sábado, 3 de fevereiro de 2024

OS BENEFÍCIOS DE TER UM GATO


Alguma vez podia pensar, quando falamos em melhorar a nossa saúde, que ter um gato como animal de estimação seria uma opção para isso?
No entanto, profissionais de saúde e pesquisadores descobriram que possuir um gato pode realmente beneficiar a sua saúde.
Os gatos ajudam a:

1. Diminuir o risco de doença cardiovascular
Aparentemente, quem possui um gato, é menos propensos a morrer de doença cardiovascular. De fato, um estudo da Universidade de Minnesota descobriu que quem não tem gatos tem 30 e 40 por cento mais probabilidades de morrer de doença cardiovascular do que os donos de gatos.

2. Reduz o risco de ataque cardíaco
Não só o sistema cardiovascular agradece, mas as chances de morrer repentinamente devido a um ataque cardíaco se possuir um gato diminuem.

3. Melhora o sistema imunitário
Possuir um gato ajudar a melhorar o sistema imunitário.

4. Diminuem a chance de ter alergias
Se está grávida, talvez seja altura de pensar em ter um animal de estimação. Existem estudos que demonstram que recém-nascidos que vivem com animais, especialmente gatos e cães, são menos propensos a alergias.

5. Ajudam a prevenir a asma em crianças
O contato precoce e regular com os gatos podem ajudar os seus filhos a evitar uma série de problemas respiratórios.

6. Reduzem a pressão arterial
Na verdade, ter um gato pode baixar a pressão sanguínea. Acariciar um gato é calmante e reduz a pressão arterial. De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo, as pessoas que não têm animais de estimação são mais propensas a ter a pressão arterial alta.

7. Baixa os triglicérides
Alguns estudos indicam que se tiver um gato, pode diminuir os níveis de triglicérides e melhorar a sua saúde.

8. Baixa o colesterol
Curiosamente, os donos de gatos têm menor colesterol do que aqueles que não possuem gatos. Um estudo no Canadá em 2006 mostrou que possuir um gato era realmente mais eficaz na redução do colesterol do que os medicamentos destinados a fazer a mesma coisa.

9. Reduz o risco de acidente vascular cerebral
A ideia de ter um AVC é assustador. Possuir um gato pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral. Um estudo realizado na Universidade de Minnesota descobriu que os donos de gatos reduzem em 1/3 o risco de terem um derrame.

10. Reduz o stress
Ter um gato pode ajudar a reduzir o stress. Ter um gato tem muitos benefícios psicológicos, e um dela é aliviar o stress. Ser capaz de cuidar de um animal, ou ter a companhia de um gato, pode ajudá-lo a sentir-se melhor, e a reduzir o seu nível de stress.

11. Reduz a ansiedade
Possuir um gato não só pode ajudar a reduzir o stress, como também reduz ansiedade. Acariciar um gato é calmante, tratar dele também. A responsabilidade de ter alguém de quem cuidar, ajuda a esquecer as preocupações.

12. Melhora seu humor 
Em muitos casos, interagindo com um animal de estimação pode ajudar a melhorar o seu humor. Isto inclui os gatos.

13. Ajuda a curar a depressão
Possuir um gato também pode ajudar a aliviar a depressão. Embora um gato não possa realmente "curar" a depressão, pode ajudar a esquecer os problemas, e a se concentrar em outra coisa. O amor de um gato é reconfortante. Se está deprimido, a companhia de um gato pode ajudar a vencer essa batalha.

14. Ajuda crianças com autismo
Pessoas com autismo têm dificuldade em se comunicar da mesma forma que os outros fazem. Ter um gato pode realmente ajudar nestes casos. Houve casos em que os gatos têm sido fundamentais na terapia de crianças autistas. Uma das características do autismo é a dificuldade de interação social e comunicação, ter um gato ajuda a vencer algumas delas.

15. Reduz a solidão
Muitos dos que estão sozinhos, podem encontrar alívio para a solidão com um animal de estimação. A Companhia do gato pode ser a solução. Basta ter um gato para ter que vir para casa e ter que cuidar dele.

16. Menos visitas aos médicos
Os que têm gatos vão menos ao médico. Estudos mostraram também que hospitais que permitem gatos, como parte da terapia para pacientes, têm custos mais baixos do que os que os proíbem.

17. Maior longevidade
Os gatos ao proporcionarem uma série de benefícios vão permitir que tenha uma vida mais saudável e que viva mais tempo.

Se você quer ser saudável e viver um pouco mais, considere possuir um gato.
                                                                                                 
Por Discípulo Azf