De acordo com psicóloga, é preciso ter cuidado com o
que se fala para não parecer desinteressado e pouco colaborativo
Quando
uma empresa contrata um funcionário, espera que ele seja pró-ativo e apresente
soluções. Mas, se ao ser convocado para uma tarefa, suas respostas são sempre
“vou ver o que posso fazer” ou “vou tentar”, essa expectativa da empresa é
frustrada.
“É
preciso ter cuidado para não transmitir a impressão de pouco interesse”, avisa
Linnda Durre, consultora, psicóloga e autora do livro “Surviving Toxic
Workplaces” (“Sobrevivendo a Locais de Trabalho Tóxicos”, em tradução livre),
que, em artigo publicado no site da Forbes, listou as piores expressões e
palavras para se dizer no trabalho. Confira:
1. Vou tentar
O
que significa: “Não quero fazer, mas não vou dizer isso agora”.
O
que fazer: “Ponha paixão no seu trabalho”, recomenda Linnda em seu artigo para
a Forbes. Assim, se o projeto não der certo, provavelmente é porque não era a
hora — e não porque você não se esforçou.
2. Tanto faz
O
que significa: “Quero me livrar desta proposta logo”.
O
que fazer: Evite esta expressão a todo custo. Na opinião de Linnda, utilizá-la
cria um muro entre você e a pessoa para quem você respondeu. Se não confia em
uma proposta, há outras maneiras de dizê-lo.
3. Talvez e Eu não sei
O
que significam: “Não quero tomar uma decisão”.
O
que fazer: Claro que ninguém tem certeza do que é preciso fazer o tempo todo.
Mas, às vezes, estas expressões funcionam como uma tentativa de sair da
berlinda. Fique atento para não cometer esse erro.
4. Te dou um retorno
O
que significa: “Quero adiar o andamento deste projeto”.
O
que fazer: Dê o retorno imediatamente ou marque data e hora para isso. E, ao
ouvir uma resposta dessa, insista na pergunta: “Quando voltamos a nos falar?”.
E relembre a pessoa que você precisa realmente de um retorno, seja por e-mail,
mensagem de texto, telefone.
5. Sim, mas...
O
que significa: “Não quero me envolver no projeto”
O
que fazer: Pergunte a si mesmo se, ao dizer “Sua ideia é ótima, mas...”, está
listando obstáculos reais ou apenas se apoiando para não participar da execução
de um projeto.
6. Eu acho...
O
que significa: “Não me importo o suficiente”.
O
que fazer: Não chute. Ao ser perguntada sobre algo, cheque os dados. Se
preciso, diga a seu chefe que você vai verificar, e depois dê um retorno a ele.
7. Vamos ver...
O
que significa: “Quero evitar confronto”.
O
que fazer: para Linnda, esta frase é conhecida de todas nós desde quando éramos
crianças. Lembra do quanto era frustrante pedir autorização para um passeio e
ouvir seu pai responder “Vamos ver”?. Não repita esta experiência no trabalho,
seja você chefe ou subordinada. Dê explicações claras e, se precisar de um
tempo para decidir, combine um retorno e o cumpra.
Fonte
O Globo Online