segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

SAIBA COMO SE LIVRAR DAS DÍVIDAS PARA COMEÇAR A ANO NOVO NO AZUL


Para começar, o trabalhador pode colocar na ponta do lápis as despesas mensais, listando dívidas a pagar e supérfluos a cortar. Para ajudá-lo, uma planilha de gastos. Assim, fica mais fácil saber onde exatamente a família vem extrapolando o orçamento.
O cenário do país é promissor: baixo índice de desemprego e ganhos salariais acima da inflação. Mas, dentro de casa, não é fácil ajustar as finanças. Para o educador financeiro Reinaldo Domingos (autor de "Livre-se das dívidas"), o primeiro passo é identificar o real motivo do descontrole financeiro:
— Coloque no papel todas as receitas e despesas mensais para verificar onde existem excessos. Procure eliminá-los, de forma que o dinheiro seja poupado para quitar dívidas e realizar desejos.
Ele também aconselha que toda a família esteja empenhada no corte de despesas. E diz que o dinheiro econo$com a redução da conta de celular de um filho, por exemplo, pode ser usado num futuro intercâmbio ou num curso superior.
— Reúna a família, inclusive as crianças e os adolescentes, para falar dos objetivos para o ano que se inicia. Em seguida, tracem metas e estratégias juntos — orienta.
Janser Rojo, da QI Financeiro Consultoria, diz que quem tem dívidas deve separá-las.
— Liste os débitos com juros maiores, como cheque especial ou cartão. Acabe com eles e fique somente com aqueles que têm parcelas fixas e sem saldo atrasado.
Segundo o site Investmania, para evitar a compra de supérfluos, a dica é deixar os cartões de crédito e talões de cheques em casa.

Por Rafaella Barros
Fonte Extra – O Globo Online