Aprenda como criar
um conteúdo jurídico relevante para a prospecção de novos clientes em tempos de
Covid-19.
A produção de conteúdo jurídico é essencial
os advogados para quem busca crescer profissionalmente e se tornarem uma
referência na advocacia.
A primeira coisa que o advogado deve ter em
mente é a base do marketing jurídico é de que todo o conteúdo a ser gerado
pelos advogados seja relevante para o seu público alvo e acerca do dever de
respeitar os limites do Código de Ética e Disciplina da OAB, que dispõe que a
publicidade na advocacia deve ter o caráter meramente informativo e não
mercantil.
MANTENHA UMA PAUTA PARA A
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
A produção de conteúdo jurídico, seja para o
seu blog ou para redes sociais, deve ser precedida de um planejamento estratégico.
É necessário que você tenha uma pauta
organizada com a sua escala de conteúdo de forma a ter um engajamento efetivo.
05 DICAS PARA A PRODUÇÃO DE
CONTEÚDOS
As principais estratégias para a produção de
conteúdo jurídico neste momento de pandemia são:
Identifiquem quem é o seu público alvo, ou
seja, para quais pessoas irá direcionar o seu conteúdo, com quem você
efetivamente falar. Um ponto importante é definir qual é o tipo de pessoa que
te contrata, ou seja, para qual pessoa que eu tenho que influenciar na
comunicação e que irá me contratar. Como exemplo, no direito médico, você
falará para os médicos ou para pacientes que querem demandar contra os
profissionais da saúdes. Da mesma forma na área trabalhista, você direcionará
seu conteúdo para empresa (empregador) ou para o empregado.
Identifique quais são os serviços que podem
ser oferecidos neste momento de pandemia dentro da sua área de atuação, ou seja,
quais são as soluções que você poderá levar para as pessoas. Como exemplo, na
área imobiliária, podem ser oferecidos serviços extrajudiciais para
renegociação de contratos.
Utilize o buscador do Google para verificar
quais as dúvidas do seu público alvo. Muitas dessas dúvidas já estão sendo
levadas para dentro do Google e, neste ponto, que os advogados devem focar o
seu marketing jurídico para gerar o exato conteúdo que o seu público precisa, tais
como pesquisar FGTS recolhimento, contrato de trabalho rescisão, entre outros.
Utilize o Google Trends para identificar as
palavras chaves e os termos mais pesquisados pelas pessoas para que você tenha
novas ideias de conteúdo de acordo com o que o seu público tem interesse, abordando
as dores e dúvidas que lhe afligem.
Os advogados devem acompanhar os novos fatos
e os desdobramentos da legislação para conter o avanço da contaminação do Covid-19.
Após analisarem e identificarem a aplicação
práticas da legislação e das medidas tomadas pelo Poder Público, os advogados
podem levar as orientações de forma clara e informativa para o seu público alvo.
Para a criação de conteúdo que impacte ao
seu público alvo, você identificar quais são os medos, aflições e dores do seu
público com relação ao cenário atual de Covid-19.
A grande “sacada” é você ser específico
dentro do seu segmento e o Google vai te ajudar a reforçar a criar a sua
autoridade dentro daquela área.
Tenha um posicionamento proativo nos meios
digitais, mantenho o seu cliente sempre informado durante o período de
isolamento social do Covid-19, trazendo informações claras e os diversos
desdobramentos que poderão surgir sobre aquele assunto, o seu nome, certamente,
será lembrado quando esta pessoa precisar buscar um advogado.
Por Blog Eliza Novaes
Fonte JusBrasil Notícias