Inovação é a palavra de ordem para os bandidos
virtuais. Previna-se!
As
redes sociais são um dos meios preferidos dos criminosos virtuais. Basicamente,
há duas razões que explicam o interesse deles em sites como Facebook, Twitter
ou Instagram: o gigantesco número de usuários e o fato de essas plataformas
aceitarem aplicativos de software aberto.
Isso
quer dizer que qualquer programador mais ou menos experiente pode escrever um
código malicioso com o qual consegue enganar usuários.
Os
golpes normalmente consistem em oferecer produtos ou serviços que os usuários
nunca vão receber.
Ao
concorrer a supostos prêmios, eles acabam por abrir as portas a vírus ou
malwares, compartilhando, assim, informações pessoais.
Os
hackers então vendem os dados ou obrigam os usuários a assinarem serviços de
mensagens denominados "premium".
Assim,
eles recebem mensagens com música, jogos, concursos, notícias, campanhas e
outros tipos de conteúdo a um custo superior ao de um SMS.
Há
fraudes de todos os tipos. A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, listou as
quatro principais abaixo.
1. Cupons de desconto
Desconfie
se um dia lhe oferecerem cupons de desconto de US$ 500 (R$ 2,000) em troca de
resposta a questionários. É o que aconselha a empresa de segurança de internet
Kapersky Lab.
Quem
está por trás desses golpes normalmente usa como isca o nome de empresas
conhecidas, incluindo a criação de páginas inteiramente fictícias para conferir
maior veracidade às campanhas.
A
estratégia costuma ser sempre a mesma: os hackers pedem que o usuário responda
a um questionário, depois que o compartilhe, e, por último, solicitam seus
dados pessoais para lhes enviar um suposto cupom de desconto.
O
benefício, entretanto, nunca chega, e o usuário acaba tendo de pagar uma fatura
mais elevada de cartão de crédito no final do mês.
2. Solicitações de 'phishing'
Image
caption Especialistas de segurança na internet recomendam a usuários desconfiar
de mensagens sobre prêmios
"Alguém
acaba de publicar uma foto sua", diz uma mensagem que aparece nas
notificações do perfil do usuário nas redes sociais.
Para
ver a imagem em questão, o usuário clica no link, que, em seguida, o leva à
página inicial do Twitter ou do Facebook.
Ali
ele coloca seu nome de usuário e senha.
E
ao fazer isso, um hacker obtém seus dados pessoais, porque a página de acesso
às redes sociais era falsa.
3. Mensagens de voz no WhatsApp
Outro
golpe comum envolve mensagens de voz no WhatsApp. Usuários recebem emails
dizendo que um de seus contatos deixou uma mensagem de voz no aplicativo e um
convite para acessá-la.
Na
verdade, trata-se de uma fraude, advertem os especialistas da Kapersky Lab.
Ao
cair no golpe, o usuário abre as portas para um malware que se instalará em seu
equipamento.
O
próprio WhatsApp adverte que se trata de um golpe.
Em
sua página na internet, a empresa esclarece que não envia mensagens de texto
nem emails, a não ser que o usuário tenha entrado em contato com o suporte
técnico anteriormente.
4. Notificações de envio de remessa
Trata-se
de um sistema similar ao da fraude dos cupons de desconto.
O
usuário recebe uma mensagem em nome de uma empresa de envio de remessas
notificando-lhe sobre uma encomenda.
Nesse
caso, o arquivo em anexo provavelmente contém um código malicioso.
Para
não cair nesse golpe, especialistas recomendam confirmar o remetente, pois
normalmente os dados são falsos e não correspondem aos da empresa de envio de
remessas.
Quanto
ao resto, a Kapersky Lab aconselha ter cautela e desconfiar sempre de promoções
e de concursos virtuais.
Dessa
forma, se um dia você se deparar com uma promoção de uma marca conhecida nas
redes sociais, especialistas em segurança recomendam checar se a empresa possui
perfil oficial no Facebook ou no Twitter.
Eles
também advertem conferir o URL da página a qual está atrelada a promoção. Se o
link estiver cortado ou contiver erros ortográficos, trata-se de uma fraude.
A
Norton, divisão de antivírus da empresa de segurança na internet Symantec,
recomenda não incluir informações pessoais como e-mail ou número de telefone ao
criar ou atualizar o perfil em uma rede social.
Além
disso, especialistas em segurança na internet aconselham ter cuidado com
e-mails sobre o suposto fechamento de contas do Facebook ou do Hotmail; sobre
morte de alguma celebridade, sobre pedidos de doação, e sobre qualquer outra
solicitação que requer nome de usuário e senha.
Por
Fátima Burégio
Fonte
BBC Brasil