Os conceitos de finanças que todo empreendedor precisa
conhecer
Finanças
é a área do conhecimento que trata de assuntos relacionados ao uso do dinheiro.
Aqui serão comentados os conceitos fundamentais. Alguns deles merecem atenção
pela confusão que podem despertar entre si. Vejam quais são os conceitos que
todo empreendedor precisa conhecer:
1. Renda e riqueza
Esses
conceitos são distintos e precisam ser tratados de forma diferente e
complementar pelo empresário. Renda é uma medida de fluxo, mensurada em
períodos de tempo como mês ou ano.
Riqueza
é uma medida de estoque, mensurada em uma determinada data como no final do mês
ou do ano. A renda é o ganho ocorrido em um período de tempo, calculado a
partir do faturamento, descontados os custos e as despesas.
O
imposto de renda leva esse nome porque é calculado com base nesse ganho.
Riqueza é o que se acumula em bens e direitos. Em finanças, esses conceitos são
conhecidos com outra nomenclatura: renda = lucro; riqueza = patrimônio. A variação da riqueza, em determinado período, é
uma renda.
2. Custos e despesas
Tanto
custos quanto despesas representam o consumo do patrimônio em um determinado
período, seja em forma de desembolso, saindo do caixa, ou em forma de vida útil
de bens imóveis ou direitos contratuais.
A
distinção entre custos e despesas não está no item aos quais eles se referem,
mas ao uso que se faz dos itens. Se um carro é usado para a prestação de
serviços, levando o técnico ao cliente, por exemplo, a vida útil consumida
neste uso, denominada de depreciação, deve ser considerada como custo.
Mas
se o carro for de uso pessoal do empresário, a depreciação deve ser considerada
despesa. Qual a importância desta distinção? Principalmente para a formação de
preços, no controle de ociosidade e no planejamento da operação, incluindo o
cálculo do tamanho ótimo do negócio.
3. Investimento e despesa
Investimento
é o uso do dinheiro em bens e direitos que irão permitir que a empresa possa
operar em mais de um período. Pode ser uma aplicação financeira para uso no
futuro; pode ser em imóveis, carros ou máquinas que serão usadas para gerar
receita em vários anos ou como reserva de valor para o futuro.
O
desembolso é indiscutivelmente despesa quando se refere a um direito ou
benefício que será consumido no mesmo período do desembolso, ou seja, quando
não há nada no futuro para receber referente a esse gasto. Um aluguel pago
referente ao mês corrente é despesa, pois o direito de continuar no imóvel já
foi usado.
Também
é despesa quando há dúvidas sobre o benefício futuro ou quando esse é de difícil
apuração. Você faz um curso e espera que a gestão da empresa melhore e ganhe
mais dinheiro. Apesar de chamarmos isso de investimento, em finanças isso é
despesa. Se você ganhar mais, isso será registrado como lucro, mas apenas no
momento em que isso ocorrer.
4. Lucro e caixa
Lucro
é renda, uma sobra do seu negócio que pode ser distribuída aos sócios. Caixa
faz parte do patrimônio. Sobra de caixa não é lucro! A distribuição dos lucros
obviamente sairá do caixa, mas este muda cotidianamente, pelas diferenças nos
prazos dos pagamentos e dos recebimentos.
O
caixa, portanto, é um limitador da distribuição do lucro. A distribuição do
lucro não pode comprometer os pagamentos futuros necessários à operação da
empresa.
Por
Ana Paula Paulino da Costa
Editado
por Camila Lam
Fonte
Exame.com