sábado, 12 de outubro de 2019

JOGO DO STOP


Há muitas brincadeiras divertidas e educativas que os pais ou educadores podem fazer com as crianças nos tempos livres. Para unir a brincadeira ao aprendizado nada melhor do que brincadeiras que envolvam o raciocínio e a escrita. A sugestão é uma brincadeira antiga, mas que conseguem prender a atenção dos pequenos, distrair e ao mesmo tempo fazer com que eles raciocinem e ampliem o seu vocabulário. É a brincadeira que conhecemos como ‘STOP’, pode ser feita com dois ou mais participantes e deve ser executada da seguinte forma:

- Numa folha de papel faça várias colunas, no topo de cada coluna deverão ser escritas várias categorias como no exemplo abaixo:

 
- Nas colunas você poderá por categorias como cor, flor, país, frutas, doces, cidades, carros, futebol ou outro tema que desperte o interesse das crianças.
- A brincadeira tem início quando você escolhe a primeira letra do alfabeto e cada um dos participantes do jogo deverá escrever nestas colunas nomes que iniciam com a letra escolhida.
- E assim sucessivamente, a cada nova letra escolhida o participante que escrever todas as palavras primeiro e terminar diz: STOP
- Cada resposta diferente é contado 10 pontos à cada participante, e cada resposta igual é dado 5 pontos à cada participante.
- Cada resposta vazia, vale zero pontos.
- Ao final é somado todos os pontos de cada participante e vence quem tiver maior número de pontos.
- Para a brincadeira ficar mais animada você pode ao final oferece um presente ao vencedor, como um doce, um brinquedinho, ou outra coisa interessante. Esta é uma brincadeira antiga, que ainda hoje diverte muito crianças e adultos! Você pode inovar e criar novos temas de acordo com os seus gostos.

Boa diversão!