Pesquisa mostra que recrutadores preferem contratar
pessoas com cultura semelhante a deles
Para
além das habilidades técnicas, a cultura de um candidato também conta no
processo para ser contratado para uma oportunidade profissional. De acordo com
pesquisa da Kellogg School of Management, os recrutadores tendem a valorizar
profissionais que tenham uma cultural compatível com a da empresa (e, de certa
forma, com a deles).
"A
contratação é mais do que um processo de triagem de habilidades, é também um
processo de correspondência cultural entre os candidatos, avaliadores e as
empresas", afirmou Lauren Rivera, professora responsável pela pesquisa, no
artigo.
De
acordo com o que Lauren escreveu no artigo, “os entrevistadores privilegiavam
seus sentimentos de conforto, validação e empolgação mais do que a
identificação de candidatos com habilidades cognitivas e técnicas superiores.
E, em muitos aspectos, eles recrutavam de um jeito semelhante a forma como
escolhiam seus amigos ou parceiros românticos".
Ela
chegou à esta conclusão após entrevistar 120 gestores de recrutamento em bancos
de investimentos, escritórios de advocacia e consultorias dos Estados Unidos.
Ser
compatível com a cultura organizacional foi apontado pelos recrutadores
entrevistados por Lauren como um dos três itens decisivos para a contratação.
Mais da metade deles, segundo o estudo, considera este o fator mais importante
no recrutamento.
“O
que nós procuramos, primeiro, nos novos funcionários é compatibilidade
organizacional. Alguém que irá se encaixar”, afirmou o sócio de um escritório
de advocacia para a pesquisadora.
“A
adequação cultural, ou perceptível similaridade dos funcionários em atividades
de lazer, background cultural e auto-apresentação, foi a diretriz chave de
avaliação nas empresas”, afirmou a especialista no artigo.
A
razão para isso? Um dos consultores entrevistados por Lauren dá a resposta:
"Nós estamos sempre no trabalho. (...) É sempre muito mais divertido se as
pessoas ao seu redor forem seus amigos. Então, quando eu estou fazendo
entrevistas, eu procuro por pessoas que eu gostaria de conhecer e com quem eu
gostaria de passar tempo, mesmo fora do trabalho. Pessoas que pudessem ser
minhas amigas”.
Confira
os achados na íntegra (em inglês): http://pt.scribd.com/doc/115498408/Na-hora-da-contratacao-empatia-vale-mais-do-que-curriculo
Por
Talita Abrantes
Fonte Exame.com