso e Manutenção do condomínio;

- Ter todas as documentações referentes à reforma e encaminhá-las para os setores responsáveis analisarem;

- Comunicar aos condôminos o período de realização da obra no empreendimento e os horários.

Quanto às documentações necessárias, é importante que o síndico tenha:

- Plano para a realização da obra ou reforma;

- Projeto;

- Descrição completa sobre a obra e a segurança do prédio;

- Análise;

- Detalhes sobre possíveis alterações na edificação;

- Registro da situação do prédio antes e depois da reforma.

Além disso, é importante que o síndico sempre vistorie as obras e reformas nas áreas comuns do condomínio, pois se houver alguma irregularidade, providências devem ser tomadas para a normalização. Importante lembrar que o síndico responde civil e criminalmente pelo condomínio.

O ideal é sempre estar acompanhado de um engenheiro de sua confiança para verificar possíveis problemas e evitar prejuízos.

Quais cuidados os moradores devem ter com obras nas unidades?

Quando as reformas e manutenções acontecem nas unidades autônomas dos condomínios, é importante que os moradores também tomem alguns cuidados.

Além do excesso de barulho, algumas obras que você, condômino, está realizando em seu apartamento podem ter irregularidades.

Informar ao síndico sobre a necessidade da reforma é o primeiro passo para se resguardar e evitar problemas.

Outro fator importante é que você deve ter conhecimento sobre o regimento interno do condomínio a respeito de mudanças na fachada e horários para barulhos e demais ruídos.

A seguir, veja algumas dicas para evitar obras irregulares no condomínio.

1. Contrate um responsável técnico

O responsável técnico é o profissional que encarregado de analisar a reforma do seu apartamento e emitir um documento que garante o cumprimento das normas.

Esse documento pode ser de dois tipos:

- ART: Anotação de Responsabilidade Técnica: emitido pelo engenheiro;

- RRT: Registro de Responsabilidade Técnica: quando é o arquiteto o responsável pela obra.

- Ambos devem ser entregues ao síndico, com o pedido de autorização para realizar a reforma ou manutenção.

2. Cuidado com barulhos e ruídos

Toda obra emite ruídos que podem incomodar os vizinhos. Por isso, é importante que o condômino respeite a lei do silêncio.

As obras e manutenções devem ocorrer durante o horário permitido pela convenção condominial. Normalmente, durante o horário comercial.

 3. Respeite a estrutura do prédio

Muito cuidado ao realizar alterações na estrutura do seu apartamento.

Se for realmente necessário alterar a estrutura do espaço, contrate um profissional responsável, como um engenheiro civil ou arquiteto, para identificar quais são os lugares da sua unidade que podem ser modificados.

Assim, você evita problemas como: danos à estrutura predial, prejuízos à rede elétrica e vazamentos da tubulação.

4. Faça o descarte correto dos entulhos

Algumas obras, mesmo as que acontecem em unidades, acabam gerando entulhos que precisam ser descartados do jeito certo. Contrate empresas com registro na prefeitura que realizam a coleta e o descarte correto desses materiais (geralmente usando caçambas) e evite problemas com os demais moradores do condomínio.

Ao realizar todos esses procedimentos, você evita que a obra seja paralisada pelo síndico ou denunciada aos órgãos públicos por moradores e proprietários.

Agora que você já sabe como evitar que a obra na sua unidade seja embargada, é hora saber o que fazer quando a obra irregular está acontecendo no seu vizinho.

Como proceder com construção irregular na unidade dos vizinhos?

Se a obra que está acontecendo na unidade ao lado está fora das normas condominiais e da ABNT NBR 16.280, ações cabíveis devem ser tomadas, tanto por você, que é morador, quanto pelo síndico.

Porém, é preciso fazer algumas avaliações para evitar problemas desnecessários com os seus vizinhos. Primeiro, verifique com o síndico se a obra ou reforma em questão foi autorizada e se está seguindo as normas do condomínio.

Normalmente, o principal problema é com relação ao barulho. Nesses casos, é importante que a conversa seja o primeiro passo para evitar problemas desnecessários com o seu vizinho.

O ideal é procurar o proprietário e conversar a respeito dos ruídos, para resolver de forma amigável.

Porém, quando a situação ultrapassa os limites do aceitável e não está conforme a lei, é importante denunciar ao síndico.

Ele deverá fazer a denúncia na prefeitura da sua cidade. Após esse pedido, um fiscal será enviado ao local para averiguar a situação e realizar o embargo, caso seja comprovada a irregularidade.

Outra forma de denunciar é recorrendo à justiça. Nesse caso, é importante que a ação ocorra enquanto a obra estiver sendo executada.

Para isso, é indicado que o síndico contrate um advogado especializado para fazer a denúncia.

O que fazer quando a obra é no terreno vizinho ao condomínio?

E quando a construção irregular está acontecendo ao lado do condomínio, o que deve ser feito?

Antes de denunciar, é importante que o síndico verifique se a obra possui placa de identificação indicando:

- Nome do responsável pela construção;

- Registro do profissional responsável pela obra;

-  ART ou RRT;

- Alvará atualizado emitido pela prefeitura.

Após verificar a presença ou não da placa, entre em contato com o proprietário da obra e peça mais informações por meio de um documento escrito. Isso traz respaldo ao síndico quando for necessário realizar uma denúncia.

Caso o responsável pela construção se recuse a dar mais informações sobre a situação, é hora de acionar os órgãos fiscalizadores por meio da denúncia.

Você pode acionar tanto a prefeitura, como as entidades especializadas: CREA (Conselho de Engenharia e Agronomia) ou CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Fonte SíndicoNet