Alguns itens podem tirar a concentração ou até mesmo
causar constrangimentos, dizem especialistas
Alguns
objetos que você deixa na mesa de trabalho podem tirar a sua concentração
durante o dia e até acabar com a sua reputação perante os colegas de empresa.
“O mais indicado para um ambiente corporativo é manter uma mesa clean, sem
muitos enfeites ou bibelôs. É preciso que as pessoas entendam que esse ambiente
não pode, e nem deve, ser confundido com o espaço da sua vida pessoal, já que a
sua mesa é um lugar público”, diz Eliete Teixeira, personal organizer.
Não
adianta pensar que como a mesa é sua tudo está permitido. “Uma boa analogia com
o que pode, ou não, ser feito no ambiente de trabalho são as redes sociais. Por
mais que o perfil seja seu, você não pode descuidar do que coloca ali porque
todos estão vendo o que você posta. Da mesma forma o que você deixa sobre a
mesa acaba tornando-se público”, ressalta Renato Grinberg, CEO da Currículo Autêntico.
A
importância do local de trabalho é tanta que estudos apontam que exercer sua
função em um lugar organizado já é um ótimo passo para que você seja mais
eficiente e consiga agilizar as tarefas que dependem de você. Por isso, com a
ajuda de especialistas, EXAME.com listou os artefatos que você deve deixar de
lado quando o assunto é mesa de trabalho.
1. Papéis, papéis e mais papéis
Você
é daqueles que acumula diversos papéis porque anota tudo neles? Pois então mude
de estratégia. “Isso faz com que você, além de perder tempo, precise sempre
procurar onde você anotou aquele telefone importante. Também passa a imagem de
desorganização para quem trabalha ao seu lado”, avalia Grinberg.
Pode
parecer exagero, mas quando há uma montanha de papel acumulado sobre a sua
mesa, a sensação é de que você ainda tem muito trabalho por fazer, o que também
não é bom. “Opte por um organizador de papéis, que deve ficar dentro da gaveta,
apenas sobre a sua visão”, recomenda Eliete.
2. Acessórios
A
mesma regra funciona para as canetas, o grampeador, os clipes e tudo mais que
você deixa à vista. “Se você não for usar sempre, coloque junto com os papéis
dentro da gaveta. Isso fará com que você tenha um ambiente mais aconchegante
para trabalhar, já que ganhará espaço”, conta Eliete.
O
que você pode deixar a mostra? “O calendário e a caneta que você vai usar
apenas. Você não precisa de nada mais”, pontua Grinberg.
3. Descarte as fotografias
Muita
gente diz que ter fotos da família sobre a mesa ajuda no trabalho. Os
especialistas discordam. “No ambiente de trabalho os porta-retratos acabam
funcionando como uma bela distração, já que muitas vezes você irá se pegar
admirando a fotografia”, diz Grinberg. Se você gosta de deixar alguns retratos
por perto para relaxar em certos momentos, opte apenas por uma foto
significativa. “Nada de ter a mesa forrada de fotografias”, alerta Eliete.
4. Esqueça o celular
O
smartphone está todo o tempo em cima da mesa? Então guarde-o na bolsa, pois
isso, certamente, vai tirar a sua atenção vez por outra. “Impreterivelmente ele
vai tocar ou então você receberá uma mensagem. Isso, com toda certeza, vai
distraí-lo, o que não é nada bom”, avalia Eliete. Hoje, com o uso cada vez mais
frequente da tecnologia, você precisa ter força de vontade para saber quando
você pode, ou não, fazer uso dela, diz a especialista.
5. Preferências pessoais
Nem
o seu time do coração nem a religião que você segue precisam ficar expostos
sobre a mesa. “Não deixe santinhos ou escudos de time sobre a mesa, pois isso
gera piadinhas desnecessárias e pode até causar situações constrangedoras em
alguns casos”, afirma Grinberg.
Por
Lygia Haydée
Fonte
Exame.com