terça-feira, 10 de dezembro de 2019

SAIBA QUAL É A DIFERENÇA ENTRE SERASA E SPC


A Serasa, SPC e SCPC são empresas (com objetivo de lucro) que têm os dados (informações) de todos os consumidores do Brasil. Saiba o que significa Serasa, SPC e SCPC e como você pode consultar seu nome.
A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são empresas (com objetivo de lucro) que armazenam informações pessoais de todos os consumidores no Brasil, como nome e CPF, endereço, além de outras informações como dívidas atrasadas, Score, Renda presumida, cheques protestados, cheques roubados, etc. Embora as mesma possuam algumas diferenças, a intenção destas empresas é a mesma: fornecer informações para bancos, financeiras e comércio em geral para dar mais segurança quando essas concedem crédito aos consumidores.
Quando você não pagar uma dívida, a financeira e/ou o banco envia essa informação para a Serasa Experian que você está inadimplente. Essa informação fica disponível para qualquer empresa que se torna cliente dos serviços da Serasa e/ou do SPC.
Aquele que não paga a dívida fica com o nome negativado na Serasa, SPC, ou SCPC por cinco anos a partir da data da negativação, entretanto, o STJ já decidiu que o prazo para exclusão da negativação no SPC e SERASA, inicia-se, no dia seguinte em que o débito não foi pago. Isso se a dívida não for paga anteriormente. Depois de cinco anos, contados a partir do dia seguinte que a dívida não foi paga, tanto a Serasa, quanto SPC e SCPC são obrigadas a tirar essa informação do cadastro e você pode continuar negativado apenas se contraiu outras dívidas.

Entenda a diferença entre Serasa e SPC
As duas empresas têm o mesmo objetivo: fornecer informações dos consumidores para seus clientes (bancos, financeiras, operadoras de cartão de crédito) que desejam vender produtos e serviços e/ou conceder empréstimos.
A Serasa concentra a maior parte das informações sobre os consumidores de produtos e serviços financeiros, enquanto o SPC tem mais informações de consumidores de produtos no comércio.
É imperioso destacar que, quando você é negativado em uma destas empresas, essa informação costuma ser compartilhada entre as duas empresas. Por este motivo, as principais diferenças entre a Serasa e o SPC estão relacionadas à criação e aos modelos de consulta ao CPF.

Saiba o que é a Serasa Experian
Em 1968, a Serasa foi criada através de uma parceria da Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). Atualmente, ela pertence a uma empresa irlandesa chamada Experian e, por isso, seu nome no Brasil passou a ser Serasa Experian. Esta é uma das empresas avisadas quando você não paga uma dívida. Quando isso ocorre, o consumidor obrigatoriamente deve receber uma carta que avisa sobre a negativação e, nesse caso, você terá 15 dias para resolver essa situação antes que seu nome seja negativado pela mesma.
Caso você deseja consultar seu CPF, é possível consultar pessoalmente nas agências da Serasa Experian ou pelo site da Serasa - https://www3.serasaconsumidor.com.br/#/, sem pagar nada por isso.

Saiba o que é o SPC Brasil
O SPC é patrocinado pelas associações comerciais de todos os estados do Brasil, especificamente as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Isso significa que o SPC, e a Serasa, vendem aos lojistas a relação de consumidores que estão querendo relacionamento com seus respectivos clientes.

Saiba o que é o SCPC
SCPC é (Serviço Central de Proteção ao Crédito), administrado pela Boa Vista Serviços, é outra empresa que armazena informações sobre os consumidores no Brasil. Diferentemente do SPC, a Boa Vista SCPC também permite que você consulte seu CPF gratuitamente pela internet. Caso queira fazer essa consulta,: https://www.boavistaservicos.com.br/.

Fonte Prossiga Net