Quer explorar ao máximo
suas conexões profissionais? Confira regras para intensificar seu
relacionamento com o mercado, segundo especialistas
Contatos: a chave
para um bom networking está nas conexões emocionais
É comum ouvir no mundo corporativo a
seguinte máxima: “não importa o que você sabe, mas quem você conhece”. No
entanto, expandir conexões profissionais não é tão simples (nem tão rápido) quanto
se pode imaginar.
Para a consultora empresarial Surama Jurdi,
colecionar cartões é fácil. “O difícil é transformar contatos em relações”,
alerta.
Diante disso, EXAME.com ouviu especialistas
para definir alguns cuidados básicos para um networking com resultados reais e
sustentáveis. Confira:
1 Invista em
autoconhecimento
Quem é você? Quais são suas forças e
fraquezas? O que você pode oferecer ao mercado?
É fundamental saber responder a essas questões
para saber quais são os ambientes e quem são as pessoas de que vale a pena se
aproximar.
2 Domine seu
ambiente
Procure reconhecer as oportunidades e ameaças
do seu entorno. De acordo com Carlos Felicissimo, diretor executivo do Group 4,
você deve fazer tanto networking interno - isto é, para sua “sobrevivência” no
seu emprego - quanto externo - no mercado de forma geral, visando a
oportunidades de longo prazo. Invista no seu ambiente conhecido sem ignorar o mundo
lá fora, e vice-e-versa.
3 Defina
seus “alvos”
Tenha claros os seus objetivos com o
networking. Quem você quer conhecer? Em que empresas ou setores você deseja ser
conhecido? Que tipo de pessoas quer atrair para o seu círculo? Sem responder a
essas perguntas, você perderá tempo e energia com conexões improdutivas.
4 Seja preciso em suas escolhas
Invista tempo e energia apenas em interações
de qualidade. Para conseguir se relacionar com as pessoas certas, frequente
eventos relevantes para a sua área de atuação e participe de fóruns e discussões
na internet em que você pode se destacar como contribuidor.
5 Cuide de sua imagem
Com seus objetivos definidos, decida que
perfil você quer transmitir de si mesmo. Você quer parecer um profissional
maduro, sério e confiável? Ou prefere ser visto como alguém mais jovial,
inovador e arrojado?
Cultive uma imagem coerente com os seus
objetivos profissionais e adapte sua comunicação a esse padrão.
6 Procure cativar o outro
Saiba ouvir e fazer o outro se sentir
acolhido. Para Surama Jurdi, a chave para um bom networking está nas conexões
emocionais que você estabelece com os demais.
Manter um contato humano, pessoal e caloroso
com o outro são atitudes capazes de despertar uma impressão favorável a seu
respeito - e fazer toda a diferença lá na frente.
7 Explore tanto o ambiente online quanto o
offline
Redes sociais como LinkedIn e Facebook
ajudam a “azeitar” relacionamentos presenciais, e vice-e-versa.
É fundamental buscar um equilíbrio entre os
dois universos para tirar proveito do melhor que cada um pode oferecer. Vale
dar continuidade às suas interações por meio de diversos canais, do e-mail ao tête-a-tête.
8 Tenha paciência
Administre suas expectativas com base no seu
tempo de experiência. Relações geralmente são construções de longo prazo – e,
portanto, exigem esforço e persistência para funcionarem.
Preocupe-se menos com o número de contatos
que você pode acumular hoje, e mais com a profundidade dos relacionamentos que
serão importantes para você amanhã. A recompensa tarda, mas não falha.
Por Claudia Gasparini
Fonte
Exame.com